Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 8 min

CATÓLICA

S. Camilo de Lélis
 
1550-1614 - fundador-patrono dos enfermos e hospitais, “Camilo” quer dizer “aquele que está perante Deus, o sacertode de Deus”.
 
Oriundo de Abruzzos, Itália, S. Camilo acreditava no exemplo de que, com a ajuda de Deus e o esforço pessoal, é possível superar as maiores dificuldades. Viciado no jogo de cartas, perdeu tudo o que tinha e tudo que conseguia... Lutou em guerras, passou fome, mendigou.
Caiu e se levantou inúmeras vezes.
Um dia, ao trabalhar como pedreiro em um convento capuchinho, decidiu de fato mudar de vida e fazer-se religioso capuchinho. Devido a uma doença crônica nos pés, não quiseram admiti-lo. Internou-se então no hospital de S. Tiago em Roma, e ali passou quatro anos servindo os doentes. Diante da recusa dos capuchinhos em aceitá-los e vendo o tratamento desumano que era dispensado a doentes, teve a inspiração de fundar uma congregação que prestasse aos doentes auxílio corporal e espiritual. Nascia, pois, o Instituto dos Padres da Boa Morte. Em 1854, ordenou-se sacerdote. Em 1746, foi canonizado por Bento XIV. É invocado com a seguinte oração:
Ó S. Camilo, vós que dedicastes a vida a cuidar dia e noite dos doentes; vós que vistes nos doentes o próprio Jesus, intercedei junto a Deus Pai por nós que sofremos. Ó S. Camilo, vós que estai junto a Jesus no céu, intercedei junto a ele para que aumente nossa fé e confiança no seu poder de curar. Jesus quer curar nossos males e sofrimentos. Dai-nos confiança em sua misericórdia. Ó S. Camilo... Intercedei junto ao Espírito Santo para que sua Igreja ame e se dedique a todos as que sofrem.
 
Oração
Da Vida que vence a morte
 
Deus, nosso Pai, nos momentos de dor e sofrimento, de desânimo e de falta de confiança, fazei-nos sentir a vossa presença, que consola e reconforto. No dilaceramento que nos verga o corpo e cega o espírito, dai-nos a graça de acreditar mais fortemente em vós, pois sois a força que nos sustenta, a fortaleza que nos abriga, a rocha que nos protege, o escudo que nos defende, a luz que dissipa a escuridão, a benção que nos enriquece de todos os dons, a vida acolhe (Cf. Sl 18). Jesus, vosso filho, passou pela dor e pelo sofrimento, pelo desespero e pela morte, mas ressurgiu glorioso e vivo. Ensinai-nos a ler os sinais de vida nos frutos que amadurecem a ler e nas sementes que morrem, para que vida renasça mais forte e vencedora da própria morte. Em vossas mãos colocamos nossa vida e, no tempo oportuno, fazei-nos renascer em vós, gloriosos, para o vosso Reino. “Sou eu quem faz virem as dores de parto; será que eu vou deixar que os filhos nasçam?” Cf. Is 66,9ss.)
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves
São Paulo, Editora Ave-Maria
 
 
ESPÍRITA
 
FARISEUS
 
‘Acautelai-vos, primeiramente, do fermento dos fariseus’ - Jesus. (Lucas, 12:1.)
 
Fariseu ainda é todo presunçoso, dogmático, exclusivo, pretenso privilegiado das Forças Divinas.
O orgulhoso descendente dos doutores de Jerusalém ainda vive. Atravessa todas as organizações humanas. Respira em todos os templos terrestres. Acredita-se o herdeiro único da Divina Bondade. Nada aprecia senão pelo prisma do orgulho pessoal. Traça programas caprichosos e intenta torcer as próprias leis universais, submetendo-as ao ponto de vista que esposou na sua escola ou no seu argumento sectarista.
Jamais comparece, ante a bênção do Senhor, na condição de alguém que se converteu em instrumento de seus amorosos desígnios, mas como crente orgulhoso, cheio de propósitos individualistas, declarando-se detentor de considerações especiais.
Os aprendizes fiéis necessitam acautelar-se contra o lêvedo de tais enfermos do espírito.
Toda idéia opera fermentações mentais.
Certamente que o Mestre não determinou a morte dos fariseus, mas recomendou cautela em se tratando da influenciação deles.
Exigências farisaicas constituem perigosas moléstias da alma. Urge auxiliar o doente e extinguir a enfermidade. Todavia, não conseguiremos a realização, provocando tumultos, e sim usando a cautela na antiga recomendação de vigilância.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
“Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criastes, sim, por causa de tua vontade vieram a existir e foram criadas”. (Ap. 4:11).
 
A GLÓRIA E A SANTIDADE DE DEUS
 
Apocalipse 4:8 diz: “ E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir”.A aparência dos seres viventes é semelhante à de querubins.
(Ez. 1:5-10;10:14-15). Sobre o propiciatório que cobria a arca da aliança do Tabernáculo, havia a figura de dois querubins com duas asas estendidas (Ex 25:19-20). No véu entre o Lugar Santo e o Santo dos Santos também havia figuras de querubins (26:1). Por um lado, os querubins representam as criaturas e, por outro, referem-se à glória de Deus (Hb. 9:5).
Isaías 6:2 mostra que os serafins tinham seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam.
Ao se mover, eles se ocultam e ao mesmo tempo só vêem Deus e olham só para o mover de Deus. Nós também devemos ser assim e em todo o nosso mover devemos cobrir-nos para não nos gloriar. Nosso mover deve ser oculto, devemos cobrir o rosto e os pés, pois tudo o que fazemos é Deus quem faz por meio de nós, pela direção do Espírito Santo. Os serafins representam a santidade de Deus (V. 3). Assim os seres viventes representam a santidade de Deus.
Apocalipse 4:8 diz os quatro seres viventes ‘não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-poderoso, aquele que era, que é e há de vir’ (Cf. Is 6:3). ‘Santo, santo, santosão as palavras de hino 3 do nosso hinário. Nos versículos 9 a 11 lemos: ‘Quando esses seres viventes derem glória, honra e ações de graças ao que se encontra sentado no trono [...] os vintes e quatro anciãos prostar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante de trono, proclamando: ‘Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder [...]’. Esses vinte e quatro anciões não são terrenais, mas angelicais, a quem o Senhor constituiu como anciãos.
A segunda grande visão do apóstolo João em Apocalipse é principalmente para mostar a situação de toda a Terra. Vemos a seguir que o Cordeiro que foi morto foi considerado digno de abrir os selos. Uma vez ressurreto, o Senhor começou a abrir esses selos e a história desses dois mil anos se iniciou intensificandos-se no final, próximo da sua volta.
O livro continha sete selos. O último selo contém sete trombetas e a sétima trombeta contém sete taças. Além disso, as três últimas trombetas correspondem aos três ais.
Todos esses símbolos, alguns de aspectos negativos, compõem a história desde a ascensão do Senhor, há quase dois mil anos, até a sua volta, inclusive a era vindoura do reino e a eternidade. Essas visão mostra como o Senhor vem lidar com homens e questões iníquas até a grande tribulação.
 
Igreja em Franca, Avenida José da Silva, 3651.

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
PENSAMENTOS MATINAIS
 
Pergunte-lhe, na sua meditação matinal, o que você pode, a cada dia, por aquele que ainda está doente.
 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS. P. 176
 
Por muitos anos ponderei sobre a vontade de Deus para mim. Acreditando que talvez um grande destino tivesse sido preparado para minha vida. Afinal, tendo nascido numa determinada religião, não me tinham dito que eu era um “escolhido”?
Finalmente, quando considerei a passagem acima, me ocorreu que a vontade Deus para mim era simplesmente de que praticasse o Décimo Segundo Passo todo dia. Além disso, deveria fazer isto com o melhor de minha vida dentro do contexto do dia de hoje.
 
Reflexões Diárias, pág. 325.

 
SEICHO-NO-IE
 
Eis o segredo do bem-viver
 
Um homem caminhava preocupado, pois estava diante de um problema de difícil solução e não conseguia achar o meio de solucioná-lo, quando chegou numa encruzilhada. Ali encontrava-se um guarda de trânsito e, ao lado dele, uma placa com os seguintes dizeres: ‘Pare, olhe, tenha calma’. Ele parou e, olhando atentamente à sua volta, tratou de se acalmar. ‘É verdade; não posso andar a esmo por aí. Posso ser atropelado.’ Nesse momento, a mente dele sofreu uma mudança. Ele percebeu: ‘Tenho andado a esmo pela vida. Andava apressado, sem olhar bem à minha volta. Devo ter mais calma. E depois recomeçar do ponto inicial, orientado por Deus’. É nisto que consiste o segredo do bem-viver!
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
CONVITE DE MISSA DE 6 MESES
A família de
FLÁVIA MORELLI
convida para a missa em sua memória, hoje 14/07/2010, às 19 horas, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Catedral). Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 1 ANO
A família de
SERAFIM RIBEIRO MALTA
convida para a missa em sua memória, hoje 14/07/2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
PAULO FALEIROS
convida para a missa em sua memória, HOJE, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARA CONSEGUIR ALGO IMPOSSÍVEL
Leia na Bíblia os Salmos 37, 38, 39, 40 durante 3 dias seguidos, no 4º dia publique e verás o que pediu com fé receber.
(O.M.Q.N.)

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários