Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 9 min

CATÓLICA

S. CRISTINA, A ADMIRÁVEL
 
1150-1224 religiosa - “Cristina” deriva de “Cristo” que significa “ungido, escolhido”
 
Cristina nasceu em Brusthem, França, em 1150. Um de seus biógrafos, por exemplo, afirma que a santa rolava por chamas ou perambulava pelos túmulos dos mortos. Isto porque uma vez morreu, mas obteve de Deus a graças de retornar ao corpo, a fim de rezar e oferecer a própria vida em favor dos irmãos na fé já falecidos. Ao final da vida, S. Cristina era uma mulher envolta em profunda paz espiritual e comunhão com Deus. Morreu em 1224, no convento de S. Catarina.
 
Oração
Do amor que nos faz irmãos

 
Deus, nosso Pai, Jesus, vosso filho, um dia disse ser ele a videira, e nós os galhos, os ramos. “Quem está em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada”. E disse também que o seu mandamento era o seguinte: “Amém uns aos outros, como eu amo vocês. O maior amor que alguém pode ter pelos seus amigos é dar a vida por eles”. (Cf. Jo 15,1ss.). Possamos neste dia trilhar o caminho do nosso Irmão maior, do nosso Mestre e Senhor, aprendendo dele um amor que saiba recolher em si à luz da vossa Luz, o Sol do vosso Sol, a claridade da vossa Claridade. Sejam iluminadas e dissipadas as trevas de nosso espírito aflito e atribulado por tantos medos e desesperança. Aprendemos daquele que amou até o fim, um amor que saiba recolher em si o clamor dos que desejam a paz que vem do alto e a comunhão que exorciza toda angústia e solidão. Ó Senhor , ensinai-nos um amor que saiba recolher em si as mãos vencidas, as mãos vencidas, as lágrimas furtivas, o desespero calado, os sonhos rasgados, a vida já partida e sem solução, a paixão e a morte sem ressurreição. Ensinai-nos um amor que saiba recolher em si os pequenos gestos, as pequenas ações, o copo de água oferecido, o pedaço de pão, o riso sincero e acolhedor, a amizade que estende a mão, o coração em silêncio para a oração, a súplica que implora sejamos todos os irmãos.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J. Alves.
São Paulo/ Editora Ave-Maria
 
 
ESPÍRITA
 
NO REINO INTERIOR

 
“Sigamos, pois, as coisas que contribuem para a paz e para a edificação de uns para com os outros” - Paulo. (ROMANOS, 14:19.)
 
Não podemos esperar, por enquanto, que o Evangelho de Jesus obtenha vitória imediata no espírito dos povos. A influência dele é manifesta no mundo, em todas as coletividades; entretanto, em nos referindo às massas humanas, somos compelidos a verificar que toda transformação é vagarosa e difícil.
Não acontece o mesmo, porém, na esfera particular do discípulo. Cada espírito possui o seu reino de sentimentos e raciocínios, ações e reações, possibilidades e tendências, pensamentos e criações.
Nesse plano, o ensino evangélico pode exteriorizar-se em obras imediatas.
Bastará que o aprendiz se afeiçoe ao Mestre.
Enquanto o trabalhador espia questões do mundo externo, o serviço estará perturbado. De igual maneira, se o discípulo não atende às diretrizes que servem à paz edificante, no lugar onde permanece, e se não aproveita os recursos em mão para concretizar a verdadeira fraternidade, seu reino interno estará dividido e atormentado, sob a tormenta forte.
Não nos entreguemos, portanto, ao desequilíbrio de forças em homenagens ao mal, através de comentários alusivos à deficiência de muitos dos nossos irmãos, cujo barco ainda não aportou à praia do justo entendimento.
O caminho é infinito e o Pai vela por todos.
Auxiliemos e edifiquemos.
Se és discípulo do Senhor, aproveita a oportunidade na construção do bem.
Semeando paz, colherás harmonia; santificando as horas com o Cristo, jamais conhecerás o desamparo.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO

“Para o conhecer e o poder da sua ressurreição, e a dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos” (Fp 3:10-11).
 
A ÊNFASE DO MINISTÉRIO DE JOÃO
 

João teve um ministério orgânico, isto é, com ênfase na vida. Deus o escolheu especialmente para lhe dar as quatro visões, começando pela história da igreja na primeira visão; na segunda, temos a história da humanidade e o final dos tempos, mostrando que todas as coisas no mundo serão julgadas e purificadas totalmente.
Em terceiro lugar, o Senhor lhe mostrou a grande Babilônia religiosa e a Babilônia material, que serão totalmente destruídas e com elas todos que se ajuntarem para pelejar contra os eleitos de Deus. Serão os vários reis e comandantes de exércitos, os duzentos milhões de cavalheiros vindos do Oriente e da região da Europa, como Rússia e Sibéria, e também do Sul, como Egito e Etiópia.
Serão muitos exércitos de várias nações concentrados num só lugar, chamado Armagedon (Ap. 16:14,16). Montando um cavalo branco, juntamente com seus exércitos, também montados em cavalos brancos, o Senhor os destruirá e acabará de uma só vez com todos eles (19:11-16). Todos os comandantes, os reis, os exércitos serão exterminados (19:19-21). A besta, que é o anticristo, juntamente com o falso profeta, o seu porta-voz, será lançada viva no lago de fogo (v.20). Assim tanto a Babilônia material terão fim. Um anjo tinha na mão a chave do abismo e uma grande corrente. Ele segurou o dragão, a antiga serpente, que é o diabo, Satanás, e o prendeu por mil anos”. Satanás não será ainda lançado no lago de fogo, mas colocado no abismo, porque o Senhor ainda o usará. Ele ficará preso apenas por mil anos, ou seja, até o final do reino milenar (v.3). O Senhor ainda permitirá que ele aja, para então pôr um fim a todas as coisas nativas antes da eternidade.
O versículo 4a diz: “Vi também tronos, e nestes sentaram-se aqueles aos quais foi dada autoridade de julgar”.
Esses tronos não se referem ao trono de Deus e do Cordeiro, mas se assemelham aos tronos dos vintes e quatro anciãos.
Os que se assentarão neles são os que têm autoridade para julgar: esses são os vencedores.
O versículo 4 continua: “Vi ainda as lamas dos decapitados por causa do testemunho de Jesus, bem como por causa da palavra de Deus”. Aqui se refere aos vencedores mortos em toda a história da igreja. Esse versículo diz ainda: “Tantos quantos não adoram a besta, nem tampouco a sua imagem, e não receberam a marca na fronte e na mão”. Esses são os que foram martirizados durante a grande tribulação. E o versículo conclui: “Viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Essa é a primeira ressurreição.
O versículo 5a se refere aos incrédulos, dizendo: “Os restantes dos mortos não reviveram até que se completassem os mil anos. Esta é a primeira ressurreição”.
Somente participarão da primeira ressurreição os que creram em Jesus e morreram; o restante dos mortos terá de esperar mil anos. A primeira ressurreição é a ressurreição da vida (Jo 5:29; Co 15, 23b; Ts 4:16), a ressurreição dos justos (Lc 14:14) e a ressurreição que Paulo buscava (Fp 3:11-Lit).
 
Igreja em Franca, Avenida José da Silva, 3651

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

TUA VONTADE, NÃO A MINHA
 
“Sempre que tivéssemos de fazer determinados pedidos, faríamos bem em acrescentar esta ressalva ‘...se for de Tua vontade’”.

 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES. P. 91
 
Eu peço simplesmente que durante o dia Deus coloque em mim o melhor entendimento de sua vontade que eu possa ter, e que me conceda a graças de poder executá-la.
No transcorrer do dia posso fazer uma pausa quando diante de situação que precisam ser tomadas, e renovar o pedido simples: “Seja feita a tua vontade, não a minha”.
Devo ter sempre em mente que em toda situação eu sou responsável pelo esforço e Deus é responsável pelo resultado. Posso “soltar-me e entregar-me a Deus”. Repetindo humildemente: “Seja feita a Tua vontade e não minha”. Paciência e persistência da dor de expectativas egoístas.
 
Reflexões Diárias, pág. 333.

 
SEICHO-NO-IE

Lance na mente boas sementes
 
O que não foi semeado não germina. A lei da mente determina que germine e dê fruto aquilo que se semeou. Se pretende colher berinjela, você precisa plantar semente de berinjela. Não pense em colher berinjela do ramo de pepino.
Mas não é só no mundo vegetal que “se colhe somente aquilo que se semeou”; esta é uma Verdade válida também no mundo do homem. Se você lança sementes de desarmonia no mundo da mente, como conseqüência natural você terá de colher no mundo fenomênico acontecimentos caracterizados por desarmonia. Se, neste momento, está sucedendo alguma desarmonia ao seu redor, com certeza é porque você tem nutrido, sem o perceber, sentimentos de desarmonia semelhantes à que está se manifestando em sua volta agora. Quando você reconhecer o erro da sua mente e corrigi-lo, os problemas também se resolverão por si.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
FADUA KALUF DE PAULA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 24/07/2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
SEGUNDO JOSÉ GERON
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 24/07/2010 (sábado), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
NAIR STEFFENS ERCULINO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 24/07/2010, às 19 horas, na Igreja Santo Antônio. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.


AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
HILZA FERREIRA DE SOUZA SILVA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 25/07/2010 (domingo), às 19 horas, na Igreja Matriz Sant’ana (Aroporto I). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA DE 30º DIA
A família de
BRAULINA BATISTA DE PAULA
convida para a missa em sua memória, hoje 24/07/2010, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 5º ANIVERSÁRIO
A família de
JOAQUIM DE SOUZA
convida para a missa em sua memória, domingo, dia 25/07, às 8h, na Igreja São Vicente de Paulo. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 10º ANIVERSÁRIO DE FALECIMENTO
A família de
ALBANO ANTONIETE
convida para a missa em sua memória, HOJE, (24/07/2010), às 18h30, na Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
PATRÍCIA REZENDE PAVANELO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 23/07/2010. O sepultamento se dará às 9 horas do dia 24/07/2010, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 03.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
EURÍPEDES ANTÔNIO MICHELASSI
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 23/07/2010. O sepultamento se dará às 15 horas, HOJE, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 04.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários