
Nem todos os bichos do planeta são fofos como os cães e os gatos domésticos. Alguns são até muito feios, como o ornitorrinco, que tem bico de pato, cauda de raposa e patas de grande nadador. Mas é um animal que desperta o interesse das crianças, talvez pelo jeito estranho e também por aparecer em alguns desenhos . Num deles, o dos irmãos Phineas e Ferb, há um ornitorrinco de estimação chamado Perry.
Os ornitorrincos não têm dentes. Em lugar deles, possuem um osso no fundo do bico que ajuda a triturar os alimentos. Apesar dos olhos ficarem protegidos por dobras de pele, a visão é muito bem desenvolvida. O pelo que recobre o corpo é curto e grosso. A pele tem três camadas que são responsáveis por proteger o corpo da umidade e do frio. Elas facilitam a camuflagem entre as plantas e a terra. Aliás, quando está na terra, ele se move devagar, mas na água é grande nadador. Suas patas, grandes e com membranas entre os dedos, funcionam como nadadeiras, dando impulso na água. O macho se diferencia da espécie por um espinho venenoso na parte de trás corpo.
O ornitorrinco mede cerca de 40 cm, pesa até 20 quilos, vive cerca de vinte anos, tem por origem a Austrália e a Tasmânia, alimenta-se de larvas, insetos aquáticos, camarões de água doce, girinos, caramujos e pequenos peixes. Este animal passa a maior parte do seu tempo sozinho, mergulhando nas águas de rios e de lagos, em busca de comida. Ele se adaptou muito bem ao ambiente em que vive. É parente de mamíferos que proliferaram na face da Terra há mais de 200 milhões de anos.
Os casais de ornitorrinco só se formam na época do namoro. Depois a fêmea cava um buraco onde vai morar com os filhotes, até que eles consigam sobreviver sozinhos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.