Se existe algo que está sempre em constante mutação no mundo é a moda. Em um dia, algo que era uma tendência européia se transforma em um look ultrapassado e obsoleto. É como diz a consultora de moda da Rede Globo, Glória Kalil. “A moda é cíclica. Uma roupa que fazia sucesso há alguns anos pode, a qualquer momento, voltar para o topo, por isso nunca descarte nada”.
Essas regras são válidas também para os estilos de cabelos. Das mulheres, isso é lógico, mas, você já notou que os cortes dos homens famosos já estão diferentes? Um que adora inovar e já se transformou em uma espécie de guia para os jovens é o astro pop Justin Bieber. Quando estourou nas paradas de sucesso, seu cabelo era escorrido sobre o rosto. Agora, o cantor adotou um corte com as laterais aparadas e o topete para cima, com fortes influências do famoso cabelo que Elvis Presley usava na década de 1950. Este estilo, batizado de “rockabilly”, também está na cabeça de outros famosos, como o ator da saga Crepúsculo, Taylor Lautner, o ícone adolescente Zac Efron, o ator global Bruno Gagliasso, Di Ferrero e por aí vai.
De acordo com Paulo Salmazo, cabeleireiro da Barbearia Estilo A, os francanos já começaram a aderir ao estilo do novo/velho topete. “A maioria dos cabelos que corto são do estilo moicano, mas não do estilo Neymar e sim um mais disfarçado, sem rapar dos lados”, conta. “Porém o estilo que o Justin (Bieber) está usando, aquele com o topete, já está crescendo muito. Eu diria que são os dois cortes que mais faço atualmente”.
Mas, caso você já esteja pensando em cortar o cabelo como os famosos acima citados ou pedir para o seu namorado fazê-lo, é melhor ler muito bem o restante desta reportagem, pois garantir um bom resultado final é muito mais que somente copiar um artista. Também é preciso saber qual o formato de seu rosto para que o corte escolhido disfarce imperfeições e realce as partes boas, para que você comece o ano de 2012 arrasando.
COMO ESCOLHER O CORTE
A escolha do corte deve ser feita com base no formato de seu rosto. Existem quatro tipos básicos que são os triangulares, os ovais, os redondos e os quadrados. Cada um apresenta características que merecem ser realçadas ou disfarçadas. Rostos triangulares são aqueles em que a testa é bem mais larga em relação ao queixo, que é mais fino e avantajado. Este afinamento acaba dando um aspecto mais frágil ao homem. O corte certo para este tipo de rosto é o que disfarça essa largura da testa com relação ao maxilar. Fios mais compridos caindo sobre o rosto, tampando a testa, cortes volumosos, desconectados nas laterais e que cubram ligeiramente as orelhas, também ajudam valorizar o conjunto.
Os redondos não possuem ângulo definido. O corte certo pode utilizar costeletas médias, que afinam as laterais sem ganhar volume. O cabelo na altura dos olhos pode disfarçar as bochechas.
As faces quadradas ou ovais são aquelas assimétricas, com uma fronte mais larga e um amplo maxilar. Os cortes recomendados são também os assimétricos, como, por exemplo, aquele que tira um pouco do comprimento e deixa os fios mais desfiados. “Um look mais bagunçado é ideal pois o efeito disfarça os traços retos do rosto”, acredita Paulo.
Paulo lembra que, apesar da moda e do rosto, o corte deve refletir o estilo próprio da pessoa. “O cabelo precisa estar de acordo com o perfil do cliente, com seus gostos e suas afinidades”.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.