CATÓLICA
NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
“Assunção” significa “elevação”, “subida da Mãe de Deus do Céu”
O dogma da Assunção foi proclamado por Pio XII, em 1950, constitui uma das festas marianas mais importantes da Igreja. Desde o Século VII, já se celebrava no Oriente a festa da “dormição” de Nossa Senhora. O papa Sérgio I introduziu-a no Ocidente. A elevação de Maria de Corpo e Alma aos céus é a certeza de que, em Cristo, ressuscitaremos no último dia. Maria é nossa mãe, mas também é irmã nossa no céu, parte da humanidade glorificada pelo poder de Deus.
Nossa Senhora da Abadia
Trata-se de uma devoção mariana muito antiga, originária do convento do Douro, próximo de Braga, Portugal. Contam que Pelagio Amado, querendo fugir do Mundo, foi viver com um santo e velho ermitão. Um dia, os dois, guiados por um grande clarão, encontraram uma velha imagem da Virgem, que a tradição identificou como sendo a imagem que os monges do mosteiro das montanhas teriam escondido ali quando da invasão dos mouros. Construíram uma pequena capela e em torno desta um abadia, e assim a imagem ficou conhecida como N. S. da Abadia. Dali o seu culto se espalhou pelas terras portuguesas e foi trazido para o Brasil.
Oração
Da Assunção de Maria
‘De sol, ó Virgem, vestida,
de branca lua calçada;
de doze estrela-coroas coroada
A terra toda te canta,
Da morte Dominadora,
no Céu a ti temos, todos, protetora.
Fiel, conserva os fieis,
procura a ovelha perdida.
Brilha na treva da morte luz e vida!
ao pecador auxilia,
ao triste, ao fraco e ao pobre
Com teu manto materno todos cobre!
louvor à excelsa trindade
que dê a coroa a quem
ele fez Mãe e Rainha nossa. Amém’.
(Oração da Manhã, liturgia das Horas).
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves
São Paulo, Editora Ave- Maria.
PROCUREMOS
“Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou e me achou”. Paulo. (II TIMÓTEO, 1:17)
Todas as sentenças evangélicas permanecem assinaladas de beleza e sabedoria ocultas. Indispensável meditar, estabelecer comparações no silêncio e examinar experiências diárias para descobri-las.
Aquele gesto de Onesíforo, buscando o apóstolo dos gentios, com muito cuidado, na vida cosmopolita de Roma, representa ensinamento sobremaneira expressivo.
A anotação de Paulo designa ocorrência comum, entretanto o aprendiz aplicado ultrapassa a letra para recolher a lição.
Quantos amigos de Jesus e de seus seguidores diretos lhes aguardam a visita, ansiosos e impacientes? Quantos se fixam, imóveis, nas atitudes inferiores, reclamando providências que não fizeram por merecer? Há crentes presunçosos que procuram impor-se aos Desígnios Divinos, formulando exigências ao Céu, em espinhosas bases de ingratidão e atrevimento. Outros se lamentam, amargurados, quais voluntariosas criancinhas, porque o Mestre não lhes satisfez os desejos absurdos e inconvenientes.
Raros os aprendizes que refletem nos serviços imensos do Cristo.
Estaria Jesus, vagueante e desocupado, na Vida Superior? Respirariam seus colaboradores diretos, cristalizados na ociosidade beatífica?
Imprescindível é meditar na magnitude do trabalho e da responsabilidade dos obreiros divinos.
Lembremo-nos de que se Paulo era um prisioneiro aos olhos do mundo, era já, em si mesmo, uma luz viva e brilhante, na condição de apóstolo que o próprio Jesus glorificara. Não era, ante a visão do espírito, um encarcerado e sim um triunfador. Apesar disso, Onesíforo, a fim de vê-lo, foi constrangido a procurá-lo com muito cuidado.
Semelhante impositivo ainda é o mesmo nos dias que passam. Para encontrarmos Jesus e aqueles que o servem, faz-se mister buscá-los zelosamente.
EMMANUEL
Livro: Vinha de Luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier
O ESPÍRITO
O tema desta semana é “O Espírita”. João 7:37-39 diz:
“Ora, no último dia, o grande dia de festa, Jesus pôs-se em pé e clamou: Se Alguém tem sede, venha a Mim e beba. Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isso, porém, disse Ele com respeito ao Espírito que haviam de receber os que Nele cressem, pois ainda não haviam o Espírito, porque Jesus não havia sido glorificado” (VR). Anteriormente quando líamos esses versículos, não entendíamos como “ainda não havia o Espírito”, pois, no registro da criação de Deus em Gênesis 1, o Seu espírito pairava sobre as águas (Gn 1:2). Também em Gênesis 6:3, lemos que, pelo fato de o homem ter cometido grandes pecados, o espírito de Jeová (Senhor) não queria mais agir nele. O Senhor Jesus foi concebido pelo Espírito Santo em Maria (Mt 1:20).
Antes de João 7, havia na Bíblia o título “o Espírito de Deus”; havia o título “o Espírito do Senhor”, que é o Espírito de Jeová; havia o Titulo “o Espírito Santo”, mas não havia ainda o espírito”, como a consumação final e máxima do Deus Triúno processado, isto é, como resultado da encarnação, viver humano, morte, ressurreição, ascensão e glorificação do Senhor. Dessa forma, o Espírito ainda não Existia até aquele momento. Havia o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor, o Espírito de Jeová, o Espírito Santo: encontramos esses títulos tanto no Antigo como no começo do Novo Testamento. Mas em João 7:37-39a. Lemos que ainda não havia o Espírito. Não é que não havia o Espírito de Deus, ou o Espírito de Jeová ou o Espírito Santo. Aqui diz que não havia “o Espírito”. Por quê?
Em seguida o próprio João explica: “Porque Jesus não havia sido ainda glorificado”. (V.39b).
Se não houvesse morrido, o Senhor Jesus não poderia ser sepultado, ressuscitar e ascender aos céus. Houve vários processos, vários procedimentos, pelos quais ele passou a fim de se tornar o Espírito que dá vida (1 Co 15:45b). Se ele não tivesse ascendido aos céus, não poderia ser exaltado à destra de Deus. Porém, quando isso ocorreu, ele foi glorificado e o Espírito então nos foi concedido.
Tudo que o Senhor Jesus fez aplica-se a nós. Quando Ele falou essas palavras, havia o Espírito de Deus, o espírito de Jeová, o Espírito Santo. Louvado seja o Senhor! Nós estamos no Espírito e nele podemos desfrutar os aspectos de Espírito de Deus, o Espírito Santo. Quando nasceu, o Senhor recebeu o nome de Jesus, para depois surgir o título o Espírito de Jesus (cf.At. 16:7). Aos trinta anos de idade, quando foi batizado por João Batista, os céus se abriram e o Espírito Santo, como pomba, pousou sobre Ele, e Ele foi ungido, tornando-se o Cristo. Acrescenta-se então o Espírito de Cristo (Rm 8:9). Todos esses Títulos, mais o Espírito de Jesus Cristo (Fp 1:19), estão incluídos em “o Espírito”. Uma vez crucificado, o Senhor Jesus nos purificou dos pecados e crucificou o velho homem. Hoje nosso desfrute do Senhor por meio do Espírito é completo.
Igreja Em Franca, Avenida Papa João, XXIII, 921
HAMILTON LUIZ FALEIROS (PRETO JOÃO PEREIRA)
convida para a missa em sua memória, dia 15/08/2010 domingo, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.
ONEIDE FERREIRA BAZON
convida para a missa em sua memória, dia 15 de agosto de 2010 (hoje), às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.
A família de
BENEDITO RODRIGUES FRÓES FILHO
convida para a missa em sua memória, dia 15/08/2010 (domingo), às 10 horas, na Paróquia São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.
ASSAID BITTAR (JORGINHO)
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE, às 16 horas, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente, sala 10.
LARISSA BIZZI VISCONTE
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE, às 9 horas, no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente, sala 09.
A família de
MAURA DE FREITAS BELLATO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 16/08/10, segunda-feira, às 19 horas na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
A família de
MARIA APARECIDA DA ROCHA BRANCALHÃO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 16/08/2010 (segunda-feira), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
EMÍLIO BALDO JÚNIOR
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 14/08/2010. O sepultamento se dará às 13 horas de hoje (15/08/2010), no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 3.
A família de
ELIANE APARECIDA SILVEIRA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 15/08/2010 (hoje), às 9 horas, na Igreja São Vicente de Paulo. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
ISAURA DE OLIVEIRA CARRIJO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 14/08/2010. O sepultamento se dará às 16 horas de hoje, no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 6.
A família de
OSMAR VANDERLEI DA COSTA
convida para a missa em sua memória, dia 15 (Domingo), às 19 horas, na Igreja Santo Antônio. Pelo comparecimento, agradece.
A família de
LUIS FERREIRA BARBOSA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 16 de agosto de 2010, às 19h, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
A família de
ANTÔNIO ALVES DO NASCIMENTO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se deu no mesmo dia, às 17 horas, no Cemitério Patrocínio Paulista. O velório aconteceu em Patrocínio Paulista.
Leia na Bíblia os Salmos 33, 34 e 70, 3 vezes por dia, 3 dias consecutivos e publique no 4° dia. Faça 2 pedidos difíceis e 1 impossível. Mesmo que não acredite, verás o que acontece.
(M.H.F.)
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.
