Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 6 min

CATÓLICA

 

S. João Cassiano
 

“João” significa “O Senhor é misericordioso”
 
Não se sabe ao certo o lugar em que nasceu João Cassiano. Alguns biógrafos afirmam que este santo monge teria nascido na Romênia, por volta de 360, e teria morrido em Marselha, mais ou menos em 435. Conviveu muito tempo com os monges do Egito, adquirindo grande experiência na vida monacal. Foi ordenado diácono em Constantinopla e, mais tarde, presbítero em Roma. Em Marselha, João Cassiano fundou dois mosteiros: um para homens e outro para mulheres, iniciando assim o monarquismo no Ocidente. Deixou escritas obras importantes para a história monástica, como as Instituições cenobíticas e as Conferências. Nessas obras, S. Cassiano fala das conversas que manteve com os principais anacoretas do Egito e descreve a vida dos monges. Esses escritos vão inspirar mais tarde a Regra de S. Bento.
 
Oração
Do Deus que sustenta nossa vida
 
Deus, nosso Pai, sois o Deus da vida em plenitude. E vosso desejo é que vivamos sem medo de sermos felizes, pois o Deus Eterno, o Deus forte, está conosco. É Ele que faz secar o mar das prepotências humanas e abre um caminho seguro para nossas atribuladas travessias. É Ele que prepara nosso êxito, a nossa vitória. Alegria e felicidade nos acompanharão, e não haverá mais tristeza nem choro. É Ele quem diz: “Eu, eu mesmo, lhes dou forças. Então, por que vocês têm medo de pessoas, de seres mortais, que não duram mais do que a palha? (cf.Is 51,10ss). Que vos busquemos sem cessar, como a criança que clama pela presença da mãe e só encontra conforto e segurança no aconchego de seus braços. Sois o Deus vivo, aquele que em nossos momentos de morte suscita a vida renovada, a vida multiplicada. Sois a Água-viva a regar os desertos da nossa falta de fé, a lavar nossos erros, a mitigar a ardência de nossas vaidades e aflições. Sois o pão que alimenta nossa fé e nos faz fortes nas adversidades. Sois o sal que dá sabor ao que somos, fazemos e ao que sonhamos. Sois a luz que clareia a escuridão para que nossos passos não tropecem nem se percam longe da paz, da misericórdia e do perdão.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J. Alves. São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
QUE FAZEIS DE ESPECIAL?

 
“Que fazeis de especial?” - Jesus. (Mateus, 5:47.)
 
Iniciados na luz da Revelação Nova, os espiritistas cristãos possuem patrimônios de entendimento muito acima da compreensão normal dos homens encarnados.
Em verdade, sabem que a vida prossegue vitoriosa, além da morte; que se encontram na escola temporária da Terra, em favor da iluminação espiritual que lhes é necessária; que o corpo carnal é simples vestimenta a desgastar-se cada dia; que os trabalhos e desgostos do mundo são recursos educativos; que a dor é o estímulo às mais altas realizações; que a nossa colheita futura se verificará, de acordo com a sementeira de agora; que a luz do Senhor clarear-nos-á os caminhos, sempre que estivermos a serviço do bem; que toda oportunidade de trabalho no presente é uma bênção dos Poderes.
Divinos; que ninguém se acha na Crosta do Planeta em excursão de prazeres fáceis, mas, sim, em missão de aperfeiçoamento; que a justiça não é uma ilusão e que a verdade surpreenderá toda a gente; que a existência na esfera física é abençoada oficina de trabalho, resgate e redenção e que os atos, palavras e pensamentos da criatura produzirão sempre os frutos que lhes dizem respeito, no campo infinito da vida.
Efetivamente, sabemos tudo isto.
Em face, pois, de tantos conhecimentos e informações dos planos mais altos, a beneficiarem nossos círculos felizes de trabalho espiritual, é justo ouçamos a interrogação do Divino Mestre:
- Que fazeis mais que os outros?
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS

EU ESTAVA CAINDO RÁPIDO
 
Nós, AA, somos pessoas ativas, desfrutando da satisfação de lidar com as realidades da vida... Portanto, não é de se estranhar que, com freqüência, façamos pouco caso da meditação e da oração séria, como não sendo coisas de real necessidade.
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES. p. 85
 
Eu estava escorregando para fora do programa já há algum tempo, mas foi preciso a ameaça de uma doença terminal para me trazer de volta e, particularmente, para a prática do Décimo Primeiro Passo de nossa abençoada irmandade. Embora tivesse quinze anos de sobriedade e fosse ainda muito ativo no programa, sabia que a qualidade de minha sobriedade caíra bastante. Dezoito meses mais tarde, um exame revelou um tumor maligno e o prognóstico de morte certa dentro de seis meses. O desespero se instalou quando me registrei em um programa de reabilitação, após o qual sofri dois pequenos ataques que revelaram dois grandes tumores no cérebro. Enquanto ia atingindo novos fundos de poço, eu me perguntava por que isto estava acontecendo comigo. Deus permitiu que eu reconhecesse minha desonestidade e que me tornasse capaz de aprender novamente. Milagres começaram a acontecer.
Mas basicamente reaprendi o significado total do Décimo Primeiro Passo. Minha condição física melhorou dramaticamente, e minha doença é insignificante, comparada com o que quase perdi.
 
Reflexões Diárias, Pág. 332.

 
SEICHO-NO-IE

Como superar o temor
 
Se surgir o temor, você perderá a capacidade de julgar as coisas com rapidez e acerto, e ficará como que paralisado, apesar de haver meio de se livrar da dificuldade, tal como ocorre a um sapo ‘hipnotizado’ pelo olhar da cobra. Podemos dizer que, em verdade, o temor é o inimigo do homem. Pensamentos como ‘não consigo’ ou ‘não posso mais’ acabam tolhendo a sua capacidade e fazendo-o cair na infelicidade que poderia ter evitado.
Então, o que você deve fazer para afastar o temor e trazer à tona o pensamento ‘Eu consigo’? Deve mentalizar constantemente: ‘ Eu sou Filho de Deus. Deus está sempre me orientando com Sua Sabedoria Infinita; portanto, jamais fracassei. Deus é a minha sabedoria, a minha força, a minha fraqueza, a minha provisão infinita’.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
SEGUNDO JOSÉ GERON
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 24/07/2010 (sábado), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
FABIANA ALARCON GRANERO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 23/07/2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
MARIA RITA FARIA DOS SANTOS DE OLIVEIRA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 22/07/2010. O sepultamento se dará às 9 horas de hoje (23/07/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece na Rua Joaquim Neves, 1.401 - Jd. São Paulo (Igreja do Evangelho Quadrangular).

 
CONVITE DE MISSA DE 12 ANOS E 10 MESES
Jeiner, Dagmar, Vilma e familiares do saudoso
HERIBERTO ARAÚJO
convidam para a missa em sua memória, HOJE, às 17 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Catedral). Pelo comparecimento, agradecem.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
MARIA APARECIDA DA SILVA MARTINS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 22/07/2010. O sepultamento se dará às 16 horas de hoje (23/07/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no Veório Municipal do Leporace, sala 2.
 

NOTA DE FALECIMENTO
A família de
SEBASTIÃO MONTEIRO LEITE
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 22/07/2010. O sepultamento se dará às 17 horas de hoje (23/07/2010), no Cemitério Jardim das Oliveiras. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 11.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários