A chuva que caiu no sábado em Franca próximo ao horário de início das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) dificultou a chegada dos inscritos aos locais de prova na cidade. O número oficial de alunos ausentes ainda não foi divulgado pela Cesgranrio, uma das instituições responsáveis pela aplicação da prova, mas, segundo levantamentos preliminares, o índice de abstenção deve ser alto em 2010. Na Faculdade de Direito de Franca, por exemplo, um dos três locais onde o exame foi realizado na cidade, 209 estudantes (32%) não fizeram a prova de um total de 648 que estavam inscritos na instituição. Os dados oficiais devem ser divulgados já nesta segunda-feira pelo Ministério da Educação.
Nélio Donizete Tavares, coordenador do Enem na Faculdade de Direito de Franca, afirmou que o número de faltas foi considerável. “A chuva atrapalhou muito. Além disso, este foi apenas o primeiro dia. Com certeza teremos mais abstenções amanhã”. A Unifran (Universidade de Franca) e o Uni-Facef (Centro Universitário de Franca), os outros dois locais de prova, foram procuradas pela reportagem do GCN Comunicação e disseram que vão divulgar o número de alunos ausentes também na segunda-feira.
A prova de sábado foi composta por questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza. Ela teve a duração de quatro horas e meia. Antes da avaliação, muitos estudantes comentavam a respeito da proibição do uso de relógio e lápis durante o exame. “Fico muito ansiosa sem meu relógio. Tenho medo de perder o controle do tempo. Mas acredito que o lápis não deve me fazer falta”, disse Semar de Mendonça Uchôa, de 48 anos, que deseja cursar enfermagem no ano que vem.
Já a dona de casa Sandra de Fátima Rosa, que presta o Enem pela primeira vez, acredita que a falta do relógio deve beneficiar a todos. “As pessoas ficam muito tensas e olham para o relógio durante toda a prova. Sem ele, basta que perguntem ao fiscal uma ou duas vezes”, disse.
Neste domingo, as provas terão duração de cinco horas e meia e os temas abordados serão os de linguagem, códigos e suas tecnologias e matemática, além da redação. A principal novidade do Enem 2010 foi a inserção de questões de língua estrangeira, divididas entre espanhol ou inglês.
O gabarito oficial do Enem será divulgado na próxima terça-feira. Em Franca, 10,1 mil estudantes estavam inscritos no exame.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.