CATÓLICA
S. PIO X
1835-1914 papa - “Pio” significa “piedoso”
Natural de Riese (Veneza), Itália, José Sarto veio de uma mãe costureira e de um pai funcionário público. Estudou graças à ajuda de pessoas bondosas. Ordenado padre em 1858, passou a vida como pároco e reitor de um seminário. Piedoso, mas prático, sabia conciliar oração e ação, inteligência e coração. Atraíra a todos pela sua conduta simples e exemplar. Em 1884, sagrou-se bispo de Mântua; em 1893, cardeal; em 1903, papa, com o nome de Pio X. Preocupado com a indiferença religiosa da época, via no movimento modernista uma ameaça à fé e aos bons costumes. Inspirado no lema: “Restaurar todas as coisas em Cristo”, codificou a lei canônica, reorganizou a Cúria romana, incentivou o estudo da Bíblia e da Doutrina Cristã (catequese). Reformou o culto e o canto litúrgico, animando os fiéis à prática sacramental, à comunhão freqüente. Impulsionou os católicos à ação social mediante a Ação Católica. Em grandeza moral, transparecia Deus, pois de Deus vivia e em Cristo havia restaurado a sua vida.
B. Umbelina
† 1135 monja - “Umbelina” significa “sombra”
Irmã de S. Bernardo, Umbelina era uma rica e vaidosa senhora. Um dia, ricamente vestida e acompanhada de pomposo cortejo, foi visitar Bernardo no mosteiro de Cister. Seu irmão não se negou a recebê-la, mas também lhe recriminou a ostentação. Arrependida, repensou toda sua vida e decidiu ingressar no mosteiro de Jully, onde mais tarde se tornou priora.
Oração
Da voz que nos chama pelo nome
Deus, nosso Pai, sois a voz que clama no deserto dos corações. Sois o silêncio que recria nosso ser combalido. Sois o mistério que perpassa nossa mente e sentidos acabrunhados. Sois a claridade que nos inquieta e de que não podemos fugir. Sois o amor terno e misericordioso que nos alcança em nossas nulidades. Sois Deus que concedeis a fecundidade às virgens e às estéreis, dais o poder de conceberem e terem filhos. Possamos ouvir hoje vossa voz: “Eis que vou trazer a paz como um rio e a glória das nações como uma torrente transbordante. Sereis amamentados, sereis carregados sobre as ancas e acariciados sobre os joelhos. Como a uma pessoa que a sua mãe consola assim vos consolarei...” (cf Is 66,12s). Acalentai, pois nosso espírito abatido e restituí-nos a paz nos desaventos. Tornai claras nossas noites inquietas e exorcizai nossos males. Convertei-nos Senhor, pela força do vosso amor. Apesar de nossas descrenças, ficai conosco e assim possamos acreditar na vida e buscar a vida.
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves
São Paulo, Editora Ave Maria.
ESPÍRITA
OBJETIVO DA FÉ
“Alcançando o fim da vossa fé, que é a salvação das vossas almas” - Pedro. (I Pedro, 1:9.)
“Qual a finalidade do esforço religioso em minha vida?” Esta é a interrogação que todos os crentes deveriam formular a si mesmos, frequentemente.
O trabalho de autoesclarecimento abriria novos caminhos à visão espiritual.
Raramente se entrega o homem aos exercícios da fé, sem espírito de comercialismo inferior. Comumente, busca-se o templo religioso com a preocupação de ganhar alguma coisa para o dia que passa.
Raciocínios elementares, contudo, conduziriam o pensamento a mais vastas ilações.
Seria a crença tão-somente recurso para facilitar certas operações mecânicas ou rudimentares da vida humana? Os irracionais, porventura, não as realizam sem maior esforço? Nutrir-se, repousar, dilatar a espécie, são característicos dos próprios seres embrionários.
O objetivo da fé constitui realização mais profunda. É a ‘salvação’ a que se reporta a Boa Nova, por excelência. E como Deus não nos criou para a perdição, salvar, segundo o Evangelho, significa elevar, purificar e sublimar, intensificando-se a iluminação do espírito para a Vida Eterna.
Não há vitória da claridade sem expulsão das sombras, nem elevação sem suor da subida.
A fé representa a bússola, a lâmpada acesa a orientar-nos os passos através dos obstáculos; localizá-la em ângulos inferiores do caminho é um engano de consequências desastrosas, porque, muito longe de ser uma alavanca de impulsão para baixo, é asa libertadora a conduzir para cima.
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier
ALIMENTO DIÁRIO
Leitura da Bíblia
“Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim, nada podeis fazer”. (Jo 15:5)
GERAR COMO A VIDEIRA; FRUTIFICAR EM CACHOS
Gerar os novos crentes e cuidar deles não é apenas gerar um ou dois esporadicamente, pois ser fecundos e multiplicar consiste em gerar muitos e não simplesmente um fruto aqui, outro ali. A vontade de Deus é que nos multipliquemos, não basta apenas gerar ou cuidar de um, precisamos gerar como a videira: em cachos. O Senhor disse que Ele é a videira, e nós, os ramos; e quando permanecemos Nele podemos dar muito fruto (Jo 15:5). Os ramos da videira não produzem um fruto apenas, mas muito fruto, cachos e mais cachos.
Anteriormente, ao pregar o evangelho, nos preocupávamos em salvar um a um e gerar fruto um a um. Mas agora, quando frutificamos, é de cacho em cacho. Todos os irmãos, quando vão às cidades pregar o evangelho, não estão ali apenas para ganhar um a um, ou pessoas individuais, mas para levantar igreja após igreja, isto é, cacho após cacho.
Não devemos apenas encher a terra, mas também administrá-la, governá-la. Quando chegamos a certa cidade, nós a conquistamos da mão de Satanás para, a partir de então, Cristo ser a autoridade ali. Uma vez que a mesa do Senhor é estabelecida naquela cidade, em memória Dele, ali também está estabelecido o Seu trono. Isso foi o que o Senhor nos incumbiu no livro de Tessalonicenses e é o que temos praticado a partir de então, quando nesses poucos meses novas igrejas foram levantadas.
Em setembro de 2005, havia 1.630 igrejas em toda a América do Sul; graças ao Senho, após seis meses, o número chegou a 1.775 igrejas, como o testemunho da unidade do Corpo de Cristo em cada cidade. Com apenas meio ano de trabalho, houve tantas igrejas nvas acrescentadas, além de outras 941 cidades com contatos já estabelecidos pelos irmãos. Realmente estamos praticando essa palavra de acordo com o que é dito em 1 Tessalonicenses 5:19-20: não apagamos o Espírito e não desprezamos as profecias. Pelo Espírito e pelas palavras dos profetas, o Senhor nos tem agraciado muito.
Precisamos que nosso espírito, alma e corpo estejam totalmente saturados do Espírito, então toda a obra da expansão será resultado do trabalhar do Espírito. Na primeira semana do volume um do Alimento Diário de Atos dos Apóstolos, vimos sobre a vontade eterna de Deus. Na semana dois, vimos que ela deve ser executada no reino. Cada cidade precisa ter o reino, e por isso temos praticado a expansão e a propagação do evangelho para levantar igrejas que são a expressão do reino de Deus na terra. Em Atos dos Apóstolos, vemos que a primeira coisa que os apóstolos precisaram para a pregação do evangelho foi ser revestidos do poder do Espírito.
Em João 20:22, vemos que o Senhor, após a ressurreição e antes da ascensão, encontrou-se com os discípulos, soprou neles e disse: “Recebi o Espírito Santo”, que é o Espírito essencial, para nosso viver diário, para nosso crescimento de vida. Em Atos 1:8, vemos a promessa de que os discípulos receberiam sobre eles o poder do Espírito Santo, o que de fato aconteceu no dia de Pentecostes, quando o poder veio do alto para os revestir. Ao ver a obra da expansão e propagação em Atos, vemos que tudo foi feito pelo Espírito. Os discípulos tinham o Espírito interiormente como Espírito de vida podemos dizer que este é o aspecto essencial do Espírito, e foram revestidos exteriormente do Espírito de poder podemos dizer que este é o aspecto econômico do Espírito, para capacitá-los a realizar a obra do Senhor.
Ponto-chave: Receber o Espírito Santo
Pergunta: Como é possível frutificar em cachos?
Igreja em Franca. Avenida José da Silva, 3651
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
A floresta e as árvores
... aquilo que nos vem, enquanto estamos sós, pode ser deturpado pelos nossos anseios e auto-justificativas. A vantagem em falar com outra pessoa é que podemos, de forma direta, obter seus comentários e conselhos sobre a nossa situação...
Não me lembro de quantas vezes me senti raivoso e frustrado e disse para mim mesmo: “As árvores me impedem de ver a floresta!” Finalmente percebi de que quando estava sofrendo dessa maneira, é que necessitava de alguém que pudesse me guiar em separar a floresta e as árvores: que pudesse me sugerir um caminho melhor para seguir; que pudesse me ajudar a apagar o fogo; e me ajudar a evitar as rochas e armadilhas.
Peço a Deus para me dar a coragem de chamar um membro de A.A. quando estou na floresta.
Extraído do livro Reflexões Diárias
SEICHO-NO-IE
A estabilidade da vida será obtida através de um trabalho de responsabilidade
Para dar estabilidade ao navio, coloca-se carga no porão. O ‘João-teimoso’ torna a levantar-se tantas vezes quantas tentem derrubá-lo, por ter peso na sua base. Ter o homem um trabalho equivaleria a colocar a carga no porão do navio da Vida: quando a carga é muito leve, o efeito é pequeno. Um trabalho pesado demais para a pessoa, pode fazê-la sucumbir, da mesma maneira que a carga em demasiado leve para a capacidade da pessoa faz exteriorizar a sua potencialidade latente, conferindo estabilidade à sua vida. O ser humano, quando colocado em posição de responsabilidade, passa a sentir motivação pelo trabalho. Quando se encontra numa posição isenta de responsabilidade e não tem trabalho para realizar, o homem se degrada por si.
Reflexões Diárias, Pág.13.
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
NEUSA DE ANDRADE
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 21 de agosto de 2010 (sábado), às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio em Patrocínio Paulista. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
LUIZ BARICHELLO NETTO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, 21 de agosto de 2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
CONVITE DE MISSA DE 1º ANIVERSÁRIO
A família de
WALDETI DE MATTOS FERRO
convida para a missa em sua memória, dia 22/08/2010, às 10 horas, na Igreja Matriz de São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.
CONVITE DE MISSA DE 1 ANO
A família de
ALEX VIEIRA SILVA
convida para a missa em sua memória, dia 21/08/2010 (HOJE), às 19 horas, na Igreja Nossa Sra. Da Conceição (Catedral). Pelo comparecimento, agradece.
CONVITE DE MISSA DE 9 ANOS
A família de
JOAQUIM GUILHERME LIPORONI (KIM)
convida para a missa em sua memória, dia 21 de agosto, sábado, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
HORTÊNCIA APARECIDA BARBOSA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, 21 de agosto de 2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
SIMPATIA PARA EMAGRECER (CHICO XAVIER)
No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade, e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infálivel. Boa sorte.
(M.l.M.M.)
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
