O bicho-preguiça é um mamífero muito interessante que só pode ser encontrado em florestas tropicais. Ele gosta de lugares quentes e úmidos. No Brasil, podem ser encontrados na Mata Atlântica e na Floresta Amazônica. Sua característica mais notável é a preguiça. Ele dorme durante a maior parte do tempo, são aproximadamente 14 horas por dia, pendurado nos galhos das árvores. Delas só desce para fazer suas necessidades fisiológicas, xixi e cocô. E para comer, como faz? Permanece nos galhos, alimentando-se de folhas, brotos e frutos. Vive em média 40 anos. Como ele se movimenta pouquíssimo, corre poucos riscos. Quase não enfrenta predadores.
Há duas famílias de bicho-preguiça: a dos que têm três dedos em cada pé e a dos que têm só dois. Os pés são muito importantes para o tipo de vida desenvolvido pelos bichos-preguiças. É que eles contam com enormes garras, muito fortes, com as quais sobem e permanecem na copa das árvores de grande porte.
Este tipo de animal tem hábitos noturnos, ou seja, fica mais desperto durante a noite. Isto tem a ver com o tipo de visão que não é muito desenvolvida e dificulta olhar as coisas durante o dia. À noite enxergam melhor. Como em todo o reino animal, quando um sentido funciona mal, há outros que o fazem de forma especial. Se a visão do bicho-preguiça não é lá essas coisas, o ouvido, por outro lado, é apuradíssimo. Ele escuta muito bem, é capaz de ouvir ruídos a longa distância.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.