Séc. I apóstolo “André”, quer dizer “varonil”, “robusto”
André era irmão de Simão Pedro e um dos doze apóstolos.
João Evangelista conta que certo dia João Batista estava com dois discípulos quando viu Jesus passando. Apontando então para ele João disse: “Eis o Cordeiro de Deus”. André, ouvindo estas palavras, sentiu-se atraído pelo Mestre e o seguiu até onde Jesus morava e começou a viver com ele. E ficou tão entusiasmado que ao encontrar com seu irmão Simão disse: “Encontramos o Messias!”. E Simão ficou também com Jesus (João 1,35ss). Santo André era de Betsaida, na Galiléia (João 1,44). Segundo as tradições conservadas por Eusébio, o apóstolo André pregou na Bitínia, na Cízia, na Macedônia e na Acaia, onde morreu crucificado em uma cruz em forma de X.
As Atas de seu martírio remontam ao século IV, revestindo-se na forma de uma carta em que os presbíteros de Patras comunicam à Igreja universal a morte do apóstolo André. É representado jovem, vestido de uma túnica e manto, sempre acompanhado da cruz em forma de X (cruz decussada) ou cruz de Santo André.
ORAÇÃO
De Santo André
“Pescavas outrora peixes, aos homens pescas agora: das ondas do mal, André, retira-nos sem demora. Irmão de Pedro no sangue, também o foste na morte: morrendo ambos na cruz, tivestes o céu por sorte. A iguais coroas chegastes, seguindo idênticos trilhos: a Igreja vos tem por pais, a Cruz vos tem como filhos.
Primeiro a escutar o apelo, ao Mestre,
Pedro conduzes; possamos ao céu chegar; guiados por tuas luzes!
Do teu irmão companheiro, mereces iguais louvores, mas desse segues a voz,
Pois é o pastor dos pastores.
Amigo de Cristo, dá-nos
Correr contigo à vitória,
E um dia, chegando ao céu,
Cantarmos de Deus a glória.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.