As 7 notas musicais


| Tempo de leitura: 1 min

Uma canção, por mais simples que seja, é formada por muitas notas musicais. É como uma frase, constituída por muitas palavras. Ou uma palavra, formada por várias letras. Ou o próprio abecedário de qualquer língua, que tendo apenas algumas consoantes e vogais permite escrever milhões de livros com elas. Tudo depende da combinação.

A nota musical é o elemento mínimo de um som. O som é uma onda que se propaga no ar e é captada pelo ouvido humano. Cada nota musical tem uma duração associada a uma frequência. São sete as notas musicais: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si.

O nome das notas tem sua origem na antiguidade. Foi o italiano Guido D'Arezzo, que era monge, quem criou este sistema de nomear as notas musicais para fixar no papel as músicas que iam sendo criadas. Seis das notas foram retiradas das primeiras sílabas de um hino a São João Batista. Veja a seguir.

Ut queant laxis
Resonare fibris
Mira gestorum
Familli tuorum
Solve polluti
Labii reatorum

 
Confira a tradução do latim para o português
 
Para que teus servos
Possam cantar as maravilhas
Dos teus atos admiráveis
Absolve as faltas
De seus lábios impuros
 
Com o passar do tempo, o “Ut”, considerado incômodo para o solfejo (canto) e difícil de se encaixar da mesma forma que as outras, foi trocado por “Si” pelo religioso Giovani Batista Doni. Este “Si” era uma abreviatura de Santo Iohannes, São João, o inspirador dos versos de que falamos acima. O “Dó” foi criado pouco depois para completar a escala.
 
Com estas sete notas musicais - dó, ré, mi, fá, sol, lá, si - foram e continuam sendo escritas as maiores peças clássicas e as mais ingênuas músicas populares.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários