Morre aos 60 anos a professora de educação artística Terezinha Borges


| Tempo de leitura: 12 min
A professora Terezinha Borges foi sepultada ontem, no Cemitério da Saudade
A professora Terezinha Borges foi sepultada ontem, no Cemitério da Saudade

 

Morreu no final do domingo, 22, a conhecida e respeitada professora Terezinha Meire Borges, aos 60 anos. Há semanas vinha convivendo com crises de hipertensão. Passou a sofrer desconfortos físicos e vários exames não conseguiram diagnosticar uma causa que pudesse ser tratada de forma a melhorar sua qualidade de vida. Na sexta-feira, 20, foi acometida por um aneurisma na aorta e imediatamente levada a complicada e demorada cirurgia no Hospital do Coração. Não conseguiu se recuperar.
 
Era filha do casal Júlio Borges de Freitas e Ilda. Foram seus irmãos, Eurípedes, casado com Nádia; Maria Ângela, a Susy, casada com José Chiachiri (ela, responsável pela Oficina de Professores do programa Jornal Escola do GCN Comunicação e ele, articulista do caderno Nossas Letras do Comércio da Franca); e Júlio Cezar, casado com Maria Elisabete. Esteve casada com Vanderlei Simões e, do enlace, nasceram Douglas, Lara, casada com Acácio Taveira, e Luciana, casada com Marcos Batista. Dos casamentos dos filhos, tornou-se avó de Caroline, Júlio César, Lívia Elma, Maiana, Thalia e Amanda.
 
“Era uma guerreira”, segundo Susy disse ao Comércio. Após o fim do casamento, formou-se professora pela Unifran e assumiu aulas de educação artística no município. Tornou-se referencial. Preparou várias gerações de alunos na escola “Antônio Sichierolli”. Atuou também no CESUM - Centro de Ensino Supletivo Municipal. Criou os filhos incentivando-os ao estudo. Para ela, ainda segundo a irmã, “a educação era a coisa mais importante da vida”. Deu aulas até a segunda-feira, 16. Tinha encaminhado sua papelada de aposentadoria há meses. O benefício foi oficializado exatamente no dia da cirurgia a que precisou se submeter. “Minha irmã não soube o que seria descansar do trabalho de sua vida”, disse Susy.
 
O talento de excelente professora de educação artística - seus alunos confirmaram durante o velório - Terezinha baseava também em seu espírito de artista. Adorava pintar e esculpir. Não vendia o que produzia. Presenteava suas amizades e decorava seu lar, “como boa dona de casa que era”, recordou-se a irmã. “Podia-se sabê-la, nas - poucas - horas vagas, dedicando-se ainda a tricô e crochê. Não parava nunca”.
 
De algum tempo para cá, aguardando a aposentadoria, passou a frequentar a indústria de bolsas do filho Douglas, arriscando-se como designer de modelagens e enfeites. Ia muito bem, segundo a família. 
 
Seu velório aconteceu no São Vicente de Paulo. O sepultamento se deu às 17 horas de ontem, no Cemitério da Saudade.

 

CATÓLICA

S. Bartolomeu, Apóstolo

“Bartolomeu” quer dizer “filho de Tolmai” e “Natanael”, “dom de Deus” - é invocado contra as doenças de pele
Natural de Caná, Bartolomeu, ou Natanael (cf.Jo 1,46;21,2), foi um dos doze apóstolos e deixou para a posteridade sua confissão de fé em Jesus: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel” (cf. Jo 1,41-51). É lembrado também nos evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas (Mt 10,3; Mc 3,18; Lc 6,14) sempre junto a Filipe. Pouco se sabe sobre sua atividade apostólica após a ascensão de Jesus. Segundo antiga tradição armênia, S. Bartolomeu pregou o evangelho na Índia e lá foi esfolado vivo e decapitado. 
 
S. Emília de Vialar
“Emília” quer dizer “aquela que é zelosa, diligente, solícita”
 
Natural de Gailac, França, Emília de Vialar foi a fundadora das Irmãs de S. José da Aparição. Estudou em Paris, na Abadia de Bois. Com a morte da mãe, retornou para casa, onde por 20 anos cuidou do pai decrépito. Ao mesmo tempo, amparava crianças carentes e doentes. Em 1832, com a herança recebida, comprou uma casa em Gaillac, onde reuniu algumas companheiras. Em 1835, partiu para a Argélia, com a incumbência de gerenciar um hospital. Fundou numerosas casas, difundindo a congregação pelo norte da África e Oriente. Dizia sempre:
“Confiar serenamente em Deus é melhor do que tentar defender interesses materiais; isto ou aprendi através de amargas experiências”
 
Oração
Da verdadeira caridade
 
Deus, nosso Pai, busquemos a verdadeira caridade, em que não há raça, cor, posição social, diferença de credos, pois brota de Deus, que ultrapassa as diferenças, não faz distinção de pessoas e concede a respiração a justos e injustos. Busquemos o verdadeiro amor, que não se detém em maquiagens sociais e religiosas, mas vê antes o coração das pessoas. Livrai-nos do fingimento, que prega o amor ao próximo, mas acumula para si e se nega à partilha até mesmo de sobras de humanos supérfluos. Dai-nos o amor e a alegria de servir ao outro como se servíssemos aos vossos santos e anjos celestes. Dai-nos a solicitude em realizar o bem, a capacidade de entrega de nossa vida em favor da própria Vida, pois somente assim ela é garantida. Partilhemos de toda angústia. Lutemos pela justiça e defesa da dignidade da pessoa humana, pois somos ramos e espigas de uma mesma seara. Que o novo surja dentro de nós e desenhe em nossas vidas o rosto daquele que veio para renovar as coisas envelhecidas e dar parição a novas criaturas, plenas de luz e de verdade. Deus vivo e verdadeiro, abalai em nós as estruturas do egoísmo e do desamor. Fazei cair as máscaras do orgulho e mesquinhas prepotências.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves. - São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
ESPÍRITA
NÃO SE ENVERGONHAR

‘Porque qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem’ - Jesus. (LUCAS, 9:26.)
 
Muitos aprendizes existem satisfeitos consigo mesmos tão-somente em razão de algumas afirmativas quixotescas. Congregam-se em grandes discussões, irascíveis, tentando convencer gregos e troianos, relativamente à fé religiosa e, quando interpelados sobre a fúria em que se comprazem, na imposição dos pontos de vista que lhes são próprios, costumam redarguir que é imprescindível não nos envergonharmos do Mestre, nem de seus ensinamentos perante a multidão.
Todavia, por vezes, a preocupação de preservar o Cristianismo não passa de posição meramente verbal.
Tais defensores do Cristo andam esquecidos de que, antes de tudo, é indispensável não esquecer-lhe os princípios sublimes, diante das tarefas de cada dia. 
A vida de um homem é a sua própria confissão pública.
A conduta de cada crente é a sua verdadeira profissão de fé.
Muito infantis o trovão da voz e a mímica verbalista, filhos da vaidade individual, junto de ouvintes incompreensivos e complacentes, com pleno esquecimento dos necessários testemunhos com o Mestre, na oficina de trabalho comum e no lar purificador.
Torna-se indispensável não se envergonhar o aprendiz de Jesus, não em perlengas calorosas, das quais cada contendor regressa mais exasperado, mas sim perante as situações, aparentemente insignificantes ou eminentemente expressivas, em que se pede ao crente o exemplo de amor, renúncia e sacrifício pessoal que o Senhor demonstrou em sua trajetória sublime.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier
 
ALIMENTO DIÁRIO
“O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhe a luz”(Mt 4:16).
O SENHOR VEIO ILUMINAR-NOS
Quando esteve na terra, o Senhor fez muitas coisas a fim de salvar o homem em todos os aspectos. Seu desejo é salvar os pecadores, quer sejam pessoas de baixo ou alto nível moral. Quando vem salvar, Ele sempre traz luz aos homens. Quando veio à Terra, Ele era luz do mundo e já podemos ver isso no início do seu ministério. Mateus 4:14-16 diz: “Para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías:[ ...] O povo que jazia em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região e sombra da morte resplandeceu-lhe a luz”. Nós não fomos à luz mas a luz veio até nós.
Satanás tem o poder das trevas (cf. At 26:18). Quando o homem comeu fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, a natureza pecaminosa de Satanás entrou nele. A partir desse instante o homem tornou-se cego.
Aparentemente, por um lado, seus olhos se abriram e ele pôde ver as coisas de Deus; por outro lado, a natureza satânica entrou nele. Satanás é o príncipe das trevas. Nós nascemos nas trevas, nascemos cegos, mas o Senhor nos veio iluminar. Não fomos nós que o buscamos; Ele nos veio resgatar (Cf . Lc 19:10).
Nós, gentios, éramos o povo que jazia em trevas, mas vimos grande luz. A nós, que vivíamos na região de sombra da morte, resplandeceu-nos a luz. Essa é a luz da vida. No início ele veio como luz para nos iluminar. Infelizmente, porém, algumas pessoas que estavam nas trevas não o quiseram receber (cf. Jo 1:9-11).
Em João 3 vemos a história de Nicodemos, alguém de elevada posição na sociedade, um dos principais entre os fariseus, cuja voz prevalecia no meio deles. Quando quiseram condenar o Senhor Jesus, ele falou: “Acaso, a nossa lei julga um homem, sem primeiro ouvi-lo e saber o que ele fez? (Jo 7:51). Nicodemos, como bom fariseu, guardava a lei, era um dos líderes do povo, um dos principais dos judeus e também mestre em Israel. Contudo, mesmo em idade avançada e com muita experiência humana, ainda estava em trevas com relação às coisas do reino de Deus. Ele não conseguia ver a própria situação. Sentia que precisava de algo e foi buscar do Senhor algum ensinamento, por estar maravilhado com os sinais que Jesus fazia. O Senhor, porém, lhe disse: “Importa-vos nascer de novo” (3:7). Não há outro modo de entrar no reino de Deus. Os reinos do um mundo estão sob as mãos de Satanás e todos os que habitam estão em trevas. Então o Senhor, como a luz da vida, veio para iluminá-los.
O Senhor também falou a Nicodemos acerca da serpente que Moisés levantou no deserto (v.14). Era como se o Senhor lhe dissesse: “Apesar de você ser uma pessoa de alta posição na sociedade, há uma serpente dentro de você”. Satanás é a antiga serpente, e essa serpente está no homem como uma natureza pecaminosa que o faz pecar. Por isso o Senhor Jesus falou da serpente levantada no deserto antes de falar que Deus amou ao mundo de tal maneira que deu Seu filho unigênito para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (V. 16).
O Senhor iluminou Nicodemos com a luz da vida. No versículo 19 lemos: “O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más”. Nicodemos tinha alta posição, mas necessitava ver que mesmo assim precisava da luz. Quando a luz chegou a ele, todas as trevas provenientes da sua posição política foram manifestadas. Que a luz sempre chegue a nós e nos ilumine para que vejamos nossa situação, nos arrependamos e sejam petrificados!
 
Igreja em Franca, Avenida Papa João XXIII, 921.
 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
UMA RECOMPENSA SEM PREÇO
... trabalho intensivo com outros alcoólicos... Quando outras atividades fracassam, esta funciona.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS, P. 109.
“A sua vida terá um novo sentido”, como diz o livro Azul (p. 89). Esta promessa tem-me ajudado a evitar o egoísmo e a autopiedade. Presenciar outros crescerem neste programa maravilhoso, vê-los melhorando a qualidade de suas vidas, é uma recompensa sem preço do meu esforço em prol dos outros.
O autoexame é ainda outra recompensa de uma recuperação progressiva, assim como são a serenidade, a paz e o contentamento. A energia proveniente de ver outros irem sendo bem sucedidos, e da partilha com eles das alegrias da jornada, dá um novo sentido à minha vida.
 
Reflexões Diárias. Pág. 360.
 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
CLOVIS TEODORO MARTINS
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 24/08/2010, às 19 horas na Igreja São Benedito (igreja menor). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.                  
 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
SEBASTIÃO LUPERI
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 24 de agosto, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
IZABEL GARBI GIOLO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, 24 de agosto de 2010, às 19 horas, na Paróquia São Judas Tadeu. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.                                      
 
CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
ADMAR DIAS FERNANDES 
(NEGRIM BARBEIRO)
convida para a missa em sua memória, dia 24 de agosto, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Pelo comparecimento, agradece.
 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO 
A família de
ALTAIR PASCHOAL DE SOUZA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 22/08/2010. O sepultamento se deu às 9 horas do dia 23/08/2010, no Cemitério da Saudade. O velório aconteceu no São Vicente de Paulo, sala 03.                                                              
 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO 
A família de
TEREZINHA MEIRI BORGES
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 22/08/2010. O sepultamento se deu às 17 horas do dia 23/08/2010, no Cemitério da Saudade. O velório aconteceu no São Vicente de Paulo, sala 02.                                                             
 
SIMPATIA PARA EMAGRECER 
(CHICO XAVIER)
No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite, beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Boa sorte.
 
SIMPATIA PARA EMAGRECER 
(CHICO XAVIER)
No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite, beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Boa sorte.
 
PARA CONSEGUIR ALGO IMPOSSÍVEL
Leia na Bíblia os Salmos 33, 34, 70, 3 vezes por dia, 3 dias consecutivos e publique no 4º. Faça 2 pedidos difíceis e 1 impossível. Mesmo que não acredite, verás o que acontece.
(S.M.C.S.), (S.M.C.M.)
 
PARA CONSEGUIR ALGO IMPOSSÍVEL
Leia na Bíblia os Salmos 33, 34, 70, 3 vezes por dia, 3 dias consecutivos e publique no 4º. Faça 2 pedidos difíceis e 1 impossível. Mesmo que não acredite, verás o que acontece.
 (E.D.A.)
 

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários