Kung fu é a técnica dos movimentos dos animais


| Tempo de leitura: 1 min
Ana Carolina mostra técnica no bastão
Ana Carolina mostra técnica no bastão

O kung fu é uma arte marcial originária na China. Ela nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e inimigos. Conta a lenda que certa vez, um monge chinês subiu uma montanha e se pôs a analisar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques.

Observando tais movimentos, o monge desenvolveu um trabalho de adaptação dos movimentos destes animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do ser humano. A luta chinesa se baseia em diferentes espécies, como louva-deus, macaco, garça, águia, serpente e tigre. A partir do kung fu, inúmeras outras artes marciais foram desenvolvidas. Estas novas formas de luta foram criadas a partir de uma vertente do kung fu. As modalidades buscaram adaptar características de movimentos, estilos, ou todo um conjunto de técnicas e formas de defesa ou ataque dando origem a uma nova luta.

Além dos golpes de mãos livres, o kung fu pode ser praticado com armas. O praticante aprende a combater com bastões de madeira, espadas, lintih quan (nunchaco para os japoneses), entre outros objetos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários