“Uma luz irradia, brilha o Astro Rei, anunciando/ O verão chegou, alegria e calor”. Os versos apresentados anteriormente são parte do samba-enredo da escola Aliados da Santa Cruz, que venceu o concurso realizado na noite de ontem, na Passarela do Samba “José Renato Rosa”. O júri, que levou em conta letra e melodia, foi composto por Nazir Bittar, maestro da Orquestra Sinfônica de Franca, e Regis Sampaio. O evento abriu oficialmente o Carnaval da cidade e levou muita gente para a Avenida Flávio Rocha. Em segundo lugar, ficou a escola Filhos de Gandhi e, em terceiro, houve empate entre Embaixadores da Estação e Grêmio Recretativo Cidade Nova. A festa contou ainda com uma apresentação do grupo Nó na Gota, uma banda genuinamente francana que defende a cultura e a história do samba de raiz. Os músicos animarão a folia no local até terça-feira, sempre após os desfiles das escolas de samba e dos blocos.
Quem estiver na cidade hoje e quiser aproveitar a festa de momo nas proximidades do Parque “Fernando Costa” vai assistir, a partir das 20h30, ao desfile da Embaixadores da Estação, Imperatriz da Zona Sul, Aliados da Santa Cruz e Filhos de Gandhi (nessa ordem). A primeira escola a desfilar no sábado vai cantar As Maravilhas do Brasil... são culturas desse povo gentil e, segundo o presidente Delcides Moreira, que compôs o samba, a agremiação vai levar para a avenida 350 integrantes em 10 alas e três carros. “Nossa música tem elementos de fácil representação e que poderão ser identificados durante todo o desfile por quem for nos ver”, afirmou.
A Imperatriz, que tem cerca de 300 integrantes, dois carros alegóricos e sete alas, vai trazer para a Passarela do Samba o universo das celebridades com o samba enredo No mundo da Fama, Imperatriz dá o show. A expectativa de Ivair Paulo da Silva, presidente da escola, é de que a parceria com agremiações da capital e de outras cidades do interior renda frutos e prêmios “Estamos 90% preparados, os outros 10% só quando entrarmos na avenida”, disse.
A terceira escola, a Aliados da Santa Cruz, aposta nas cores e no brilho das Quatro estações do ano para encantar público e jurados. A presidência da agremiação acredita que a letra e a melodia do samba, de fácil assimilação, são pontos fortes para a conquista da vitória. A escola tem 350 integrantes, quatro carros e 10 alas.
Fechando os desfiles do sábado, os Filhos de Gandhi contam o centenário da esmeraldina: Francana: 100 anos de paixão, 100 anos de emoção!. A escola, que enfrentou dificuldade para terminar as alegorias a tempo, está confiante na vitória. “A produção dos carros ficou prejudicada, porque não tínhamos local certo para isso, mas os problemas aumentaram nossa garra em vencer. Não espero nada menos que a vitória”, afirmou Ricardo Pereira, presidente da Filhos de Gandhi.
No segundo dia de desfiles, a noite de domingo, descem a avenida o Grêmio Recreativo Cidade Nova, Ases do Ritmo e Águias Douradas, a escola campeã do ano passado. A apuração está marcada para às 14 horas de segunda-feira, mesmo dia em que os blocos desfilam na Passarela do Samba. Encerrando a folia de Carnaval 2012, na terça-feira, haverá desfile das três escolas melhores colocadas e a campeã do voto popular do Troféu GCN.
ALIADOS DA SANTA CRUZ
Tema: As quatro estações do ano
Integrantes: 350
Carros: 4
Alas: 10
As quatro estações do ano
Minha Escola desfila fonte de
inspiração
Não posso conter emoção
É carnaval o samba faz pulsar
os corações
Sou Aliados, cantando as quatro
estações
Natureza fica envaidecida
Por ter criado nossa Terra colorida
Vamos sentir as vibrações
Nesse desfile sobre as quatro
estações
Então folhas secas caem pelo chão
Há fartura na colheita
Linda é a natureza em
transformação
O outono traz renovação
Me abraça amor é frio sem você
A neve cai... e o inverno chegou
Vem me aquecer na passarela desse grande Carnaval
No céu os pássaros a voar
Um doce perfume no ar
Surge a estação das flores
É primavera inspirando amores enfim
Uma luz irradia, brilha o Astro Rei, anunciando
O verão chegou, alegria e calor
Vem Carnaval festejar, aplausos
aos sambistas geniais
E suas obras imortais
Letra: Luiz Carlos (participação: Pablo da Mangueira)
Intérpretes: Chrystian, Clemerson e Baliu
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.