Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 10 min

CATÓLICA

S. GERVÁSIO E S. PROTÁSIO
 
“Gervásio” quer dizer “potente e impetuoso na lança” e “Protásio”, “aquele que está em primeiro lugar”
 
Os santos Gervásio e Protásio eram irmãos. Seus restos mortais foram descobertos por Santo Ambrósio, que popularizou o culto deles. S. Agostinho e S. Mônica estavam presentes quando o bispo Ambrósio fez a trasladação dos mártires para a Basílica Ambrosiana, em 386. Desse acontecimento falam-nos os santos Ambrósio, Agostinho e Paulino, que na época aviviam em Milão. Paulino, biógrafo de S. Ambrósio, afirma que as relíquias de S. Gervásio e S. Protásio encontravam-se na mesm basílica em que repousavam os corpos dos santos Nabor e Félix. Mas ninguém sabia disso, até serem descobertos nas escavações que S. Ambrósio ordenara fazer próxima do local em que jaziam os corpos de Nabor e Félix. Como o próprio bispo Ambrósio descreve, eram “dois homens dum tamanho prodigioso como eram no tempo antigo. Todas as suas ossadas estavam inteiras”.
 
ORAÇÃO
 
Deus, nosso Pai, vós nos criastes não para a dor e o sofrimento, mas para uma vida alegre e feliz. Vosso amor por nós não conhece limitações. É sempre o mesmo ontem, hoje e sempre. Antes que as coisas aconteçam tudo já é do vosso conhecimento e tudo ordenais para que concorra para o nosso bem. Antes mesmo que nascêssemos, nosso íntimo já era por vós conhecido e contados também estavam nossos passos. Mesmo quando não entendemos vossos desígnios, mesmo quando a provação por demais nos aflige, vós mesmo carregais nossas dores e nas vossas chagas sarais nossas penas. Como mãe amorosa nos tomais no colo e com desvelo cuidais de nós. Que a vossa luz inefável nos ilumine para que na vossa claridade tenhamos o entendimento de quanto somo por vós amados. Iluminai nossa mente para que cheguemos também ao conhecimento de nós mesmos e revele-se nossa face em busca da paz e felicidade plenas e verdadeiras. Tocai nosso coração e nosso espírito para que, recordados do amor com que nos amais, continuamente demos graças pelo dom da vida. Pronunciastes nosso nome antes que tudo fosse criado, antes que no seio materno fôssemos concebidos, assim ultrapassastes os limites da nossa própria humana condição.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves.
 São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
INDAGAÇÃO OPORTUNA
 
‘Disse-lhes: - Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?’ - (Atos 19:2).
 
A pergunta apostólica vibra ainda em todas as direções, com a maior oportunidade, nos círculos do Cristianismo.
Em toda parte, há pessoas que começam a crer e que já crêem, nas mais variadas situações.
Aqui, alguém aceita aparentemente o Evangelho para ser agradável às relações sociais.
Ali, um indagador procura o campo da fé, tentando acertar problemas intelectuais que considera importantes.
Além, um enfermo recebe o socorro da caridade e se declara seguidor da Boa Nova, guiando-se pelas impressões de alívio físico.
Amanhã, todavia, ressurgem tão insatisfeitos e tão desesperados quanto antes.
Nos arraiais do Espiritismo, tais fenômenos são freqüentes.
Encontramos grande número de companheiros que se afirmam pessoas de fé, por haverem identificado a sobrevivência de algum parente desencarnado, porque se livraram de alguma dor de cabeça ou porque obtiveram solução para certos problemas de luta material; contudo, amanhã prosseguem duvidando de amigos espirituais e de médiuns respeitáveis, acolhem novas enfermidades ou se perdem através de novos labirintos do aprendizado humano.
A interrogação de Paulo continua cheia de atualidade.
Que espécie de espírito recebemos no ato de crer na orientação de Jesus? o da fascinação? o da indolência? o da pesquisa inútil? o da reprovação sistemática às experiências dos outros?
Se não abrigamos o espírito de santificação que nos melhore e nos renove para o Cristo, a nossa fé representa frágil candeia, suscetível de apagar-se ao primeiro golpe de vento.
 
Francisco Cândido Xavier.
Da obra : Fonte Viva.
Ditado pelo Espírito Emmanuel. Cap. 14.

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução , mas enchei-vos do Espírito’. ( Ef 5:18).
 
DESFRUTAR O PODER PERMANENTE DO ESPÍRITO
 
Em sua terceira viagem ministerial, Paulo foi primeiramente a Éfeso onde, encontrando alguns discípulos, pergunta-lhes: “Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?’ E eles responderam: ‘Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo’. Então Paulo perguntou em que haviam sido batizado e eles disseram: ‘No batismo de João’. Paulo lhes explicou que o batismo de João era de arrependimento, dizendo ao povo que cresse em Jesus. Quando eles ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Paulo lhes impôs as mãos, e o Espírito Santo veio sobre eles, e falavam em línguas e profetizavam (At 19:2-6).
O Espírito Santo, de maneira bem espontânea, tem nos levado a exercitar e liberar o Espírito. Em Atos 2, o Senhor usou os cento e vinte galileus, iletrados e incultos, que eram pescadores, de classe social não tão elevada para pregar o evangelho em Jerusalém. Esses cento e vinte galileus cheios de poder não estavam mais preocupados com sua classe social nem tinham medo dos judeus como antes; pelo contrário, pregaram o evangelho cheios de poder, dizendo: ‘A estes Jesus, que vós crucificastes, Deus o Fez o Senhor e Cristo’( v. 36).
Em sua pregação, Pedro falou sobre invocar o nome do Senhor e ser salvo (v. 21). Nessa ocasião eles certamente invocaram o Senhor e naquele dia 3 mil foram salvos e batizados (vs. 37-41). Podemos aplicar isso a nós hoje. Temos praticado a vontade de Deus de ser fecundos, multiplicar-nos, encher a terra e dominá-la. Porém, até certo tempo atrás, como o resultado ainda não era tão grande, sentíamos que havia necessidade de poder do Espírito. Nosso conceito era de que precisávamos do derramamento exterior do Espírito sobre nós para ganhar tal poder. Na Palavra há dois registros cruciais acerca do Espírito: O Espírito insuflado nos discípulos logo após a ressurreição do Senhor (Jo 20:22) e o Espírito derramado em Pentecostes (At 2:4). Então, há duas formas de receber o Espírito: internamente, pelo sopro dentro de nós e, externamente, pelo derramar exterior. O Espírito soprado em nós e o Espírito de vida que se mescla com o nosso espírito e se torna um com Ele (1 Co 6:17). Esse é ‘o Espírito’ que o Senhor menciona em João 7:37-39.
O Espírito está dentro de nós e também é derramado externamente em ocasiões especiais, como operação exterior e temporária do Espírito. O que queremos é desfrutar o Seu poder permanente dentro de nós; por isso, devemos permitir que Ele permeie nossa alma. Isso é o que temos praticado ao longo desses mais de vinte anos: o Espírito deve saturar nossa alma e se expandir para nosso corpo mortal para que ele também seja vida. O que precisamos é exercitar o nosso espírito e liberar o Espírito que nele está.
Pelo exercício do nosso espírito somos cheios do Espírito até transbordar, e quando isso ocorre temos o Seu poder. Não buscamos o derramar exterior do Espírito, mas buscamos encher-nos do Espírito, como diz Paulo em Efésios 5:18: ‘Não vos embriagueis com vinho, [...] mas enchei-vos do Espírito’. Cada um de nós deve sair na Expansão como um ‘Embriagado do Espírito’.
 
Igreja Em Franca - Avenida José da Silva , 3651

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
PELA FÉ E PELAS OBRAS
 
A estrutura da nossa Irmandade foi forjada à custa dos ensinamentos da experiência. Assim, se deu com AA. Pela fé e através das obras, fizemos valer as lições de uma incrível experiência. Essa fé e essas obras estão hoje presentes nas Doze Tradições de Alcoólicos Anônimos que se Deus quiser manterão nossa unidade durante todo o tempo que Ele precisar de nós.
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, p. 117
 
Deus me permitiu o direito de estar errado para que nossas Irmandade exista como ela é hoje. Se coloco a vontade de Deus em primeiro lugar na minha vida, é muito provável que AA, como eu o conheço, permanecerá como está hoje.
 
Reflexões Diários, p. 306

 
SEICHO-NO-IE
 
Sobre o destino da humanidade
 
O destino do homem é criado por ele próprio. A ‘felicidade’ se afasta das pessoas que acreditam que estão afastadas da ‘felicidade’; a ‘saúde’ se afasta das pessoas que acreditam que estão afastadas da ‘saúde’. Se a esposa acreditar que seu marido está afastado dela, ele se afastará. O que determina nosso destino não é o que está fora de nós, mas sim a nossa convicção e somente ela. Se grande parte da humanidade está em situação infeliz, é porque acredita na infelicidade. Se uma parte da humanidade está doente, é porque acredita na doença. Se ocorrem guerras no mundo, é porque a maior parte da humanidade acredita que a guerra sempre existiu, existe e continuará existindo. Para conseguirmos nos livrar de todos os tipos de infelicidade, doença, guerra , etc., é necessário modificar radicalmente a convicção da humanidade.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
HERCILIA GOMES MARCELINO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Catedral). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA 3º ANIVERSÁRIO
A família de
ARACI DOMICIANO PERES
convida para a missa em sua memória, HOJE, às 19 horas, na Paróquia São Benedito. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA 3º ANIVERSÁRIO
A família de
ARACI DOMICIANO PERES
convida para a missa em sua memória, HOJE, às 19 horas, na Paróquia São Benedito. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
LOURDES OLIVIERI (LOURDINHA)
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 18/06/2010. O sepultamento se dará às 10 horas, HOJE, no Cemitério da Saudade. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 01.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
ANDRÉ LUÍS FERRARO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 18/06/2010. O sepultamento se deu no mesmo dia, às 17 horas, no Cemitério Jardim das Oliveiras. O velório aconteceu no São Vicente de Paulo, sala 01.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
SEBASTIÃO FERREIRA NUNES
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 19/06/2010, às 19 horas na Igreja São Benedito. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
PAULO EURÍPEDES GOBBO
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 19/06/2010, às 19 horas na Igreja Santo Antônio. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
LUIS ANTÔNIO VASCONCELOS BENEDETTI
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 20 de junho de 2010 (domingo), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
ADRIANO RODRIGUES DOS SANTOS
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 20 (DOMINGO), às 8 horas (manhã) na Igreja São João Batista. Por mais este ano de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA 2º MÊS
A família de
GUILHERME PERACINI CÂNDIDO DE SOUZA
convida para a missa em sua memória, dia 19 de Junho de 2010, às 19 horas, na Igreja São Judas. Pelo comparecimento, agradece.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
Filho, nora e netos de
LAYDE SCARABUCCI MARTINS FERREIRA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 19/06/2010, às 19 horas na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição (Catedral). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
JAYR BERETTA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada dia 19/06/2010, às 19 horas na Igreja São Judas Tadeu. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários