Morreu Eduardinho de Paula Filho, de rica história profissional e social


| Tempo de leitura: 8 min

Morreu no dia 27, aos 72 anos, Eduardinho (como era conhecido) de Paula Filho, personagem de rica história profissional e social, irmão do professor e colaborador deste Comércio, Everton de Paula, e do cirurgião dentista Sérgio Augusto de Paula.

Estava internado no Hospital do Coração há uma semana. Em exame de rotina realizado há 30 dias, teve detectado um tumor no pulmão. A doença evoluiu rapidamente e todos os esforços médicos foram em vão.
Era filho de Eduardo de Paula e Ema Centofante de Paula. Divorciado de Idelma Tozzi, casou-se com Maria Terezinha Garcia Domênico. São seus filhos, Alcides Eduardo, casado com Elza, e Fernando César. Era avô da garotinha Fernanda.
 
Trabalhou como fotógrafo neste Comércio, na ocasião em que Alfredo Henrique Costa comandava o jornal. Documentou, em fotos, confronto entre órgãos de segurança e entregadores de leite, frente às antigas instalações da Usina Jussara, na bairro da Estação. O trabalho foi considerado referencial à época, segundo lembranças de sua família. Como contador, atuou no Cortume Progresso, Laticínios Jussara e no Banco Arthur Scatena.
 
Decidiu-se por fazer Administração de Empresas. Formado, ingressou em Furnas como gerente administrativo e participou ativamente da construção da barragem do Estreito, permanecendo na empresa por vários anos. Após, tornou-se funcionário de carreira da Construtora Odebrecht onde, utilizando experiência profissional adquirida em Furnas, esteve na construção de Angra I, na Praia Brava, Angra dos Reis (RJ). Atuaria ainda na Construtora Adolpho Linderberg de São Paulo, até próximo da aposentadoria.
 
Novamente em Franca, Eduardo dedicou-se à família e a alguns hobbies, a exemplo da cozinha (seus pratos italianos deixam saudade) e da pescaria. Com vários amigos, não havia distância que o amedrontasse na busca de bons cursos d’água, divertimento e contato com a natureza.
 
Há algumas semanas, juntou vários amigos aos familiares e dedicou-se a criar seus pratos. “Foi quase uma despedida”, disse seu irmão Everton de Paula ao Comércio. “Lá estiveram todos, inclusive o amigo Antônio Carlos Ewbank Seixas, de quem ele gostava muito e que não via há algum tempo”.
 
Era dono de personalidade marcante. Fez e alimentou grande rede de relacionamentos. Era constantemente convidado a estar em festas e eventos, em função de seu perfil amigo e companheiro. Participou da fundação do Acácia Clube. Amante de versos e de música, dizia sempre de “My Way” de Frank Sinatra. “Quanto eu me for, lembrem-se de mim quando ouvirem My Way. Fala de minha história, que tenho vivido ao meu modo e da forma mais intensa possível”. Exerceu sua última atividade profissional como funcionário da Universidade de Franca.
 
Estava integrado, de algum tempo para cá, ao movimento da terceira idade de Franca. Frequentava grupos de danças e adorava. Deixa saudade também no movimento de Fraternidade Feminina da Loja Maçônica Independência III, frequentado por sua mãe, d. Ema, pelo apoio incondicional que dava às voluntárias.
Velório, no São Vicente de Paulo e sepultamento, no Cemitério da Saudade, aconteceram ontem.


 
CATÓLICA

S. Marta

“Marta” quer dizer “senhora, patroa”
 
É bem conhecida a cena evangélica das duas irmãs de Lázaro: de um lado, Marta, agitada, ansiosa, corre de um lado para outro, procurando servir o Mestre; de outro, Maria, tranquila e silenciosa, senta-se aos pés de Jesus para escutar suas palavras (Lc 10,38-42). S. Agostinho, referindo-se a Marta e Maria diz:
“Não te entristeças, não te lamentes por teres nascido num tempo em que já não pode ver o senhor corporalmente. Ele não te privou desta honra, pois afirmou: Todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizeste (Mc 25,40)... Agora (Marta) estás ocupada com muitos serviços, queres alimentar os corpos que são mortais, embora sejam de pessoas santas. Mas, quando chegares à outra pátria, acaso encontrarás peregrinos para hospedar? Encontrarás um faminto para repartires com ele o pão? Um sedento para dares de beber? Um doente para visitar? Um desunido para reconciliar? Um morto para sepultar? Lá não haverá nada disso. Então o que haverá? O que Maria escolheu: lá seremos alimentados, não alimentadores” (cf. Liturgia das horas, v.III., p.1454).
 
 
S. Olavo

“Olavo” significa “aquele que descende dos deuses”
 
Na Noruega, S. Olavo é tido como mártir e herói nacional. Foi ele que consolidou o cristianismo como religião oficial do seu reino, levando missionários da Inglaterra para pregar o evangelho ao povo norueguês, fato este que contrariou os seguidores dos antigos cultos pagãos. Deposto por Canuto, rei da Inglaterra e Dinamarca, foi morto quando tentava conquistar a independência da Noruega. Era o ano de 1030 e ele tinha 36 anos.
 
Oração
Da prática da justiça

 
Deus, nosso Pai, não quereis dor, nem jejuns nem sacrifícios, mas misericórdia e compaixão: “O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm...” (cf. Is 58,5ss). Dai-nos a graça de proceder com integridade, praticando a justiça, amando a verdade, buscando em tudo a simplicidade de vida, o discernimento do bem, a coragem que procede da fé e a paz que é fruto do amor. Iluminai-nos para que enxerguemos para além das aparências, para além do orgulho e das falsas seguranças. Senhor, abri o nosso coração para servir e acolher aqueles que estão, neste momento, mais próximos de nós e a eles façamos o bem sem nada exigir em troca, sabendo de que é a vós que servimos e acolhemos.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
ATRITOS FÍSICOS
 

“Mas se alguém te bater na face direita, oferece-lhe também a outra” - Jesus. (Mateus, 5:39.)
 
Alguns humoristas pretendem descobrir na advertência do Mestre uma exortação à covardia, sem noção de respeito próprio.
O parecer de Jesus, no entanto, não obedece apenas aos ditames do amor, essência fundamental de seu Evangelho. É igualmente uma peça de bom senso e lógica rigorosa.
Quando um homem investe contra outro, utilizando a força física, os recursos espirituais de qualquer espécie já foram momentaneamente obliterados no atacante.
O murro da cólera somente surge quando a razão foi afastada. E sobrevindo semelhante problema, somente a calma do adversário consegue atenuar os desequilíbrios, procedentes da ausência de controle.
O homem do campo sabe que o animal enfurecido não regressa à naturalidade se tratado com a ira que o possui.
A abelha não ferretoa o apicultor, amigo da brandura e da serenidade.
O único recurso para conter um homem desvairado, compelindo-o a reajustar-se dignamente, é conservar-se o contendor ou os circunstantes em posição normal, sem cair no mesmo nível de inferioridade.
A recomendação de Jesus abre-nos abençoado avanço ...
Oferecer a face esquerda, depois que a direita já se encontra dilacerada pelo agressor, é chamá-lo à razão enobrecida, reintegrando-o, de imediato, no reconhecimento da perversidade que lhe é própria.
Em qualquer conflito físico, a palavra reveste-se de reduzida função nos círculos do bem. O gesto é a força que se expressará convenientemente.
Segundo reconhecemos, portanto, no conselho do Cristo não há convite à fraqueza, mas apelo à superioridade que as pessoas vulgares ainda desconhecem.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

Autonomia de grupo
 
Alguns podem pensar que temos levado ao extremo o princípio da autonomia dos Grupos. Por exemplo, em sua “forma longa” original, a Quarta Tradição declara: “Quando duas ou três pessoas estiverem reunidas com o propósito de alcançar a sobriedade, podem chamar a si mesmos de um Grupo de A.A., contanto que como Grupo não tenham outra afiliação.”... Mas essa extrema liberdade não é tão perigosa como parece.
 
Como um alcoólico ativo, eu abusei de toda a liberdade que a vida me permitiu. Como podia A.A. esperar que eu respeitasse a “ultra-liberdade” dada pela Quarta Tradição? Aprender a ter respeito tornou-se um trabalho para toda a vida.
A.A. me fez aceitar totalmente a necessidade de disciplina e, se eu não a obtivesse de dentro de mim mesmo, então pagaria pelas consequências. O mesmo se aplica também para os Grupos. A Quarta Tradição me indica uma direção espiritual, apesar das minhas inclinações alcoólicas.
 
Extraído do livro Reflexões Diárias

 
SEICHO-NO-IE

Deixe de se agarrar à situação atual e levante os olhos para o Universo
 
Agarrar a situação atual e não largá-la, é o mesmo que segurar o filme cinematográfico e tentar parar o seu fluir: impede que os fenômenos subsequentes cheios de riqueza surjam.
Você pensa que a sua ‘riqueza’ ou a sua ‘prosperidade’ vem do homem, ou pensa que vem de Deus? Nenhuma riqueza provém dos negócios bem feitos, nem do banco, nem das ações; a origem dela é sempre a Fonte Inesgotável Onipresente, que é “Deus”. Se você pensa que a riqueza vem somente sob uma determinada forma por você imaginada (por exemplo, “dinheiro” ou “posição social”), não conseguirá descobrir a riqueza, embora ela esteja diante de você.
Reflita: tudo aquilo que existe ao seu redor não são riquezas concedidas a você, para que você delas desfrute à vontade?
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi


AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
LEONEL CORTEZ CORTEZ
agradecida pelas demons-trações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, às 19 horas, na Igreja São Sebas-tião. Por mais este ano de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA DE 30º DIA
A família de
DOLVANDO DE PAULA OLIVEIRA
convida para a missa em sua memória, dia 29/07/2010, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 2º ANIVERSÁRIO
A família de
MARIA APARECIDA PAULINO
convida para a missa em sua memória, HOJE, 29/07/2010, às 19 horas, na Paróquia São Sebastião. Pelo comparecimento, agradece.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
LUZIA MARIA CAMPOS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 28/07/2010. O sepultamento se dará às 13 horas de hoje (29/07/2010), no Cemitério Municipal de Claraval. O velório acontece no Velório Municipal de Claraval.

 
SIMPATIA PARA EMAGRECER (CHICO XAVIER)
No sábado de manhã, encha um copo com água até a metade, e coloque dentro o número de grãos correspondente aos quilos que quer perder, não coloque grãos a mais, pois os quilos não serão recuperados. À noite, beba a água, deixando os grãos e enchendo novamente até a metade. No domingo, pela manhã em jejum, beba a água e torne a incluir água até a metade. Na segunda-feira, também em jejum, beba a água e coma os grãos. Publique na mesma semana. Use o mesmo copo durante o processo. Não faça regime, pois a simpatia é infálivel. Boa sorte.
(M.A.B.)

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários