Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 8 min

CATÓLICA


S. Caetano

 
1480-1547-fundador-”Caetano” quer dizer “natural da cidade de Gaeta”
 
Caetano de Tiene nasceu em 1480, em Vicência, Itália. Em Pádua, estudou Direito Civil e Direito canônico. Sacerdote aos 40 anos, fundou a Congregação dos Padres Regulares ou Teatinos, cuja finalidade principal era a renovação do clero. Contemporâneo de Lutero, contribuiu para a reforma da Igreja. Partindo das bases, fez sua atividade pastoral primeiramente sobre os pobres e deserdados. Lançou-se de corpo e alma às tarefas urgentes da época, inserindo-se nos meios populares. E o fez sem medo de perder a identidade de religioso e contemplativo. Foi, portanto, os precursor de um novo estilo de vida religiosa, mais sensível às mudanças e transformações dos tempos modernos. O conceito de “fuga do mundo” começa a ser repensado, dando lugar ao da inserção no mundo, do compromisso com o homem, sujeito da história e colaborador de Deus na construção da sociedade. Certa vez disse: “Não temas que todos os santos e todo mundo te abandonem; ele, Jesus, estará sempre pronto para socorrer-te nas tuas necessidades”. Morreu em Nápoles, em 1547.
 
ORAÇÃO
Da conversão contínua

 
Deus, nosso Pai, apesar das fraquezas e contradições do coração humano, apesar do egoísmo e orgulho que tantas vezes nos amarram e nos sufocam, somos na verdade filhos amados eternamente por vós: “Como a mãe, eu também consolarei vocês” (cf. Is 66,13). Na vossa ternura e misericórdia, somos abençoados. Cumulados de toda sorte de bens e libertos de todo o mal. Continuamente nos chamais a uma vida nova, plena de alegria e de esperança: “Vocês se esquecerão das desgraças que sofreram, e eu também não me lembrarei mais delas. Pois eu estou criando um novo céu e uma nova terra...” (cf.Is 66,16ss.). Chamais-nos à conversão, à mudança de mente e de coração. Ardentemente desejais que no amor nos reencontremos conosco na pessoa de nossos semelhantes, especialmente dos mais próximos, daqueles que podemos ver e tocar, partilhar nossos Reinos de paz, justiça e fraternidade.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
 ESPÍRITA
 
QUE PEDES?

 
“Louco, esta noite te pedirão a tua alma” - Jesus. (LUCAS, 12:20.)
 
Que pedes à vida, amigo?
Os ambiciosos reclamam reservas de milhões.
Os egoístas exigem todas as satisfações para si somente.
Os arbitrários solicitam atenção exclusiva aos caprichos que lhes são próprios.
Os vaidosos reclamam louvores.
Os invejosos exigem compensações que lhes não cabem.
Os despeitados solicitam considerações indébitas.
Os ociosos pedem prosperidade sem esforço. Os tolos reclamam divertimentos sem preocupação de serviço.
Os revoltados reclamam direitos sem deveres. Os extravagantes exigem saúde sem cuidados.
Os impacientes aguardam realizações sem bases.
Os insaciáveis pedem todos os bens, olvidando as necessidades dos outros.
Essencialmente considerando, porém, tudo isto é verdadeira loucura, tudo fantasia do coração que se atirou exclusivamente à posse efêmera das coisas mutáveis.
Vigia, assim, cautelosamente, o plano de teus desejos.
Que pedes à vida?
Não te esqueças de que, talvez nesta noite, pedirá o Senhor a tua alma.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier


ALIMENTO DIÁRIO
 
“E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12:2)
 
RENOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO
 
A mensagem desta semana tem por título “Rios de Água Viva” (Jo 7:37-39). Neste volume do Alimento Diário, o Espírito Santo continua a nos levar adiante no encargo do idoso João. Como já vimos, João passou por três estágios no seu ministério: o primeiro, quando estava com os doze apóstolos em Jerusalém; o segundo, o período de cerca de vinte anos que culminou com o exílio na ilha de Patmos, onde recebeu as visões descritas em Apocalipse; o terceiro, após o exílio, quando foi para Éfeso e escreveu seus últimos livros: o Evangelho e as Epístolas. Após esses vinte anos, Deus teve um novo começo com ele e o levou ao espírito, para que se lembrasse de todas as palavras que o Senhor Jesus havia dito aos apóstolos nos três anos e meio de seu ministério terreno.
Os três primeiros Evangelhos narram a vida de Jesus, descrevendo com detalhes seu viver aqui na terra, suas obras e como conduziu seus discípulos. Mas de vinte anos depois, o Espírito Santo usou João para registrar em seu Evangelho as palavras que Jesus havia dito aos discípulos nos três anos e meio em que esteve com eles, as quais não haviam sido registradas nos demais Evangelhos. Em seus vinte anos de reclusão, João se tornou uma pessoa que vivia no espírito (Ap 1:9-10), ele amadureceu em vida, negava a si mesmo e não estava mais no seu homem natural. Então Deus o usou muito e lhe revelou todas as coisas do passado, do presente e do porvir, e o encarregou de falar essas palavras a todos os Seus servos (v. 1). Por isso precisamos dar muita atenção às palavras que João escreveu.
Todas as palavras de João são muito orgânicas, estão na esfera do espírito e da vida. Ele não nos fala meras doutrinas, mas nos ensina como praticá-las. Isso, graças ao Senhor, é porque ele mesmo já estava no espírito. No final de sua reclusão na ilha de Patmos, ele escreveu Apocalipse. Tudo que ele fez e falou mais tarde se baseia no que viu e registrou em Apocalipse, quando estava cheio de espírito e vida. Depois de ter sido libertado da ilha de Patmos, ele foi servir na igreja em Éfeso. Ali, tomou a revelação que havia recebido em Apocalipse para praticar o que Paulo escrevera aos efésios.
Vemos que tudo que João escreveu é bastante orgânico. Ser orgânico pode ser comparado ao processo metabólico (metabolismo) de um organismo vivo, no qual as células velhas são substituídas por Células novas. Espiritualmente falando, Deus quer trabalhar-se em nós, e isso leva a um metabolismo espiritual, pelo qual nossa vida natural - nosso viver pela carne e pela alma - é gradualmente substituída pela vida divina (cf 2.CO 3:18).
Isso, segundo o que Paulo escreveu, corresponde a renovar nossa mente e ser transformados na mente (cf Rm 12:2).
Paulo transmitiu esses ensinamentos para as igrejas, mas poucos conseguiram praticá-los. Louvado seja o Senhor, pois com João foi diferente. Ele jogou fora todas as coisas tradicionais. Depois que escreveu Apocalipse, recebeu o encargo de Deus de levar os irmãos das igrejas a praticar a palavra de Deus. Esse é o tema central desta série do Alimento Diário: o estudo orgânico dos escritos de João.
 
Igreja em Franca, Av. Papa João XXIII, 921

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

PASSOS “SUGERIDOS”
 
Nosso Décimo Segundo Passo também diz que, como resultado da prática de todos os Passos, cada um de nós foi descobrindo algo que se pode chamar de “despertar espiritual”... O medo de que AA dispõe em nosso preparo para a recepção desta dádiva está na prática dos Doze Passos de nosso programa.
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES.p.94 E 95
 
Eu lembro da resposta do meu padrinho quando lhe falei que os Passos eram “Sugeridos”. Ele replicou que eles são “sugeridos” da mesma maneira que, se você saltar de um avião com um pára-quedas, é “sugerido” que você puxe a corda para abri-lo a sua vida. Ele mostrou-me que era “sugerido” que eu praticasse os Doze Passos se quisesse salvar a minha vida. Assim eu tento me lembrar diariamente que tenho tudo um programa de recuperação, baseado em todos os Doze Passos “Sugeridos”.
 
Reflexões Diárias, pág. 344.


SEICHO-NO-IE

Convido também as pessoas de locais distantes a praticarem o Shinsokan sintonizadas comigo
 
Diariamente, de manhã e à noite, estamos orando pela felicidade de todas as pessoas do mundo inteiro. Contudo, os que não são membros da Seicho-no-Ie não sintonizam com as minhas vibrações mentais porque estão alheios à minha oração. Eles são como os rádios que, por não estarem sintonizados, não captam os programas que estão sendo transmitidos. Entre mim e os membros da Seicho-no-Ie existe uma forte sintonia porque mentalizamos ou entoamos o mesmo “Canto Evocativo de Deus” e mentalizamos as mesmas palavras de oração. E essa oração, amplificando-se e sintonizando com a Vontade de Deus, produz grande efeito.
 
Preceitos de luz, caminhos/ Masaharu Taniguchi.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
NATALINA GARCIA GOMES CASSANTA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
ANTONIO ALBERTO DE ANDRADE
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 7 de agosto de 2010, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA DE 10º ANIVERSÁRIO
A família de
IZAIAS FERREIRA
convida para a missa em sua memória, dia 07/08/2010 (sábado), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 3º ANIVERSÁRIO
A família de
FAUSTO ALEXANDRE SOUZA TEODORO
convida para a missa em sua memória, dia 7 de agosto de 2010, às 19 horas, na Paróquia Menino Jesus de Praga. Pelo comparecimento, agradece.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
JOSÉ OLIMPIO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 06/08/2010. O sepultamento se dará às 16 horas de hoje (07/08/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 6.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
ANTÔNIO DE PÁDUA PALHARES
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 06/08/2010. O sepultamento se dará às 13 horas de hoje (07/08/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente de Paulo sala 05.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
MARIA NEUZA TAVARES DA PAZ
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 06/08/2010. O sepultamento se dará às 16 horas de hoje (07/08/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 1.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários