Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 9 min

CATÓLICA

B. Gregório Grassi e companheiros
 
“Gregório” quer dizer “aquele que é cuidadoso” “vigilante”
 
Numerosos foram os cristãos que testemunharam a fé em Jesus no final do século XIX, durante a perseguição instigada pela imperatriz Tsê-En-Hi. Acusados de trair a Antiga China, cerca de 20 mil cristãos foram presos e condenados à morte. Em 1946, 29 deles foram beatificados, como representantes dessa legião de mártires. Entre outros, estão o bispo franciscano Gregório Grassi, italiano, nascido em 1833 e que chegou à China em 1861; Dom Francisco Fogolla, Pe. Elias Facchini, que conduziam a missão de Chan-Si; Dom Antônio Fantosati e seus companheiros, que residiam em Heng-Chou-Fou. No início de 1900, a missão foi invadida e os missionários, seminaristas e serviçais foram presos. Aos gritos de “morte aos diabos europeus” julgados e condenados à morte como traidores do povo chinês, tendo seus corpos lançados numa vala comum. Mais tarde Yu-Hsien mandou desenterrar os corpos e entregar os restos mortais aos franciscanos, para que os sepultassem em seu cemitério. Em 1903, o próprio governo dava funeral solene àqueles que tombaram pela fé em Jesus.
 
Oração
Do Deus em nós
 
Deus, nosso Pai, no anseio de ser feliz, corremos atrás de tantas coisas, iludindo-nos com o brilho passageiro de nossas vaidades cadentes. Corremos atrás de ventos, buscando fora de nós, nas exterioridades, o que em nós se esconde. Na agitação da busca a todo custo, esquecemos que a conquista da paz passa pela busca interior; passa tanto pelas trevas quanto na claridade de nosso espírito. Passa pelo fogo das provações. Passa pelo encontro convosco no íntimo de nossas consciências. Feliz daquele que reconhece com humildade sua verdadeira face humana, tantas vezes desprotegida e frágil, mas sempre esperançosa, precisada de amor, sedenta de vos encontrar e comungar convosco. Deus de ternura. Passais por nossa vida como lâmina cortante e como fogo ardente. No vosso mistério de amor nos separais para nos unir... Cegais nossos olhos para que recobremos a visão. Adoeceis-nos para sarar-nos. Derrubais-nos para nos levantar. Vós nos deixais errantes para que vos encontremos, e ao encontrar-vos descubramos nós mesmos e a alegria da comunhão convosco e com nossos semelhantes.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
PARA O ALVO
 
“Prossigo para o alvo” - Paulo. (Filipenses, 3:14.)
 
Quando Paulo escreveu aos filipenses, já possuía vasta experiência de apostolado.
Doutor da Lei em Jerusalém, abandonara as vaidades de raça e de família, rendendo-se ao Mestre em santificadora humildade.
Após dominar pela força física, pela cultura intelectual e pela inteligência nobre, voltou-se para o tear obscuro, conquistando o próprio sustento com o suor diário. Ingressando nos espinhosos testemunhos para servir ao próximo, por amor a Jesus, recebeu a ironia e o desamparo de familiares, a desconfiança e o insulto de velhos amigos, os açoites da maldade e as pedradas da incompreensão.
O convertido de Damasco, no entanto, jamais desanimou, prosseguindo, invariavelmente, para o alvo, que, ainda e sempre, é a união divina do discípulo com o Mestre.
Quantos aprendizes estarão, atual mente, dispostos ao grande exemplo?
Espalham-se, em vão, os convites ao sublime banquete, debalde envia Jesus mensageiros aos estudantes novos, revelando a excelência da vida superior. A maioria deles, contudo, abrange operários fugitivos, plenamente distraídos da realização... Perdem de vista a obra por fazer, desinteressam-se das lições necessárias e esquecem as finalidades da permanência na Terra. Comumente, nos primeiros obstáculos mais fortes da marcha, nas corrigendas iniciais do serviço, põem-se em lágrimas de desespero, acabrunhados e tristes. Declaram-se, incompreensivelmente, desalentados, vencidos, sem esperança...
A explicação é simples, todavia. Perderam o rumo para o Cristo, seduzidos por espetáculos fugazes, nas numerosas estações da jornada espiritual, e, por esquecerem o alvo sublime, chega de modo inevitável o instante em que, cessados os motivos da transitória fascinação, se sentem angustiados, como viajores sedentos nos áridos desertos da vida humana.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
“Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar- que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Ap 3:8).
 
FILADÉLFIA E LAODICÉIA
 
De Tiatira, que representa o catolicismo Romano, procedeu a igreja em Sardes, que prefigura as igrejas protestantes, e de Sardes saiu um grupo de cristãos para compor a igreja em Filadélfia, que prefigura a restauração da igreja na base correta da unidade. O nome Filadélfia quer dizer amor fraternal. Em Apocalipse 3:8 lemos: “Conheço as tuas obras eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar que tens pouca força, entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome”. Pouca força indica que o número de irmãos que assumiram a posição da unidade não é grande; eles, porém, guardam a palavra do Senhor e não negamos o Seu nome.
O Senhor deu para Filadélfia uma porta aberta, por onde pode entrar os Tiatira e Sardes, uma porta que ninguém fechará. Essa é a igreja em Filadélfia que praticamos: estamos abertos a todos e aceitamos todos os que o Senhor aceita. Não podemos tornar nenhum item da restauração, quer seja uma prática, quer seja uma verdade, uma exclusividade que nos faça rejeitar alguém que o Senhor regenerou.
Quando há irmãos que enfatizam demasiadamente a verdade e perdem a prática, tornam-se Laodicéia, pois pensam: “Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma” (Ap 3:17). Que o Senhor nos guarde de cair nessa situação!
Essa é toda a história da igreja que João viu no espírito os sete candelabros de ouro. Devemos dar o testemunho da unidade do Senhor na cidade onde moramos, a fim de mostrar os habitantes que no universo há um só Corpo que se expressa por meio da igreja. Que todos vejam o testemunho da unidade e venham para firmá-lo conosco. Graças ao Senhor!
A Igreja em Filadélfia tem uma coroa que o Senhor já prometera para a igreja em Esmirna. Pérgamo não pôde herdar essa coroa, Tiatira também não foi qualificada a recebê-la, em Sardes. Agora nós restauramos a mesma linha da igreja em Esmirna, que é guardar a palavra do Senhor e não negar o Seu nome, portanto, temos a coroa da vida. Para a igreja em Filadélfia o Senhor diz: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3:11).
Quando João achou-se em espírito, teve a primeira grande visão acerca desses dois mil anos na História da igreja. Ter essa visão agora também nos ajuda a avançar como testemunhas do Senhor, brilhando como estrelas individualmente e como candelabros de ouro coletivamente. Que o Senhor nos Abençoe!
 
Igreja em Franca, Avenida José da Silva, 3651.

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
SOLTE-SE E ENTREGUE-SE A DEUS
 
...rogando apenas o conhecimento de sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES. P. 85
 
Quando eu “me solto e me entrego a Deus”, penso mais clara e sabiamente. Sem ter que pensar a respeito, rapidamente me livro das coisas que me causam dor e desconforto. Como acho difícil me livrar da espécie de pensamento e atitudes preocupantes que me causam uma imensa angústia. Tudo que preciso fazer nestas horas é permitir que Deus, como eu o concebo, me liberte delas e no mesmo instante me solto de pensamentos, recordações e atitudes que estão me incomodando.
Quando recebo ajuda de Deus como eu o concebo, posso viver minha vida um dia de cada vez e lidar com os desafios que apareçam no meu caminho. Somente então posso viver uma vida de vitória sobre o álcool, numa sobriedade confortável.
 
Reflexões Diárias, pág. 320.

 
SEICHO-NO-IE
 
Pensamento, vontade, ideia, criatividade
 
O pensamento traça o ‘modelo’ das coisas a serem criadas, e a vontade serve para manter esse ‘modelo’ por um determinado período, até que seja entregue à Força Criadora de Deus. Por mais que você se esforce, achando que a força de vontade é que cria as coisas, ela não agirá durante o sono. Entretanto, mesmo durante o sono, é realizada a função biológica, sendo desintegrados e eliminados os tecidos velhos e formados os novos tecidos no interior do corpo. Isto porque a força de Deus está agindo segundo um determinado ‘modelo de criação’ (pensamento). Esse ‘modelo de criação’ é a ‘ideia do modelo imutável e eterno do homem-Deus’, que no Gênesis está escrito assim: ‘... foi feito à imagem de Deus’. Se essa ‘ideia’, ou seja, modelo original, se projetar exatamente como é, revela-se em forma de homem perfeitamente saudável; mas quando se sobrepõem a ela pensamentos imperfeitos do homem, estes surgem em forma de doença.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
ADJAIME TEIXEIRA MACEDO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 08/07/2010, ás 19 horas na Igreja Nossa Senhora das Graças. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
SEBASTIÃO REZENDE DE ARAÚJO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 10/07/2010, sábado, às 18h30, na Igreja Santa Rita. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
LUIZ MANIGLIA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 08 de julho de 2010 (hoje), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
SOLANGE DA PENHA SILVA E SILVA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada hoje 08/07/2010, às 19 horas, na Igreja Santa Rita. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA DE 3 ANOS E 2 MESES
A família de
MARILUCE MOREIRA FURLAN
convida para a missa em sua memória, dia 8 de julho de 2010 (quinta-feira), às 19 horas, na Igreja São Sebastião. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
DANIEL DE SOUZA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 07/07/2010. O sepultamento se dará hoje 08/07/2010, às 9 horas, no Cemitério Parque Santo Agostinho. O velório acontece no Velório Regional do Aeroporto.

 
CONVITE DE MISSA DE 2 ANOS
A família de
ARNALDO DIAS DE OLIVEIRA
convida para a missa em sua memória, hoje, 08/07/2010, às 19 horas, na Igreja Santa Rita. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 6 ANOS
A família de
CARLOS ANTONIO DE OLIVEIRA
convida para a missa em sua memória, hoje, 08/07/2010, às 19 horas, na Igreja Santa Rita. Pelo comparecimento, agradece.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários