Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 9 min

CATÓLICA

S. RAINÉRIO DE PISA
 
“Rainério” quer dizer “conselheiro do exército”
 
Padroeiro de Pisa, Itália, S. Rainério ou Raniero nasceu em Pisa, Itália, e viveu no século XII. Levava vida fútil, cheia de vaidades e entregue aos prazeres.
Era músico, tocador de lira. Um dia encontrou-se com o monge Alberto Leccapecore, homem de Deus. Esse encontro levou-o a repensar sua vida e mudá-la radicalmente. Recolheu-se então a uma vida solitária e penitente. Sem comer, e em contínuos prantos, acabou por ficar cego, mas obteve de Deus a graça da própria cura. Por inspiração divina, partiu para a Terra Santa como mercador. Alimentava-se apenas duas vezes por semana e entregava-se a rudes trabalhos. Teve então uma visão em que as jóias de sua bolsa haviam se transformado em piche e enxofre e ardiam em chamas. Uma voz explicou-lhe o sentido da visão, dizendo que a bolsa era seu corpo; o fogo, o piche e o enxofre a sua vida fútil. Como peregrino, visitou os Lugares Santos e passou no deserto 40 dias, jejuando como o fez um dia Jesus. De regresso a Pisa, ingressou no mosteiro de S. Guido, levando vida simples. Morreu em 1160.
 
ORAÇÃO
Do coração que busca a Deus
 
Deus, nosso Pai, preservai em nós a sede de verdade, mas tornai-nos humildes para reconhecer nossas falhas, nossos erros, nossos defeitos. Enchei-nos de desejos de felicidade, mas desatai nossas mãos para realizar o bem. Confirmai em nós a certeza de que somos filhos queridos e amados por vós, mas tornai-nos obreiros do vosso Reino. Nosso coração tem sede de vós, mas busquemos a água viva que brota da fraternidade e da retidão de vida. Senhor, que a vossa Palavra, como a chuva, fecunde nossa aridez espiritual e multiplique nossos gestos de bondade. Que vosso amor nos faça viver e nos sacie a sede d paz e justiça. Que vos procuremos sem cessar e vos procurando, encontremos o caminho da concórdia e da solidariedade entre os homens.
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.

 
ESPÍRITA
 
INCOMPREENSÃO
 
Fiz-me para os fracos, para ganhar os fracos, fiz-me tudo para todos para, por todos os meios, chegar a salvar alguns’. Paulo, (I Coríntios, 9:22).
 
A incompreensão, indiscutivelmente, é assim como a treva perante a luz, entretanto, se a vocação da claridade te assinala o íntimo, prossegue combatendo as sombras, nos menores recantos de teu caminho.
Não te esqueças, porém, da lei do Auxílio e observa-lhe os princípios, antes da ação.
Descer para ajudar é a arte divina de quantos alcançaram conscienciosamente a vida mais alta.
A luz ofuscante produz a cegueira.
Se as estrelas da sabedoria e do amor te povoam o coração, não humilhes que passa sob o nevoeiro da ignorância e da maldade.
Gradua as manifestações de ti mesmo para que o teu socorro não se faça destrutivo.
Se a chuva alagasse indefinidamente o deserto a pretexto de saciar-lhe a sede, e se o Sol queimasse o lago, sem medida, com a desculpa de subtrair-lhe o barro úmido, nunca teríamos clima adequado à produção de utilidades para a vida.
Não te faças demasiado superior diante dos inferiores ou excessivamente forte perante os fracos.
Das escolas não se ausentam todos os aprendizes, habitados em massa, e sim alguns poucos cada ano.
Toda mordomia reclama noção de responsabilidade, mas exige também o senso das proporções.
Conserva a energia construtiva do exemplo respeitável, mas não olvides que a ciência de ensinar só triunfa integralmente no orientador que sabe amparar, esperar e repetir.
Não clames, pois, contra a incompreensão, usando inquietude e desencanto, vinagre e fel.
Há méritos celestiais naquele que desce ao pântano sem contaminar-se, na tarefa da salvação e reajustamento.
O bolo da matéria densa reveste-se de lodo, quando arremessado ao poço lamacento, todavia, o raio de luz visita as entranhas do abismo e dele se retira sem alternar-se.
Que seria de nós se Jesus não houvesse apagado a própria claridade, fazendo-se à semelhança de nossa fraqueza, para que lhe testemunhássemos a missão redentora? Aprendamos com ele a descer, auxiliando sem prejuízo de nós mesmos.
E, nesse sentido, não podemos esquecer a expressiva declaração de Paulo de Tarso, quando afirma que, para a vitória do bem, se fez fraco para os fracos, fazendo-se tudo para todos, a fim de, por todos os meios, chegar a erguer alguns.
 
Livro Fonte Viva.
Pelo Espírito Emmanuel.
Piscografia Francisco C. Xavier.

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28:19).
 
A META DO MINISTÉRIO DOS APÓSTOLOS
 
Nós mesmos precisamos permanecer no fluir do principal rio, Pisom, para desfrutar das riquezas do Deus Triúno, até que Ele seja construído em nós. Deus maneira podemos ajudar os que caíram no mundo do sustento, trazer de volta os que caíram no mundo do pecado e ainda salvar os que foram para o mundo da religião. Por isso o Senhor disse: “Ide” (Mt 28:19). Todas as vezes que fomos enviados pelo Senhor estaremos na função de apóstolo e devemos receber encargo. O termo apóstolo quer dizer enviado; portanto, cada um de nós deve ter a função de apóstolo.
O ministério dos apóstolos visa cumprir a vontade eterna de Deus e inclui aqueles que inicialmente estavam com o Senhor, mais Paulo, o apóstolo para os gentios. João fazia parte dos doze e teve um ministério orgânico, mas todos os apóstolos devem ter em vista a vontade eterna de Deus. A palavra desta semana não visa somente ao estudo sobre o ministério dos doze primeiros apóstolos, porém cada um de nós deve receber o “enviar” do Senhor, o seu encargo. Não nos importamos com o título nem com a posição de apóstolo, mas queremos a sua função. Portanto, esta é para todos nós, pois também fomos enviados pelo Senhor.
Em Atos 1 vemos a escolha do que ocuparia o lugar de Judas no ministério. Os versículos 16 e 17 dizem: “Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era cotado entre nós e teve parte neste ministério”. Isso mostra que Jesus era um dos doze apóstolos e também tinha parte no ministério, mas recebeu a retribuição pelo que fez, e morreu.
Nos versículos 18 e 19, lemos: “Ora, este homem adquiriu um campo com o preço da iniqüidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram; e isto chegou ao conhecimento de todos os habitantes de Jerusalém, de maneira que em sua própria língua esse campo era chamado Aceldama, isto é, Campo de Sangue”.
O versículo 20 cita Salmos 69:25: “Fique deserta a sua morada; e não haja quem habite as suas tendas”; e Salmos 109:8b: “Tome outro o seu encargo”. Os versículos de Atos a respeito de Judas mostram que ele teve parte “neste” ministério, portanto há um só ministério, o ministério da edificação do Corpo de Cristo (cf. Ef 4:12). Porém, entre os apóstolos, cada um tem o seu Ministério, e isso é mostrado pelas 12 pedras preciosas diferentes que estão no fundamento da muralha da Nova Jerusalém (Ap 21: 14,19-20).
 
Igreja em Franca, Avenida José da Silva. 3651.

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
O que conhecemos melhor
 
“Sapateiro, não vás além da tua chinela.”...melhor é fazer alguma coisa extremamente bem, do que fazer mal muitas coisas. Este é o tema central desta Tradição (Quinta). Em torno dela constrói-se a unidade de nossa Irmandade. A própria vida da nossa Irmandade exige a preservação desse princípio.
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, P.135
 
A sobrevivência de AA depende da unidade. O que aconteceria se um Grupo decidisse ser uma agência de empregos, um centro de tratamento ou uma agência de serviço social?
Muitas especializações levam a especialização nenhuma, ao desperdício de esforços e, finalmente, ao declínio. Tenho qualificação para compartilhar meu sofrimento e minha maneira de recuperação com o ingressante. Conformidade ao propósito primordial de AA garante a segurança da maravilhosa dádiva da sobriedade, assim minha responsabilidade é enorme. A vida de milhões de alcoólicos está intimamente ligada à minha competência em transmitir a mensagem para o alcoólico que ainda sofre.”
 
Reflexões Diárias, p. 305

 
SEICHO-NO-IE
 
Deus não torna o homem infeliz
 
Quem leva você ao fracasso, à doença ou o acidente e o submete à situação adversa é, em última análise, você mesmo. O filho pródigo, do qual fala a Bíblia, tornou-se pobre porque se afastou voluntariamente do pai e andou vagando pelo mundo. O pai jamais relegara o filho pródigo à pobreza, por isso, quando esse filho voltou para casa, tornou-se incondicionalmente herdeiro desse pai rico. O pai representa ‘Deus’, e o filho pródigo representa o homem, que é ‘Filho de Deus’. Filho pródigo é aquele que, desconhecendo de quem é filho e a sua condição, possui pensamentos incompatíveis com a Natureza de Deus. Se o homem conscientizar que é Filho de Deus e passara ter pensamentos e sentimentos condizentes com a sua Natureza Divina, ele terá a salvação imediatamente.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA 7º DIA
A família de
BRUNA VITORIA SOLA (PRINCESA)
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada hoje 16/06/2010, às 19h30, na Paróquia São Vicente de Paula. Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
CONVITE DE MISSA 1º ANIVERSÁRIO
A família de
ANTÔNIO ORLANDO DE OLIVEIRA
convida para a missa em sua memória, dia 16 de junho (hoje), às 19:30, na Igreja São Vicente de Paulo. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA 3º ANIVERSÁRIO
A família de
JOSÉ LUÍS PIMENTA
convida para a missa em sua memória, dia 16/06/2010, às 19 horas, na Igreja São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.
 

CONVITE DE MISSA 30º DIA
A família de
MARIA APARECIDA MOREIRA CARLOS
convida para a missa em sua memória, dia 16/06/2010 (quarta-feira), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 30º DIA
A família de
OMILDA MARIA PEREIRA GARCIA
convida para a missa em sua memória, dia 16/06/10, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 6 ANOS E 5 MESES
A família de
BENEDITO RODRIGUES FRÓES FILHO
convida para a missa em sua memória, hoje 16/06/2010, às 19 horas, na Paróquia São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 5 ANOS
A família de
MARIA JOSÉ MOSCARDINI DAVID
convida para a missa em sua memória, hoje 16/06/2010, às 19 horas, na Paróquia São Judas Tadeu. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
JOÃO CARLOS PIMENTA DE OLIVEIRA
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 15/06/2010. O sepultamento se dará às 10 horas, HOJE, no Cemitério da Saudade O velório acontece no São Vicente de Paula.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários