Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 7 min

CATÓLICA

S. Bernardino Realino
 
“Bernardino” deriva de “Bernardo” que significa “forte como um urso”
 
Bernardino Realino nasceu em 1530, em Capri, Itália. Dedicado aos estudos, em 1556 doutorou-se em Direito Civil e em Direito Canônico. Ocupou vários cargos administrativos: prefieot de Felizzano de Monferrato, advogado fiscal em Alexandria do Piemonte, prefeito de Cassine, pretor em Castel Leone e, por fim, audotir e lugar-tenente geral. A morte da noiva levou-o a repensar toda sua vida. Em 1564, ingressou na Companhia de Jesus e em 1567 foi enviado a Lecce, para fundar um colégio, onde viveu até o fim da vida, em 1616. Exerceu intensa atividade apostólica, dirigindo colégios, ensinando catequese, cuidando de doentes em hospitais e de prisioneiros nos cárceres. Fundou diversas congregações marianas. Acorriam a ele bispos, príncipes e gente do povo, a fim de pedir seus conselhos.
 
Oração
Da Fortaleza nas incompreensões

 
Deus, nosso Pai, sois Alguém que prestais atenção até mesmo na poeira que cai de nossas mãos. Vós vos preocupis quando vacilamos perante as dificuldades. Estendei, pois, vossas mãos, quando fragilizados e impotentes somos arrastados ao sabor de nossos impulsos e de nossas ignorâncias. Quando a angústia nos oprime, ainda é o vosso sopro de vida que renova nosso espírito. Na gratuidade de vosso amor operais em nós maravilhas e nos cumulais com inumeráveis dons. Nossas mãos se ajuntem e se unam para vos agradecer, louvar e vos oferecer uma vida íntegra, correta, solidária, alegre e confiante, inclinada à bondade, ao amor e ao perdão. Dai-nos a fortaleza e a firmeza de ânimo para suportar, sem rancor nem sentimento de vingança, as incompreensões. E, mesmo ofendidos, tenhamos forças para acreditar na bondade do coração humano e na força do perdão. Armais no chão de nossa vida a vossa tenda e manifestai vossa ação libertadora.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
NECESSIDADE ESSENCIAL
 
Mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça” - Jesus. (Lucas, 22:32.)
 
Justo destacar que Jesus, ciente de que Simão permanecia num mundo em que imperam as vantagens de caráter material, não intercedesse, junto ao Pai, a fim de que lhe não faltassem recursos físicos, tais como a satisfação do corpo, a remuneração substanciosa ou a consideração social.
Declara o Mestre haver pedido ao Supremo Senhor para que em Pedro não se enfraqueça o dom da fé.
Salientou, assim, o Cristo, a necessidade essencial da criatura humana, no que se refere à confiança em Deus, num círculo de lutas onde todos os benefícios visíveis estão sujeitos à transformação e à morte.
Testemunhava que, de todas as realizações sublimes do homem atual, a fé viva e ativa é das mais difíceis de serem consolidadas. Reconhecia que a segurança espiritual dos companheiros terrestres não é obra de alguns dias, porque pequeninos acontecimentos podem interrompê-la, feri-la, adiá-la. A ingratidão de um amigo, um gesto impensado, a incompreensão de alguém, uma insignificante dificuldade, podem prejudicar-lhe o desenvolvimento.
Em plena oficina humana, portanto, é imprescindível reconheças a transitoriedade de todos os bens transferíveis que te cercam. Mobiliza-os sempre, atendendo aos superiores desígnios da fraternidade que nos ensinam a amar-nos uns aos outros com fidelidade e devotamento. Convence-te, porém, de que a fé viva na vitória final do espírito eterno é o óleo divino que nos sustenta a luz interior para a divina ascensão.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
Mas o que profetiza aos homens, edificando, exortando e consolando” (1 Co 14:3).
 
EDIFICAR, EXORTAR E CONSOLAR
 
Em 1 Coríntios 14, Paulo aborda também o falar em línguas. No versículo 2 ele diz: “Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios”. A língua a que Paulo se refere aqui não é a língua normal, de uso cotidiano para comunicação entre os homens. Na verdade, quem fala, de maneira genuína, ou línguas faladas a Deus, fala mistérios em espírito. Contudo, se outra pessoa puder interpretá-las, será proveitoso para nós, porque são palavras espirituais. Quando o profeta fala aos homens, ele edifica, exorta, consola, ou seja, encoraja: “O que profetiza fala aos homens, edificando, exortando e consolando” (V.3). No versículo 4, lemos: “O que fala em outra língua a si mesmo se edifica, mas o que profetiza a igreja”.
Paulo continua no versículo 5: “Eu quisera que vós todos falásseis em outras línguas; muito mais, porém, que profetizásseis; pois quem profetiza é superior ao que fala em outras línguas, salvos se as interpretar, para que a igreja receba edificação”.
No versículo 6 lemos: “Agora, porém, irmãos, se eu for ter convosco falando em outras línguas, em que vos aproveitarei, se vos não falar por meio de revelação, ou de ciência, ou de profecia, ou de doutrina?”. Por exemplo, eu falo chinês, mas se não houvesse um interprete, meu falar não servira para edificar os que ouvem; contudo com a interpretação todos são edificados. Passemos para o versículo 7, que diz: “É assim que instrumentos inanimados, como a flauta ou a cítara, quando emitem sons, se não os derem bem distintos, como se reconhecerá o que se toca na flauta ou cítara?”. Os instrumentos musicais têm sons bem distintos uns dos outros, contudo quando tocados juntos produzem uma bela harmonia. Que todos sejamos harmoniosos em expressar o Senhor!
 
Igreja em Franca, Avenida Papa João XXIII, 921.

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
Compartilhar total
 
A única coisa que importa é o fato de ser ele um alcoólico que encontrou a chave da sobriedade. Esses legados de sofrimento e reabilitação são facilmente transmissíveis entre os alcoólicos, passando de indivíduo para indivíduo. Trata-se de nossa dádiva divina. E cuidar que ela seja também conferida a outros como nós é o único objetivo que hoje em dia move os A.A. em todo o mundo.
Os doze passos e as doze tradições, p. 136
 
A força de Alcoólicos Anônimos repousa no desejo de cada membro e de cada grupo em todo o mundo de compartilhar com outros alcoólicos seus sofrimentos e os passos tomados para ganhar e manter a recuperação. Mantendo um contato consciente com meu poder superior, fico certo de que sempre nutro meu desejo de ajudar outros alcoólicos, garantindo assim a continuidade da maravilhosa fraternidade de Alcoólicos Anônimos.
Reflexões Diárias, p. 309

 
SEICHO-NO-IE
 
Como enviar às pessoas o ‘anjo do Amor’
 
Ralph Waldo Trine, pensador americano, divulgador do New Thought, recomenda que transmitamos o nosso sentimento de amor às pessoas ininterruptamente, mentalizando: “Meus queridos irmãos, eu vos amo”.
A igreja Unity incita seus seguidores a transmitirem constantemente às pessoas vibrações de pensamentos como: “Deus envia as vibrações mentais de amor para você através de mim” ou “Deus o abençoa através de mim”.
Enviar vibrações mentais de amor é como enviar aos outros o “anjo do Amor”, o qual voltará para nós trazendo um ramalhete de flores denominado amor. O amor atrai o amor, e bons pensamentos atraem bons pensamentos, pois o pensamento é uma energia que atrai coisas semelhantes a si e se concretiza. O “anjo do Amor” sussurrará palavras de amor, ao ouvido dos outros, despertando no coração dessas pessoas o sentimento de amor, suscitando-lhes a alegria e criando uma atmosfera de saúde e prosperidade. Viva o Amor!
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
CONVITE DE MISSA DE 1º ANIVERSÁRIO
A família de
MICHELLE DA SILVA DIAS RODRIGUES
convida para a missa em sua memória, dia 02/07/2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 6 MESES
A família de
ÁLVARO AMARAL LEDIER
convida para a missa em sua memória, HOJE, dia 2 de julho de 2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
ANTÔNIO DA SILVA FERREIRA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 01/07/2010. O sepultamento se deu às 16h30 do mesmo dia, no Cemitério Santo Agostinho. O velório aconteceu no Santo Agostinho.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
MARCIO HENRIQUE LOURENÇO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 01/07/2010. O sepultamento se dará às 10 horas do dia 02/07/2010, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
MARIA ROSA DE JESUS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE, às 15 horas, no Cemitério Municipal de Ibiraci. O velório acontece no São Vicente, sala 10.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
ESMERALDA PORTO NOBILE
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 01/07/2010. O sepultamento se dará às 10 horas de hoje (02/07/2010), no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 3.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários