Cervo


| Tempo de leitura: 1 min

O cervo é aquele bicho que tem na cabeça galhos em lugar de chifres. Prefere as regiões bem frias, por isso o vemos nos cartões de Natal que têm a Europa como cenário. Seu corpo é ágil. Os grandes chifres ósseos ramificados estão presentes apenas nos machos. Ou seja, as fêmeas não têm esses galhos na cabeça.


Entre as espécies mais bonitas está o cervo nobre, que tem movimentos ligeiros e imprevistos. Ele dribla caçadores e outros predadores, pois quando menos se espera, mexe de um lado a outro ou se vira para trás e corre desabalado. Os cervos aparecem nas florestas da Europa e da Ásia.
 

O macho alcança 1,20  metros e até mais, pode chegar a 1,50. O curioso é que parte dos chifres caem em fevereiro, e despontam novamente no fim da primavera. A cada ano é acrescentado mais um galho, até o número de dez. Até parece árvore. Mas é bicho!
 

Os cervos vivem em turmas distintas, dependendo do sexo: grupo de machos, grupo de fêmeas. Mas na época do cruzamento, os machos lutam disputando a fêmea. Nesta briga, eles usam os chifres como arma. Quando estão lutando, ouve-se o barulho dos chifres batendo um no outro. O vencedor reúne ao seu redor algumas fêmeas, formando uma família até que nasçam os filhotes. A partir de então, eles voltam a se separar, machos de um lado, fêmeas de outro.
 

O tempo de gestação é de 40 semanas. Quando nascem os cervos têm a pele pintada. Guiados pelo instinto, eles se abrigam nas matas, onde se confundem com a folhagem. Assim ficam disfarçados e escapam aos predadores, até que já estejam bastante fortes para se defenderem.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários