Personagens são feitos com massinha e têm 10cm


| Tempo de leitura: 2 min

Quem já assistiu ou ouviu falar de A Fuga das Galinhas vai notar uma semelhança com Piratas Pirados. Os personagens são todos feitos de massinha de modelar. E aí você deve se perguntar: mas como é que eles se mexem? A técnica utilizada nesse tipo de filme é chamada de stop motion, ou animação quadro a quadro. Aqueles personagens que parecem enormes na tela do cinema têm apenas 10 centímetros! Os movimentos dos personagens são feitos manualmente e alterados a cada nova cena. Os técnicos filmam, esperam o artesão modificar as carinhas dos bonecos, filmam de novo e assim vão. É uma técnica custosa e demo-rada. Mas linda de se ver.

É essencial ter excelente máquina nesse tipo de produção. Os perso-nagens em cena são movimentados e fotografados quadro a quadro. Para se ter uma ideia da dificuldade do stop motion, basta pensar que um segundo de filme é feito por mais ou menos 24 frames (24 quadros). Ou seja, são necessárias 24 fotos para cada segundo de animação. Esses quadros então são montados em forma de película cinematográfica, que dá a impressão de movimento que enxergamos na tela do cinema.

Os recursos gráficos de computador são posteriormente utilizados para a inserção de efeitos sonoros, como falas e músicas. São meses e meses de produção até que as animações em stop motion sejam finalizadas e possam chegar aos cinemas.

VOCÊ SABIA?
O primeiro cineasta a utilizar as técnicas de stop motion foi George Meliès, ilusionista francês precursor do cinema. Uma de suas obras-primas, Viagem à Lua, de 1902, foi feita dessa maneira. Ele filmava uma imagem, parava a câmera; depois alterava a imagem e filmava novamente. Meliès ficou conhecido entre a garotada no recente filme A invenção de Hugo Cabret. Viagem à Lua, aliás, foi o filme de Meliès que Hugo conseguiu recuperar. Ele aparece na íntegra em A Invenção de Hugo Cabret.

Atualmente, um dos cineastas amantes do stop motion é o americano Tim Burton. Sua primeira animação que utiliza a técnica, e também um de seus maiores sucessos, é o filme O estranho mundo de Jack, de 1993. Outra animação muito legal do cineasta é A Noiva Cadáver, de 2005. Vale a pena assistir.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários