Pode causar estranhamento já a partir do nome: alpaca, que bicho é este?
Pra começo de conversa é um mamífero bem parecido com o lhama e com o guanaco, animais dos quais já falamos por aqui. E todos os citados pertencem à família dos camelos. Possui uma pelagem longa e macia e mora em vasta região que se estende por Peru, Chile e Bolívia. Não tem uma cor específica, sendo registradas mais de 22 tons que abrangem o marrom, o bege, o amarelo, o castanho, o ocre, o mesclado etc. Mede 1 metro e meio de altura e seu peso varia de 45 a 90 quilos. As fêmeas são menores. Vivem em rebanhos. Na região do lago Titicaca, que é o mais alto do mundo e fica no Peru, vivem dois milhões de alpacas
Existe uma ideia equivocada segundo a qual a alpaca é animal manso como a ovelha. Não é bem assim. Ela é domesticada mas não dócil. Tem um temperamento um tanto obstinado, ou seja, turrão. Quando não quer fazer alguma coisa, nada a obriga: nem afagos, nem ameaças. Assim não é fácil agarrá-la para a tosquia. Ela faz um barulhão, tentando escapar das mãos dos tosquiadores.
Falamos em tosquiadores, em tosquiar. Você sabe o que significa isso? Quer dizer que a alpaca, como a ovelha, produz lã. Tosquiar significa cortar a lã do animal, que depois tornará a crescer para nova tosquia. Com a lã da alpaca se obtém um tecido macio, sedoso, muito usado na indústria de confecção.
Quando os espanhóis chegaram à América, encontraram o povo inca, no Peru, que já usava o pelo das alpacas para fazer panos com os quais se cobria para se agasalhar do frio, muito intenso na região.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.