CATÓLICA
Transfiguração do Senhor
A festa da Transfiguração do Senhor já era celebrada no Oriente desde o século V. No século VIII, os sírios ocidentais a celebravam com o nome de Festa do Monte Tabor. No dia 6 de agosto de 1457, o papa Calisto III a instituiu como festa da Igreja Universal. O evento evangélico está relatado nos evangelhos (Mc 9,2-8; Mt 17,1-8; Lc 9,23,28-36) e mostra que Jesus é o Messias, o novo Moisés, o Servo sofredor a ser glorificado pelo Pai na ressurreição. No cume da montanha (Monte Tabor) Jesus se transfigurou diante de Pedro, Tiago e João, vestindo-se de luz e falando com Moisés e Elias. Os discípulos ficaram tão inebriados que disseram: “É bom nós estarmos aqui”. E Anastácio Sinaíta completa: “Que pode haver de mais delicioso, de mais profundo, de melhor do que estar com Deus, conformar-se a ele, encontrar-se na luz? De fato, cada um de nós tendo Deus em si, transfigurado em sua imagem divina, exclame jubiloso: É bom estarmos aqui, onde tudo é luminoso, onde está o gáudio, a felicidade e a alegria. Onde no coração tudo é tranqüilo, sereno e suave. Onde se vê Cristo, Deus” (cf. Liturgia das horas, v. IV, p. 1161).
S. Hormisda
A festa da Transfiguração do Senhor já era celebrada no Oriente desde o século V. No século VIII, os sírios ocidentais a celebravam com o nome de Festa do Monte Tabor. No dia 6 de agosto de 1457, o papa Calisto III a instituiu como festa da Igreja Universal. O evento evangélico está relatado nos evangelhos (Mc 9,2-8; Mt 17,1-8; Lc 9,23,28-36) e mostra que Jesus é o Messias, o novo Moisés, o Servo sofredor a ser glorificado pelo Pai na ressurreição. No cume da montanha (Monte Tabor) Jesus se transfigurou diante de Pedro, Tiago e João, vestindo-se de luz e falando com Moisés e Elias. Os discípulos ficaram tão inebriados que disseram: “É bom nós estarmos aqui”. E Anastácio Sinaíta completa: “Que pode haver de mais delicioso, de mais profundo, de melhor do que estar com Deus, conformar-se a ele, encontrar-se na luz? De fato, cada um de nós tendo Deus em si, transfigurado em sua imagem divina, exclame jubiloso: É bom estarmos aqui, onde tudo é luminoso, onde está o gáudio, a felicidade e a alegria. Onde no coração tudo é tranqüilo, sereno e suave. Onde se vê Cristo, Deus” (cf. Liturgia das horas, v. IV, p. 1161).
S. Hormisda
“Hormisda” significa, na língua persa, “senhor onisciente”
Natural de Frusione, Campânia, Hormisda foi o sucessor de Símaco, pontificando de 514 a 523. Viveu num tempo agitado por intrigas políticas e religiosas. Enviou várias delegações ao Oriente para restabelecer a paz. Mas somente com a morte de Anastácio, imperador do Oriente, em 518, seria posto um fim nas intrigas religiosas, restabelecendo-se a comunhão de fé entre Roma e Constantinopla.
Natural de Frusione, Campânia, Hormisda foi o sucessor de Símaco, pontificando de 514 a 523. Viveu num tempo agitado por intrigas políticas e religiosas. Enviou várias delegações ao Oriente para restabelecer a paz. Mas somente com a morte de Anastácio, imperador do Oriente, em 518, seria posto um fim nas intrigas religiosas, restabelecendo-se a comunhão de fé entre Roma e Constantinopla.
Oração
Da paz
Da paz
Deus, nosso Pai, é vosso desejo que cada um de nós conheça, busque, construa e viva a paz. Não fiquemos acabrunhados e neurastênicos, alimentando tristezas no coração. Na aflição de espírito, possamos ouvir a voz do Mestre: “Coragem, sou eu. Não tenha medo! Que a paz esteja com vocês!”. Em tudo busquemos a concórdia e formemos uma mesma família, da qual sois o Pai cheio de ternura e misericórdia. Na pressa e falta de tempo, dai-nos sabedoria e bom senso de parar para escutar o Mestre dizer: “Você se preocupa com tantas coisas, e a vida é muito mais importante do que tudo isso!” (cf. Lc 12,22ss). Busquemos o que nos une e repudiemos o que desune. Em Jesus, somos todos membros uns dos outros. Somos a rama de um mesmo tronco. Somos as gotas que formam o oceano humano. Na diversidade dos dons possamos construir a solidariedade e a comunhão.
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
ESPÍRITA
NO CAMPO
NO CAMPO
“O campo é o mundo” - Jesus (Mateus, 13:38.)
Jesus tem o seu campo de serviço no mundo inteiro.
Nele, naturalmente, como em todo campo de lavoura, há infinito potencial de realizações, com faixas de terra excelente e zonas necessitadas de arrimo, corretivo e proteção.
Por vezes, após florestas dadivosas, surgem charcos gigantescos, requisitando drenagem e socorro imediato.
Ao lado de montanhas aureoladas de luz, aparecem vales envolvidos em sombra indefinível.
Troncos retos alteiam-se, junto de árvores retorcidas; galhos mortos entram em contraste com frondes verdes, repletas de ninhos.
A gleba imensa do Cristo reclama trabalhadores devotados, que não demonstrem predileções pessoais por zonas de serviço ou gênero de tarefa.
Apresentam-se muitos operários ao Senhor do Trabalho, diariamente, mas os verdadeiros servidores são raros.
A maioria dos tarefeiros que se candidatam à obra do Mestre não seguem além do cultivo de certas flores, recuam à frente dos pântanos desprezados, temem os sítios desertos ou se espantam diante da magnitude do serviço, recolhendo-se a longas e ruinosas vacilações ou fugindo das regiões infecciosas.
Em algumas ocasiões costumam ser hábeis horticultores ou jardineiros, no entanto, quase sempre repousam nesses títulos e amedrontam-se perante os terrenos agressivos e multiformes.
Jesus, todavia, não descansa e prossegue aguardando companheiros para as realizações infinitas, em favor do Reino Celeste na Terra.
Reflete nesta verdade e enriquece as tuas qualidades de colaboração, aperfeiçoando-as e intensificando-as nas obras do bem indiscriminado e ininterrupto...
É certo que não se improvisa um cooperador para Jesus, entretanto, não te esqueças de trabalhar, dia a dia, na direção do glorioso fim...
Jesus tem o seu campo de serviço no mundo inteiro.
Nele, naturalmente, como em todo campo de lavoura, há infinito potencial de realizações, com faixas de terra excelente e zonas necessitadas de arrimo, corretivo e proteção.
Por vezes, após florestas dadivosas, surgem charcos gigantescos, requisitando drenagem e socorro imediato.
Ao lado de montanhas aureoladas de luz, aparecem vales envolvidos em sombra indefinível.
Troncos retos alteiam-se, junto de árvores retorcidas; galhos mortos entram em contraste com frondes verdes, repletas de ninhos.
A gleba imensa do Cristo reclama trabalhadores devotados, que não demonstrem predileções pessoais por zonas de serviço ou gênero de tarefa.
Apresentam-se muitos operários ao Senhor do Trabalho, diariamente, mas os verdadeiros servidores são raros.
A maioria dos tarefeiros que se candidatam à obra do Mestre não seguem além do cultivo de certas flores, recuam à frente dos pântanos desprezados, temem os sítios desertos ou se espantam diante da magnitude do serviço, recolhendo-se a longas e ruinosas vacilações ou fugindo das regiões infecciosas.
Em algumas ocasiões costumam ser hábeis horticultores ou jardineiros, no entanto, quase sempre repousam nesses títulos e amedrontam-se perante os terrenos agressivos e multiformes.
Jesus, todavia, não descansa e prossegue aguardando companheiros para as realizações infinitas, em favor do Reino Celeste na Terra.
Reflete nesta verdade e enriquece as tuas qualidades de colaboração, aperfeiçoando-as e intensificando-as nas obras do bem indiscriminado e ininterrupto...
É certo que não se improvisa um cooperador para Jesus, entretanto, não te esqueças de trabalhar, dia a dia, na direção do glorioso fim...
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier
ALIMENTO DIÁRIO
“Com respeito a seu Filho, o qual, segundo a carne, veio da descendência de Davi e foi designado Filho de Deus com poder, segundo o espírito de santidade pela ressurreição dos mortos, a saber, Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 1:3-4)
O filho do homem e o filho de Deus
Romanos mostra-nos os dois aspectos do evangelho: um é o da graça e o outro é o do reino. Romanos 1:1 diz: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. Esse evangelho foi prometido outrora por Deus, por intermédio dos Seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito ao Seu Filho (vs. 2-3). Então, o evangelho é o Seu Filho, que tem dois aspectos: segundo a carne, veio da descendência de Davi; segundo o Espírito de santidade, foi designado Filho de Deus em poder, pela ressurreição dos mortos. Esse é o evangelho que pregamos. O Senhor Jesus veio como o Verbo que se tornou carne para nos salvar, e foi crucificado na carne como o descendente de Davi. Os filhos têm participação de carne e sangue, por isso ele próprio também participou de carne e sangue (Hb 2:14) para a nossa redenção. Basta crer em tudo o que Ele fez e o ganhamos. Esse é o evangelho da graça.
Também, Jesus foi designado Filho de Deus como poder; esse é o evangelho da vida, o evangelho do reino. O evangelho da graça nos mostra que Ele se tornou carne por nossa causa. Que grande graça é essa! Deus deu o Seu Filho gratuitamente a nós! E, segundo o Espírito, Ele, pela ressurreição, foi designado Filho de Deus com poder, dando-nos Sua vida, que em nós quer crescer até amadurecer. O evangelho do reino é para que entremos no reino.
Agora temos clareza de que Paulo escreveu Romanos mostrando o evangelho da graça, para sermos regenerados, e o evangelho do reino, para crescermos em vida. A semente de vida foi semeada em nós e, na vida da igreja, encontra condições para crescer até atingir a maturidade. A igreja é hoje a realidade do reino, nela a nossa vida cresce a cada dia preparando-nos para a manifestação do reino na era vindoura.
Paulo teve o encargo de escrever a Epístola aos Romanos falando do evangelho da graça e do evangelho da vida, que é o evangelho do reino, para crescimento em vida e posterior entrada no reino. Por isso, devemos andar no Espírito; um andar stoichéo, isto é, um andar com meta, para atingir o reino. Hoje devemos ter o viver do povo do reino; devemos viver Cristo. Andamos no Espírito, com meta definida: crescer em vida, amadurecer e entrar na manifestação do reino, a fim de desfrutar todas as riquezas do reino, as quais Deus tem para nós.
O livro de Atos continua a ser escrito. Se não crescermos em vida, não há o que ser escrito. Por que temos o encargo de pregar o evangelho sem medo de perseguição e sofrimento? Porque temos a vida divina em nós, a vida eterna, criada e de ressurreição. Temos encargo de que essa vida se expanda para alcançar outros. Atos ainda está sendo escrito por meio de pessoas que têm a vida divina e crescem dia a dia. Enquanto crescemos, esse livro é escrito. Aleluia! Todos participamos da continuação de Atos.
Igreja em Franca, avenida Papa João XXIII, 921.
O filho do homem e o filho de Deus
Romanos mostra-nos os dois aspectos do evangelho: um é o da graça e o outro é o do reino. Romanos 1:1 diz: “Paulo, servo de Jesus Cristo, chamado para ser apóstolo, separado para o evangelho de Deus”. Esse evangelho foi prometido outrora por Deus, por intermédio dos Seus profetas nas Sagradas Escrituras, com respeito ao Seu Filho (vs. 2-3). Então, o evangelho é o Seu Filho, que tem dois aspectos: segundo a carne, veio da descendência de Davi; segundo o Espírito de santidade, foi designado Filho de Deus em poder, pela ressurreição dos mortos. Esse é o evangelho que pregamos. O Senhor Jesus veio como o Verbo que se tornou carne para nos salvar, e foi crucificado na carne como o descendente de Davi. Os filhos têm participação de carne e sangue, por isso ele próprio também participou de carne e sangue (Hb 2:14) para a nossa redenção. Basta crer em tudo o que Ele fez e o ganhamos. Esse é o evangelho da graça.
Também, Jesus foi designado Filho de Deus como poder; esse é o evangelho da vida, o evangelho do reino. O evangelho da graça nos mostra que Ele se tornou carne por nossa causa. Que grande graça é essa! Deus deu o Seu Filho gratuitamente a nós! E, segundo o Espírito, Ele, pela ressurreição, foi designado Filho de Deus com poder, dando-nos Sua vida, que em nós quer crescer até amadurecer. O evangelho do reino é para que entremos no reino.
Agora temos clareza de que Paulo escreveu Romanos mostrando o evangelho da graça, para sermos regenerados, e o evangelho do reino, para crescermos em vida. A semente de vida foi semeada em nós e, na vida da igreja, encontra condições para crescer até atingir a maturidade. A igreja é hoje a realidade do reino, nela a nossa vida cresce a cada dia preparando-nos para a manifestação do reino na era vindoura.
Paulo teve o encargo de escrever a Epístola aos Romanos falando do evangelho da graça e do evangelho da vida, que é o evangelho do reino, para crescimento em vida e posterior entrada no reino. Por isso, devemos andar no Espírito; um andar stoichéo, isto é, um andar com meta, para atingir o reino. Hoje devemos ter o viver do povo do reino; devemos viver Cristo. Andamos no Espírito, com meta definida: crescer em vida, amadurecer e entrar na manifestação do reino, a fim de desfrutar todas as riquezas do reino, as quais Deus tem para nós.
O livro de Atos continua a ser escrito. Se não crescermos em vida, não há o que ser escrito. Por que temos o encargo de pregar o evangelho sem medo de perseguição e sofrimento? Porque temos a vida divina em nós, a vida eterna, criada e de ressurreição. Temos encargo de que essa vida se expanda para alcançar outros. Atos ainda está sendo escrito por meio de pessoas que têm a vida divina e crescem dia a dia. Enquanto crescemos, esse livro é escrito. Aleluia! Todos participamos da continuação de Atos.
Igreja em Franca, avenida Papa João XXIII, 921.
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
Formando uma verdadeira parceria
Mas o maior sofrimento que temos padecido se origina de nossas relações deturpadas com parentes, amigos e a sociedade em geral.
Temos sido por demais obtusos e teimosos nestas relações. O fato principal que deixamos de reconhecer é a nossa incapacidade total de manter uma verdadeira intimidade com outro ser humano.
Estas palavras podem ser aplicadas a mim? Eu ainda sou incapaz de formar uma verdadeira parceria com outro ser humano? Que terrível desvantagem seria para mim levar esta minha vida sóbria! Na minha sobriedade meditarei e rezarei, para descobrir como posso me tornar um amigo e companheiro de confiança.
Extraído do livro Reflexões Diárias
Mas o maior sofrimento que temos padecido se origina de nossas relações deturpadas com parentes, amigos e a sociedade em geral.
Temos sido por demais obtusos e teimosos nestas relações. O fato principal que deixamos de reconhecer é a nossa incapacidade total de manter uma verdadeira intimidade com outro ser humano.
Estas palavras podem ser aplicadas a mim? Eu ainda sou incapaz de formar uma verdadeira parceria com outro ser humano? Que terrível desvantagem seria para mim levar esta minha vida sóbria! Na minha sobriedade meditarei e rezarei, para descobrir como posso me tornar um amigo e companheiro de confiança.
Extraído do livro Reflexões Diárias
SEICHO-NO-IE
Sejamos o próprio bem
Se pensarmos no bem, seremos o próprio bem. Se pensarmos em destruição, ocorrerá a destruição e se pensarmos em guerra é o pensamento que se fará. Devemos sempre preencher nossa mente com o bem. Assim nos tornaremos saudáveis. Devemos preencher nossa mente com o bem. Assim nos tornaremos saudáveis. Deus é o bem, o Belo, a Vida saudável. Esse Bem, esse Belo e essa Vida saudável não são atributos divinos isolados entre si. São três faces de Deus. Quando se realiza o Bem, realizam-se também o Belo e a Saúde.
Preceitos de luz, caminhos/ Masaharu Taniguchi.
Se pensarmos no bem, seremos o próprio bem. Se pensarmos em destruição, ocorrerá a destruição e se pensarmos em guerra é o pensamento que se fará. Devemos sempre preencher nossa mente com o bem. Assim nos tornaremos saudáveis. Devemos preencher nossa mente com o bem. Assim nos tornaremos saudáveis. Deus é o bem, o Belo, a Vida saudável. Esse Bem, esse Belo e essa Vida saudável não são atributos divinos isolados entre si. São três faces de Deus. Quando se realiza o Bem, realizam-se também o Belo e a Saúde.
Preceitos de luz, caminhos/ Masaharu Taniguchi.
NOTA DE FALECIMENTO
A família e a Loja Maçônica União e Segredo participam com pesar o falecimento de
MÁRCIO ROBERTO LANCE
ocorrido em 6 de agosto de 2010 e o sepultamento se dará no dia 7 de agosto, às 16 horas, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 10.
MÁRCIO ROBERTO LANCE
ocorrido em 6 de agosto de 2010 e o sepultamento se dará no dia 7 de agosto, às 16 horas, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 10.
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
FÁBIO ALVES RODRIGUES
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 06/08/2010, às 19h30 na Capela de São Bento - em Claraval. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
FÁBIO ALVES RODRIGUES
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 06/08/2010, às 19h30 na Capela de São Bento - em Claraval. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.
CONVITE DE MISSA DE 1 MÊS
A família de
JOSE HENRIQUE VERGARA MOREIRA
convida para a missa em sua memória, HOJE, às 19 horas, na Igreja São Benedito (Igreja Menor). Pelo comparecimento, agradece.
JOSE HENRIQUE VERGARA MOREIRA
convida para a missa em sua memória, HOJE, às 19 horas, na Igreja São Benedito (Igreja Menor). Pelo comparecimento, agradece.
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
CAETANO ALVARO CERZULLO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 05/08/2010. O sepultamento se dará às 10 horas, HOJE, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 03.
CAETANO ALVARO CERZULLO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 05/08/2010. O sepultamento se dará às 10 horas, HOJE, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 03.
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
OVIDIO SEGESMUNDO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 05/08/2010. O sepultamento se dará às 9 horas, HOJE, no Cemitério Municipal Cristais Paulista. O velório acontece no São Judas Tadeu.
OVIDIO SEGESMUNDO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 05/08/2010. O sepultamento se dará às 9 horas, HOJE, no Cemitério Municipal Cristais Paulista. O velório acontece no São Judas Tadeu.
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