Do DNA à acupuntura


| Tempo de leitura: 3 min
O biomédico tem extensa área de atuação. Saiba o que faz um
O biomédico tem extensa área de atuação. Saiba o que faz um

A escolha da profissão é uma das decisões mais difíceis na vida, principalmente para quem ainda está na adolescência e já, cedo assim, tem de conviver com inúmeras mudanças e adaptações. Na semana em que se comemora o Dia do Médico, o Se Liga mostra que a área da saúde é promissora e importante. Por isso, Vanessa Parpinelli Gonçalves Couto comemora. Quando enfrentou este dilema optou por cursar biomedicina. “Felizmente fiz a escolha certa. Nunca me arrependi”, conta ela que sempre gostou da área de saúde e há seis anos trabalha no Laboratório de Patologia Cirúrgica da Santa Casa de Franca. Para se especializar, fez ainda mestrado e doutorado em Biologia.

Mas o que faz mesmo um biomédico? Vanessa responde rapidamente. “A área de atuação é ampla. São mais de 30. Entre elas estão análises clínicas (como, por exemplo, exames de sangue e urina), análise ambiental, patologia cirúrgica (se um médico suspeita de alguma doença, é feita a retirada de uma ‘peça’ para uma análise mais profunda), teste de DNA, biologia molecular, acupuntura, entre outros.” O campo da biomedicina é grande, mas o profissional precisa ter sempre em mente que seu trabalho vai ajudar no diagnóstico de doenças e, consequentemente, salvar o paciente que fará o tratamento de acordo com o que foi constatado no exame.

Para quem se interessou pela área, vale prestar atenção às dicas da biomédica Vanessa. “O biomédico tem várias atuações e quanto mais o profissional se especializar, mais chances ele terá de enfrentar o mercado de trabalho. Até porque são raros os concursos públicos voltados para esta área.”

O profissional deve estar em constante busca por capacitação por meio de cursos, seminários e livros da área. “Algumas características são bem importantes, como não ter aversão a sangue, urina e fezes. É preciso ainda ser muito criterioso e minucioso. Afinal, estamos lidando com vidas. Por isso, atenção é fundamental. Não pode haver falhas e é preciso ter certeza do resultado.”

Paciência e ética são ainda características fundamentais. “Mesmo se o biomédico conhecer a pessoa de quem ele está fazendo o exame não pode sair falando o resultado. Já pensou se ela está com uma doença grave?”. Segundo Vanessa Parpinelli, o piso salarial em início de carreira é de R$ 1.600 por uma jornada de trabalho de 44 horas semanais.


Veja as principais características para se tornar um bom profissional

Grande capacidade de concentração
Ser meticuloso
Atenção aos detalhes
Capacidade de observação
Curiosidade
Gostar de pesquisas
Saber trabalhar em equipe
Interesse pelas ciências
Estar sempre atualizado
Raciocínio lógico desenvolvido

Qual a formação exigida para ser um biomédico?
É preciso ter formação superior em Biomedicina. Em Franca o curso é oferecido pela Unifran (Universidade de Franca) com duração de quatro anos. São 60 vagas por turno (diurno e noturno) com mensalidade inicial de R$ 727.

Quais são as principais atividades de um biomédico?
Entre as funções de um biomédico estão coleta de material a ser analisado, controle do setor técnico de laboratórios de análises clínicas, isolamento e identificação de vírus e bactérias, pesquisa de novos medicamentos e ainda determinar os efeitos do remédio incluindo os cola-terais, cumprir as normas de segurança das atividades dentro dos laboratórios, entre outros.


As áreas de atuação do biomédico

Biotecnologia - manipulação de substâncias, microorganismos, animais e plantas, visando entre outros a criação de vacinas.

Ecologia - estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente.

Genética - investigação das leis de here-ditariedade, entre outros.

Pesquisa - testar a eficácia de substâncias já existentes no mercado.

Anatomia - estudo da forma e da estrutura dos organismos vivos.

Biofísica - investigação dos processos fisiológicos dos seres vivos.

Bioquímica - estudo das substâncias e dos processos químicos nos organismos vivos.

Farmacologia - pesquisa sobre os fatores físicos e químicos que afetam os animais e vegetais.

Patologia - estudo das doenças, seus diagnósticos e tratamento.

Psicobiologia - estudo das drogas que atuam no sistema nervoso central.

Outras áreas:
Análise ambiental, microbiologia, banco de sangue, virologia, fisiologia (geral e huma-na), saúde pública, radiologia, imagenologia, análises bromatológicas, microbiologia de alimentos, acupuntura, genética, embrio-logia, reprodução humana assistida, informática de saúde, sanitarista, toxicologia e perfusão extracorpórea, entre outros.

Onde o biomédico pode trabalhar?
O mercado de trabalho é bem amplo como laboratórios particulares de análises clínicas, indústrias (como de vacinas), comércio (em empresas que comercializam insumos e equipamentos para laboratórios de pesquisa), entre outros.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários