Seres microscópios


| Tempo de leitura: 2 min

Olhe para suas mãos. Ainda que estejam lavadas e limpinhas, elas estão acolhendo pelo menos 150 tipos diferentes de bactérias, só vistas com uso de microscópio. “Mas eu não sinto dor nem nada”, você poderá dizer, pois em geral achamos que bactérias estão associadas a doenças. Nem sempre isso acontece. Muitas bactérias causam doenças. Mas há outras que ajudam nosso organismo em seu funcionamento, como os bastões que moram em nossa língua e auxiliam no processo inicial da digestão.

As bactérias são seres vivos e se adaptaram com facilidade a outros organismos para garantir a sua sobrevivência. Isso há pelo menos 3 bilhões de anos! São velhas habitantes do nosso planeta. E se manifestam de formas muito diversas. O leite só se transforma em coalhada (ou iogurte) porque há uma bactéria específica que faz o leite coagular. Quando não usamos desodorante as bactérias que se instalam nas nossas axilas se alimentam de subs-tâncias geradas pelo suor e exalam aquele cheiro característico de “cecê”.

Outros seres microscópicos que moram em nosso corpo são os vírus. O mais conhecido deles é o da gripe, também chamado Influenza. Vírus não têm movimento nem saem procurando comida. Só conseguem sobreviver quando grudam em células humanas ( ou de animais). Vírus têm uma capacidade incrível: conseguem fazer cópias de si mesmos quando estão colados em células de outros seres vivos. Aí se reproduzem de maneira assustadora. A gente percebe isso quando há epidemia de gripe.

Um terceiro tipo de ser microscópico que pode conviver conosco é o fungo. Eles só se reproduzem em lugares escuros, onde não chega a luz, e que sejam úmidos. Há fungos que atacam os dedos dos pés, das mãos, a pele do rosto... Como acontece com bactéria e vírus, alguns fungos podem ser úteis, como os que entram no corpo de alguns queijos e o que é ingrediente da penicilina, antibiótico poderoso.

Há poucos dias cientistas divulgaram o resultado de uma pesquisa que vinha sendo desenvolvida há muitos anos e agora chegou ao fim. Segundos eles, no corpo humano existem mais de 300 trilhões de vírus, bactérias e fungos, além de outros ainda não nomeados, todos seres microscópicos que são em muito maior número que nossas células. Ou seja, há 10 desses seres para cada célula humana. Isso é fantástico!

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários