Infarto mata Téti Fernandes, empresário de factoring


| Tempo de leitura: 9 min
As cinzas do empresário Téti Fernandes serão sepultadas no Cemitério da Saudade
As cinzas do empresário Téti Fernandes serão sepultadas no Cemitério da Saudade

Morreu às 11 horas de ontem, em seu escritório, Téti Fernandes, empresário do setor de factoring. Foi acometido por infarto fulminante do miocárdio. José Paulo Fernandes – este o seu nome – tinha 71 anos. Era casado com Marli Dionizio há 31 anos. São seus filhos Ana Paula, João Paulo e José Paulo. Segundo informações, Téti passou a última semana em sua concessionária de caminhões em Palmas (TO). Voltou a Franca no início da noite de segunda-feira. Sentia-se bem e animado, conforme disse sua família ao Comércio. Ontem, após o café da manhã saiu para mais um dia de trabalho. Não voltaria para casa.

Seu amigo de décadas, o agropecuarista José Newton Monteiro, disse ao Comércio que “Téti se preparava para deixar a atividade de factoring que exerceu durante a maior parte de sua vida e dedicar-se integralmente à concessionária que abriu no Estado do Tocantins”. A revenda, ligada a um dos principais fabricantes de caminhões do País vinha bem e ele começou a preparar a sucessão familiar que garantiria a continuidade do negócio, principalmente em relação ao filho João Paulo. Conduzia o processo uma escola de empresas de Belo Horizonte, com apoio da Fundação Dom Cabral e a marca de veículos.
 
Sua viúva, Marli, disse ao Comércio que Téti foi um homem que gostava de viver a vida, de viajar, de boas comidas e vinhos. “Viveu como quis. Recomendado a perder peso, sempre se recusou. Entendia que as pessoas são como são e continuava fazendo tudo o que gostava. Meu marido foi, em tudo, determinado e forte”.
 
Ainda segundo José Newton Monteiro, o empresário se preparava também para iniciar negócios na área de construção civil, erguendo prédios de apartamentos em terrenos de seu patrimônio.

O corpo está sendo velado no São Vicente de Paulo até 10 horas de hoje. Após, seguirá, com a família, para São José do Rio Preto. Lá, na capela do Crematório local, será alvo de Ação Ecumênica restrita aos familiares. Permanecerá, cumprindo trâmites burocráticos, até a manhã da quinta, para ser cremado. As cinzas serão transladadas para Franca na mesma quinta-feira e sepultadas no jazigo da família, no Cemitério da Saudade.
 


CATÓLICA
 
B. José de Anchieta
 
1534-1597- “José” quer dizer “que Deus acrescente”- “Anchieta” quer dizer “pantanais”.
 
Nasceu em Tenerife, Ilhas Canárias, e chegou ao Brasil em 1553. É um dos co-fundadores da cidade de São Paulo (25/01/1554). Apóstolo do Brasil, percorreu o país inteiro, evangelizando, fundando obras sociais e religiosas, escrevendo e promovendo a paz. É invocado com a seguinte oração:
Bem-aventurado José de Anchieta, Apóstolo do Brasil, abençoe nossa pátria e a cada um de nós. Inflamado pela glória de Deus, consumistes a vida na promoção dos índios, catequizando, instruindo, fazendo o bem. Que o legado de vosso exemplo suscite novos apóstolos e missionários em nossa terra. Professor e mestre abençoai os jovens, crianças e educadores. Poeta e literato inspirai os escritores, artistas e comunicadores. Consolador dos doentes e aflitos, protetor dos pobres e abandonados, velai pelos que mais necessitam e sofrem em nossa sociedade, nem sempre justa, fraterna e cristã. Santificai as famílias e comunidades, orientando os que regem os destinos do Brasil e do mundo. Por Maria Santíssima, a quem tanto venerastes na terra, iluminai nossos caminhos hoje e sempre. Amém.
 
Os Cincos Minutos Dos Santos/J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
GLORIFIQUEMOS
 
 Emmanuel
 
“Ora, a nosso Deus e Pai, seja dada glória para todo o sempre”  Paulo, (FILIPENSES, 4:20).
 
Quando o vaso se retirou da cerâmica, dizia sem palavras:
- Bendito seja o fogo que me proporcionou a solidez.
Quando o arado se ausentou da forja, afirmava em silêncio:
- Bendito seja o malho que me deu forma.
Quando a madeira aprimorada passou a brilhar no palácio, exclamava, sem voz:
- Bendita seja a lâmina que me cortou cruelmente, preparando-me a beleza.
Quando a seda luziu, formosa, no templo, asseverava no íntimo:
- Bendita seja a feia lagarta que me deu vida.
Quando a flor se entreabriu, veludosa e sublime, agradeceu, apressada:
- Bendita a terra escura que me encheu de perfume.
Quando o enfermo recuperou a saúde, gritou feliz:
- Bendita seja a dor que me trouxe a lição do equilíbrio.
Tudo é belo, tudo é grande, tudo é santo, na casa de Deus.
Agradeçamos a tempestade que renova, a luta que aperfeiçoa, o sofrimento que ilumina.
A alvorada é maravilha do céu que vem após a noite na Terra.
Que em todas as nossas dificuldades e sombras seja nosso Pai glorificado para sempre.
Livro Fonte Viva.
Pelo Espírito Emmanuel.
Psicografia Francisco C. Xavier

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
Leitura da Bíblia
 
 “Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo [...] e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava” (At 6:8, 10)
 
O padrão e o modelo para nosso serviço
 
A igreja em Jerusalém foi gerada, e de maneira muito espontânea os apóstolos supervisionavam a igreja ali. Como as ofertas dos bens e propriedades vendidos eram depositados aos seus pés, eles tinham de cuidar de muitas coisas. O resultado foi que os apóstolos cuidavam até da distribuição de alimento, por isso era necessário escolher entre os irmãos homens de boa reputação e cheios de espírito e de sabedoria para cuidar dos afazeres práticos.
Em Atos 6:8, lemos: “Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo”. Estêvão era cheio de fé e do Espírito Santo (cf. v. 5). Quando as pessoas vinham contra ele, “não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito, pelo qual ele falava” (v. 10). Se fôssemos usar a parábola dos talentos de Mateus 25 para falar acerca de presbíteros e diáconos, poderíamos dizer que os presbíteros têm cinco talentos, os diáconos, pelo menos dois, mas uma pessoa como Estêvão tinha pelo menos quatro talentos.
Os irmãos que servem na igreja têm no serviço uma ótima oportunidade de multiplicar seus talentos. Podemos dizer que os que servem têm todos pelo menos dois talentos e, se forem fiéis no seu serviço, podem até vir a ter quatro talentos como Estevão. Que o Senhor abençoe a todos nós no serviço nas igrejas!
Estêvão é um modelo e um alvo para o padrão do nosso serviço. Ele não era apóstolo nem presbítero, mas falava por Deus. A palavra dele no capítulo sete de Atos é maravilhosa, pois é cheia de Espírito, detalhada e completa, começando de Abraão até o Senhor Jesus.
Os irmãos responsáveis das igrejas, que podemos considerar como presbíteros, devem ser irmãos que não almejam a posição ou o nome de presbítero, mas a função. Hoje eles são chamados de irmãos responsáveis, porém, mais tarde, quando o Espírito assim determinar, dentre eles, alguns serão estabelecidos presbíteros.
Os presbíteros devem saber falar pelo Senhor, dedicando-se de fato à Palavra a fim de transmiti-la como fez Estêvão. Ele era diácono, mas sabia falar pelo Senhor. Ao liberar a palavra, os irmãos responsáveis, devem fazê-lo como Estêvão: não somente contar histórias do povo de Israel, mas também falar da experiência. Quando Estêvão falou de Moisés, deixou claros os três períodos da vida dele: os primeiros quarenta anos no palácio (At 7:20-28), o segundo período de quarenta anos no deserto de Midiã (vs. 29-34) e o terceiro período de quarenta anos à frente do povo de Israel (vs. 35-44). Estêvão tinha muita clareza a respeito do que falava.
 
Ponto-chave: Não almejar a posição ou o nome, mas a função
 
Pergunta: Qual é a principal característica de Estêvão que serve de referência para nós?
 
Igreja em Franca Avenida José da Silva, 3651

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
Irmãos em nossos defeitos
 
Nós, alcoólicos recuperados, não somos tão irmãos nas virtudes como somos em nossos defeitos e em nossas lutas comuns para vencê-los.
 
A identificação que um alcoólico tem com outro é misteriosa, espiritual quase incompreensível. Mas ela existe. Eu a “sinto”. Hoje, sinto que posso ajudar as pessoas e que elas podem me ajudar.
É um sentimento novo e estimulante para mim, preocupar-me por alguém: importar-me do que eles estão sentindo, esperando, rezando: saber de suas tristezas, de suas alegrias, de seus pesares, de suas dores: desejar compartilhar estes sentimentos para que alguém possa ter alívio. Nunca soube como fazer isto ou como tentar fazê-lo. Nunca nem sequer me preocupei. A irmandade de A.A. e Deus estão me ensinando a preocupar-me dos outros.
 
Extraído do livro Reflexões Diárias

 
SEICHO-NO-IE
 
A força espiritual
 
Devemos proceder de modo a receber constantemente da Natureza a provisão de Vida. É importante levarmos uma vida harmonizada com a Natureza. Não devemos contrariar a Natureza. Um viver que contraria a Natureza prejudica a saúde da própria pessoa e abrevia o tempo de sua existência na Terra. A civilização científica vai afastando paulatinamente o homem da vida natural, leva-o a viver em meio aos concretos e asfaltos, diminui-lhe o tempo para andar a pé e aumenta-lhe excessivamente o tempo de trabalho cerebral. Nós preletores do Seicho-no-Ie, dormimos no trem, escrevemos artigos diuturnamente, fazemos a revisão no trem, e dessa forma vamos iluminando a humanidade, queimando continuamente o nosso próprio corpo, como uma vela. Se, apesar disso, venho mantendo a saúde durante estes vinte e cinco anos, sem descansar um só dia, devo-o à convicção de que o homem é Filho de Deus.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
CONVITE DE MISSA 1 ANO DE FALECIMENTO
A família de
ÂNGELO DIAS FERNANDES
convida para a missa em sua memória, Hoje, dia 09 de junho de 2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
JOSÉ PAULO FERNANDES (TETI)
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará às 08 horas de hoje, saindo o féretro do Velório São Vicente - sala 10 para o crematório de São José do Rio Preto/ SP.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
ADELAIDE OLIVIERI MESSIAS (APARECIDA)
participa com pesar o seu falecimento ocorrido ontem. O sepultamento se dará às 09 horas de hoje, no Cemitério Da Saudade. O velório acontece no São Vicente - sala 02.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
MARIA APARECIDA PADILHA CUBAS
participa com pesar o seu falecimento ocorrido 08/06/2010. O sepultamento se dará às 8h30, HOJE, no Cemitério Da Saudade. O velório acontece no São Vicente - sala 09.

 
ORAÇÃO A SANTO EXPEDITO
Poderoso Santo Expedito das causas justas e urgentes, interceda por mim junto ao nosso Senhor Jesus Cristo, socorre-me nesta hora de aflição e desespero. Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos. Vós que sois o santo dos desesperados. Vós que sois o santo das causas urgentes, proteja-me, ajuda-me, dai-me força, coragem e serenidade. Atenda ao meu pedido. “Fazer o pedido”. Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja a minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Muito obrigado. Rezar um Pai Nosso, uma Ave-Maria e fazer o sinal da Cruz. Imprimir imediatamente após o pedido.
(R.H.B.N.)

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários