Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 9 min

CATÓLICA

S. SUETÔNIO
 
Séc. X- “Suetônio” quer dizer natural da cidade de Sueto
 
Suetônio viveu na Inglaterra, no século IX. De família nobre, versado em literatura, filosofia e Sagradas Escrituras, foi capelão do Rei Egberto, que a ele confiou a educação do filho Ethelwolf. Por volta de 829, Egberto conseguira unificar politicamente os estados ingleses e foi o primeiro soberano a usar o Título de Rei da Inglaterra. Com a morte de Egberto, em 837, sucedeu-lhe no troco o filho Ethelwolf. Em 852, Suetônio foi feito bispo de Winchester, exercendo forte influência junto ao novo rei, conseguindo dele ajuda financeira e doações de terras, que permitiram à Igreja ampliar seu domínio temporal na Europa. Morreu a 2 de julho de 862.
 
ORAÇÃO
Da História Humana
 
Deus, nosso Pai, sois aquele que vive para sempre. Conheceis os caminhos tortuosos de cada geração.
Conheceis a vaidade humana. Presenciais o nascimento e a morte das estrelas, sabeis quando a folha cai no chão e quando a rama se inclima ao vento. Seguis as gerações que passam, os impérios que se sucedem, os poderosos que caem no esquecimento. Somente vós permaneceis atual e à frente dos tempos. Fulgurais como Sol nascente e não conheceis poentes. Sois necessário como a água e indispensável como ar, o sal e o fogo, que tornam possível nossa existência. Sois o Amor, o segredo e a fonte de toda alegria e encantamento. Estais presente no coração das criaturas como a voz clamante no deserto humano. Diante de vós, todo erro é revelado, todo sofrimento é abrandando. O vosso sopro afaste lágrimas e tristeza. Egoísmo, ganância, ódio e falta de perdão deem lugar à ternura e à compaixão. Em vós, temos a certeza de que é possível amar de verdade, ser misericordioso e praticar a justiça. É possível prestar ajuda a quem precisa e ser ajudado também. É possível perdoar as ofensas, ser perdoado, buscar a concórdia e a reconciliação. É possível aprender a escutar a voz da consciência que, ao balbuciar “Pai”, a todos proclama irmãos. É possível fazer a justiça e a verdade como quem amassa o próprio Pão.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/J.Alves
São Paulo. Editora Ave-Maria.
 
 
ESPÍRITA
 
COM AMOR*
 
“E, sobre tudo isto, revesti-vos de caridade, que é o vinculo da perfeição” - Paulo (COLOSSENSES, 3:14.)
 
Todo discípulo do Evangelho precisará coragem para atacar os serviços da redenção de si mesmo.
Nenhum dispensará as armaduras da fé, a fim de marchar com desassombro sob tempestades.
O caminho de resgate e elevação permanece cheio de espinhos.
O trabalho constituir-se-á de lutas, de sofrimentos, de sacrifícios, de suor, de testemunhos.
Toda a preparação é necessária, no capítulo da resistência; entretanto, sobretudo isto é indispensável revestir-se nossa alma de caridade, que é amor sublime.
A nobreza de caráter, a confiança, a benevolência, a fé, a ciência, a penetração, os dons e as possibilidades são fios preciosos, mas o amor é o tear divino que os entrelaçará, tecendo a túnica da perfeição espiritual.
A disciplina e a educação, a escola e a cultura, o esforço e a obra, são flores e frutos na árvore da vida, todavia, o amor é a raiz eterna.
Mas, como amaremos no serviço diário?
Renovemo-nos no espírito do Senhor e compreendamos os nossos semelhantes.
Auxiliemos em silêncio, entendendo a situação de cada um, temperando a bondade com a energia, e a fraternidade com a justiça.
Ouçamos a sugestão do amor, a cada passo, na senda evolutiva.
Quem ama, compreende; e quem compreende, trabalha pelo mundo melhor.
 
EMMANUEL
Livro: Vinha de luz
Psicografia de Francisco Cândido Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
Leitura da Bíblia
 
 “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra. [...] E houve grande alegria naquela cidade” (At 8:4,8)
 
Ser testemunhas até aos confins da terra
 
Com a perseguição que se levantou contra a igreja em Jerusalém por causa da tribulação que sobreveio a Estêvão, todos, exceto os apóstolos, foram dispersos pelas regiões da Judéia e Samaria. O Senhor Jesus havia dito aos apóstolos: “Sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra” (At 1:8). O Espírito Santo desceu sobre eles para dar-lhes poder a fim de que pudessem sair. Por um lado, a perseguição que se levantou contra a igreja foi muito triste; por outro, o Senhor aproveitou essa circunstância para que os convertidos pudessem sair e cumprir a incumbência que lhes havia dado.
Apenas os apóstolos permaneceram em Jerusalém; os demais foram dispersos (At 8:1), porém Saulo continuava a assolar a igreja (v. 3). Saulo era alguém notável entre os seus contemporâneos: ele era fervoroso para com a lei e não apenas consentiu na morte de Estêvão, mas certamente ficou satisfeito com ela.
Atos 8:4 diz que “os que foram dispersos iam por toda a parte pregando a palavra”, e, como resultado, em várias cidades foram levantadas igrejas, e isso prova e confirma que o que fazemos hoje está correto. O Espírito Santo nos tem guiado a encorajar não apenas os irmãos de cinco talentos para sair e pregar o evangelho, mas também os irmãos de um talento. Podemos dizer que os apóstolos tinham cinco talentos e a maioria dos que saíram era de um talento, e isso estava de acordo com a vontade eterna de Deus. Então, os que foram dispersos iam por toda parte, não apenas pregando a Palavra, mas levantando igrejas; eles, espontaneamente, faziam a obra da expansão e propagação.
Atos 8:5 diz: “Filipe, descendo à cidade de Samaria, anunciava-lhes a Cristo”. Filipe era evangelista. A igreja precisa primeiramente de apóstolos; em segundo lugar, de profetas; e em terceiro, de evangelistas (1 Co 12:28). Os apóstolos eram os doze, que falavam pelo Senhor; dentre os sete diáconos, Estêvão era profeta, e Filipe, evangelista. Filipe foi a Samaria, e isso estava de acordo com as palavras que o Senhor Jesus lhes deixara antes de ascender aos céus (At 1:8).
Atos 8:6 diz: “As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava”. Os milagres e outras manifestações do Espírito Santo prepararam os homens para dar ouvidos à Palavra de Deus. Como o evangelho era pregado ali pela primeira vez, sinais e prodígios precisavam ocorrer.
Em Atos 8:7-8 lemos: “Pois os espíritos imundos de muitos possessos saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados. E houve grande alegria naquela cidade”. O que Filipe fez foi exatamente como houve em Jerusalém no começo da vida da igreja. Não era fácil para os cento e vinte galileus levar a salvação a essas pessoas cultas e educadas de Jerusalém. Afinal, dizia-se: “De Nazaré pode sair alguma coisa boa?” (Jo 1:46), e: “Da Galiléia não se levanta profeta” (7:52). O Senhor fez com que aqueles galileus desprezados falassem outras línguas, para que os que ouviam pudessem receber o evangelho. Isso foi obra do Espírito Santo; agora, da mesma maneira, ocorreram tais sinais e prodígios por meio de Filipe.
 
Ponto-chave: Negociar os talentos pregando o evangelho.
 
Pergunta: Por que naquela época houve muitos sinais e prodígios?
 
Igreja em Franca Avenida José da Silva, 3651

 
SEICHO-NO-IE
 
Como edificar o Paraíso neste mundo
 
No âmago de todos os males, está oculto o egoísmo. Se for possível eliminar o egoísmo da humanidade através da religião, a guerra, o latrocínio, a preguiça e todos os tipos de conflito desaparecerão deste mundo e imediatamente se concretizará o paraíso. O egoísmo provém da visão de que o homem é um ser estritamente “material”. O egoísmo consiste em procurar atrair “coisas materiais” somente para si, em decorrência da crença de que o homem se torna feliz através do aumento da “matéria”. Se for compreendido, em decorrência da crença de que o homem se torna feliz através do aumento da “matéria”. Se for compreendido que o homem é um ser espiritual e que a satisfação proveniente da concretização do amor, do aprimoramento da sabedoria, da elevação da alma, é que o faz realmente feliz, com certeza ninguém mais agirá egoisticamente.
Por isso, se pretendemos edificar na Terra o paraíso imune de egoísmo, precisamos fazer com que os homens abandonem o materialismo.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA de 7º DIA
A família de
JAIME MORILA BONAMIM
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Por mais este ano de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
BENEDITO DE MELO VIEIRA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 30 de junho de 2010 (hoje), às 19 horas, na Igreja Santa Rita. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA de 7º DIA
A família de
JAIME MORILA BONAMIM
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 30/06/2010, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
MARIA MARTINS RIGONI
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus pa-rentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 30/06/2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
UMBELINA MENDES MALTA DA SILVA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada hoje, 30/06/2010, às 19 horas, na Igreja São Benedito. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
DOLVANDO DE PAULA OLIVEIRA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará HOJE, às 12 horas, no Cemitério Municipal de Cristais Paulista. O velório acontece no São Vicente de Paulo.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
JOSÉ MAURÍCIO DA SILVA (ANCHIETA)
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 27/06/2010. O sepultamento se deu às 13 horas do dia 28/06/2010, no Cemitério Santo Agostinho. O velório aconteceu no São Vicente de Paulo, sala 06.

 
CONVITE DE MISSA DE 30 DIAS
A família de
JACIRA SILVA FERREIRA
convida para a missa em sua memória, hoje, 30/06/2010, às 19 horas, na Igreja Menino Jesus de Praga. Pelo comparecimento, agradece.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
ALCEU ISIDORO DAMASCENO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada hoje, 30/06/2010, às 19 horas, na Igreja São Benedito. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
DIONICE COSTA FERREIRA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 29/06/2010. O sepultamento se dará às 10 horas, HOJE, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 09.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
JOAQUIM ALVES DE MELO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 29/06/2010. O sepultamento se dará hoje 30/06/2010, às 8 horas, no Cemitério Municipal de Ibiraci. O velório acontece no Municipal de Ibiraci.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários