Notas de falecimento e missas


| Tempo de leitura: 9 min

CATÓLICA

S. HELENA


C. 255 imperatriz “Helena” quer dizer “Lua”
 
Helena nasceu em Bitínia, por volta de 255, mulher de Constâncio, por ele foi repudiada por causa de sua condição plebéia. Mais tarde, seu filho, Constantino, tornou-se imperador, recebendo o título de Augustus. Resgatou, então, a honra da mãe, dando-lhe o título da mais alta dignidade que uma mulher poderia receber àquela época: Augusta. Mandou também construir-lhe um palácio e cunhar moedas com sua efígie. Em 326, partiu ela para a Terra Santa. Ali construiu três basílicas: a basílica Atanásia, que significa ressurreição, situada próxima ao Calvário; a basílica da Natividade, em Belém, onde Jesus nascera; e a Igreja dos Discípulos e da ascensão, no alto do Monte das Oliveiras. Santo Ambrósio (340-397) relata a descoberta da Cruz de Jesus por S. Helena. Ao Chegar ao Gólgota, ela disse: ‘Aqui está o lugar do combate.Onde está a vitória?’ Ao escavar o chão, encontraram as cruzes dos três condenados, e a cruz de Jesus foi identificada devido à inscrição: ‘Jesus Nazareno, Rei dos Judeus’. S. Helena morreu na Nicomédia e seus restos mortais foram trasladados para Roma.
 
Oração
Da cruz de Cristo
 
Deus, nosso Pai, a cruz do vosso Filho resplandece como sinal de vitória. Nela o egoísmo é vencido e o ódio, aplacado. Nela a iniqüidade é extinguida e a morte faz-se semente de vida. Como S. Helena, também nós, peregrinos nesta terra, louvemos a Jesus que fez da sua morte na cruz sinal de vida em plenitude, para os povos de todas as raças, culturas e tradições. Inclinemo-nos diante da Cruz do Senhor Jesus, especialmente perante os que carregam sobre os ombros a crueldade, a dor física, o sofrimento moral, o repúdio, a condenação. Na cruz sejam calados todo o egoísmo e orgulho, todo ódio e toda vingança. Cessem a fome, as misérias físicas e espirituais, as exclusões desumanas e perversas de muitos sejam anuladas. Extingam-se a afronto do Luxo, os privilégios e benesses dos poucos que tudo têm e vivem esquecidos dos muitos que brigam ou se vendem por um pedaço de pão. Diante das dificuldades, não fiquemos irritados, nem furiosos, pois isso de nada nos servirá e só aumentará nossos males. Coloquemos nossa vida nas mãos do Deus Eterno confiemos nele, e ele nos ajudará... Tenhamos paciência, ele cuidará de tudo ( cf S1 37,3ss). Possamos hoje recobrar ânimo novo e, confiantes naquele que carregou sobre os ombros nossas debilidades, medos, pavores e desespero, partir para luta do dia-a-dia com determinação e sem esmorecimento. Com Deus, ninguém luta em vão. Cada ato tem o seu valor.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J. Alves
São Paulo, Editora Ave-Maria.
 
 

ESPÍRITA


A PRECE RECOMPÕE


“E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos”- ATOS, 4:31
 
Na construção de simples casa de pedra, há que despender longo esforço para ajustar ambiente próprio, removendo óbices, eliminando asperezas e melhorando a paisagem.
Quando não é necessário acertar o solo rugoso, é preciso, muitas vezes, aterrar o chão, formando leito seguro, à base forte.
Instrumentos variados movimentam-se, metódotos, no trabalho renovador.
Assim também na esfera de cogitação de ordem espiritual.
Na edificação da paz doméstica, na realização dos ideias generosos, no desdobramento de serviços edificantes, urge providenciar recursos ao atendimento geral, com vistas à cooperação, à responsabilidade, ao processo de ação imprescindível.
E, sem dúvida, a prece representa a indispensável alavanca renovadora, demovendo obstáculos no terreno duto da incompreensão.
Nem sempre se caracteriza por sons articulados na conceituação verbal, mas, invariavelmente, é prodigioso poder espiritual comunicando emoções e pensamentos, imagens e ideias, desfazendo empecilhos, limpando estradas, reformando concepções e melhorando o quadro mental em que nos cabe cumprir a tarefa a que o Pai nos convoca.
Muitas vezes, nas lutas do discípulo sincero do Evangelho, a maioria dos afeiçoados não lhe entende os propósito, os amigos desertam, os familiares cedem à sombra e à ignorância; entretanto, basta que ele se refugie nos santuário da própria vida, emitindo as energias benéficas do amor e da compreensão, para que se mova, na direção de mais alto, o lugar em que se demora com os seus.
A prece tecida de inquietação e angústia não pode distanciar-se dos gritos desordenados de qum prefere a afliação e se entrega à imprudência, mas a oração tecida de harmonia e confiança é força imprimindo direção à bússsola da fé viva, recompondo a paisagem em que vivemos e traçando rumos novos para a vida superior.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de Luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 

ALIMENTO DIÁRIO


CONDUZIR AS PESSOAS AO ESPÍRITO
 
O evangelho que Paulo pregava, que também é o mesmo que pregamos, é a salvação pela fé na obra redentora do Senhor Jesus. Se em uma cidade um grupo de pessoas aceitou o evangelho da graça, devemos voltar a cuidar deles, ajudando-os por meio da palavra do evangelho do reiro. O evangelho do reiro é para aqueles que já foram salvos, para ajudá-los a crescer na vida divina. O mais importante em nosso cuidado aos santos é levá-los ao Espírito e isso é o que temos praticado. Quando os ajudamos a invocar o nome do Senhor, eles recebem mais vida e crescem; quando os levamos a ler-orar a Palavra, eles ficam cheios do Espírito interiormente, até transbordar.
Hoje estamos fazendo a obra da expansão, e procuramos permanecer no espírito. Quando elmos a Bíblia, devemos fazê-lo no espírito e todo o conhecimento que adquirimos deve por nós praticado, para que não se torno doutrina morta e sem sentido. Naturalmente gostamos de viver na mente, na alma, e quando há necessidade de mudanças temos dificuldades, porque somos pessoas anímicas. Contatar alguém segundo a alma natuarl é contatar a própria morte, e quando o fazemos somos contaminados por ela; o melhor então é fazer um corte bem claro para não ter mais contato com a morte. Precisamos ajudar os irmãos a viver no espírito, a invocar o nome do Senhor, a ler-orar a Palavra, pos os que têm tal prática são sempre alegres, ao contrário dos que vivem na esfera da mente natural.
A conferência em Atos 15 não pôde resolver completamente o problema dos judaizantes. Precisamos estar atentos no espírito e ter discernimento com relação a tudo o que não nos conduz a Cristo. O que vem do Espírito, graças ao Senhor, nós recebemos; o quem da alma natural, mesmo que nos convença como doutrina, nos fará provar a morte, por isso, deve ser rejeitado. Devemos voltar-nos à Palavra e deixar que o Espírito tenha liberdade para falar conosco. Não nos devemos apagar à opinião de homens ou trazer as coisas do Antigo Testamento para a nova dispensação; antes devemos firmar-nos cada vez mais na economia neotestamentária de Deus, que é o dispensar do Deus Triúno processado ao nosso ser tripartido a fim de nos transformar no material precioso da Nova Jerusalém, para expressar Deus pela eternidade.
Por meio de Atos 15 podemos aprender uma boa lição.
Visto que temos saído para a expansão, visitando todas as cidades, aprendamos com Paulo que ao pregar o evangelho, precisamos conduzir as pessoas a receber a salvação pela fé.
Uma vez salvas, devemos conduzi-las para o Espírito a fim de que cresçam na vida divina. Louvado seja o Senhor!
 
Ponto-chave: Ajudar os irmãos a crescer em vida
Seu ponto-chave:
Pergunta: Que é pregar o evangelho?
Leitura de apoio: Estudo-Vida de Atos-mens. 39 a 42-W. Lee
A Vida Cristã Normal da Igreja-cap. 2-W. Nee
 
Igreja em Franca. Av. José da Silva, 3.651

 

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

UMA GENUÍNA HUMILDADE
 
... que devemos nos conduzir com genuína humildade. Isto para que nossas grandes bênçãos jamais estraguem; para que vivamos eternamente em grata contemplação d’Aquele que reina sobre todos nós.
 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. p. 178.
 
A experiência me ensinou que minha personalidade alcoólica tem tendência para o grandioso. Mesmo que tiver, aparentemente, boas intenções, podem sair pela tangente através de minhas “causas”. Meu ego toma conta e perco de vista o meu propósito primeiro.
Posso até tomar o crédito pela obra de Deus em minha vida. Esse sentimento exagerado de minha própria importância é perigoso para minha sobriedade e pode causar grandes danos a AA. Como um todo.
Minha salva-guardas, a Décima Segunda Tradição, serve para manter-me humilde. Percebo, tanto como indivíduo, como membro da irmandade, que não posso me gabar de minhas façanhas, e que “Deus faz por nós o que não podemos fazer por nós mesmos”.
 
Reflexões diárias. Página 354.

 

SEICHO-NO-IE

A Vida trabalha com alegria ante a resistência
 
A Vida só se desenvolve através da atividade, e a atividade só se torna possível quando a Vida enfrenta algo que ‘lhe oferece resistência’. Se as diversas modalidades de esporte que utilizam uma bola são interessantes, é porque a bola vem contra nós ‘algo que oferece resistência’, a atividade se torna gratificante. Se tivéssemos de brandir um taco mesmo que não venha bola alguma, seria ridículo e monótono e ninguém sentiria motivação nisso. Outros exemplos: justamente porque há uma superfície resistente chamada tela, é possível pintar com gosto. Se pensarmos em correr sobre uma rua que não ofereça resistência alguma, escorregaríamos e não seria possível correr. A hélice ou o turbopropulsor impulsiona o avião para frente graças à resistência do ar (o turbopropulsor impele o avião para frente, graças também à resistência do ar). Os grandes talentos costumam aflorar quando a pessoa está em meio a dificuldades. Vá avante, sem encarar a resistência como dificuldade!

Coleção Masaharu Taniguchi, Preceitos de Luz
 
 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
JAIME FERNANDES
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 18 de agosto de 2010 (quarta-feira), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
 
 
CONVITE DE MISSA DE 1º ANIVERSÁRIO
A família de
ANTÔNIA ALAMINO TORRES
convida para a missa em sua memória, dia 18/08/2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Pelo comparecimento, agradece.
 
 
 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
NEUSA DE ANDRADE
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 17/08/2010. O sepultamento se dará às 9 horas de hoje (18/08/2010), no Cemitério Municipal de Patrocínio Paulista. O velório acontece no Velório Municipal de Patrocínio Paulista. 
 
 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
ANTÔNIO MARCOS DOS SANTOS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 17/08/2010. O sepultamento se deu às 16 horas de ontem (17/08/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório aconteceu na Rua Dr. João Messias, nº 950.
 
 
SIMPATIA PARA EMAGRECER (CHICO XAVIER)
No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite, beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infalível. Boa sorte.
(M.Z.M.O.)

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários