Notas de Falecimento e Missas


| Tempo de leitura: 9 min

CATÓLICA

S. Justino
 
Séc. II mártir “Justino” deriva de “Justo” e quer dizer “justo
 
Natural de Flávia Neápolis, Samaria, Justino foi um filósofo convertido ao cristianismo martirizado juntamente com seus companheiros, no tempo de Marco Aurélio, por volta do ano 165. É considerado o apologista mais importante de sua época. Prestes a ser executado disse: “Nenhum homem em sã consciência abandona a verdade em troca da falsidade”. Deixou vários tratados em defesa da fé cristã, dentre os quais se conservam até hoje duas Apologias e o Diálogo com Trifão.
 
B. Aníbal Maria de Francia
 
1851-1927 fundador “Aníbal” quer dizer “graça de Baal”, uma divindade cananéia.
 
Natural de Messina, Itália, Aníbal Di Frância foi fundador das Filhas do Divino Zelo (1887) e dos Rogacionistas do Coração de Jesus (1887). É chamado o Apóstolo das vocações e o Pai dos órfãos e dos pobres, sendo beatificado em 1990, por João Paulo II, que o declarou “apóstolo da moderna pastoral vocacional’. A exortação de Jesus ‘Pedi’ (rogai), pois, ao Senhor da messe que envie operários para a sua messe’ (Mt 9,38; Lc 10,2) inspirou e moveu toda sua vida e obra em favor das vocações religiosas e dos ‘últimos’ da sociedade, imagem de Cristo sofredor. Não somente rezava e divulgava o espírito de oração pelas vocações entre o povo, mas cuidava com amor dos religiosos necessitados de ajuda material e espiritual e das crianças abandonadas. Vieram para o Brasil em 1950, estabelecendo-se no Educandário Senhor Bom Jesus, que passou a ser a Primeira Casa Rogacionista no Brasil - Educandário (de Passos - MG).
 
Os Cinco Minutos dos Santos/ J. Alves.
São Paulo: Editora Ave-Maria, 2002.
 
 
ESPÍRITA
 
ESTÍMULO FRATERNAL
 
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.”- Paulo. (Filipenses, 4:19.)
 
Não te julgues sozinho na luta purificadora, porque o Senhor suprirá todas as nossas necessidades.
Ergue teus olhos para o Alto e, de quando em quando, contempla a retaguarda.
Se te encontras em posição de servir, ajuda e segue.
Recorda o irmão que se demora sem recursos, no leito da indigência.
Pensa no companheiro que ouve o soluço dos filhinhos, sem possibilidades de enxugar-lhes o pranto.
Detém-te para ver o enfermo que as circunstâncias enxotaram do lar.
Pára um momento, endereçando um olhar de simpatia à criancinha sem teto.
Medita na angústia dos desequilibrados mentais, confundidos no eclipse da razão.
Reflete nos aleijados que se algemam na imobilidade dolorosa.
Pensa nos corações maternos, torturados pela escassez de pão e harmonia no santuário doméstico.
Interrompe, de vez em quando, o passo apressado, a fim de auxiliares o cego que tateia nas sombras.
É possível, então, que a tua própria dor desapareça aos teus olhos.
Se tens braços para ajudar e cabeça habilitada a refletir no bem dos semelhantes, és realmente superior a um rei que possuísse um mundo de moedas preciosas, sem coragem de amparar a ninguém.
Quando conseguires superar as tuas aflições para criares a alegria dos outros, a felicidade alheia te buscará, onde estiveres, a fim de improvisar a tua ventura.
Que a enfermidade e a tristeza nunca te impeçam a jornada.
É preferível que a morte nos surpreenda em serviço, a esperarmos por ela numa poltrona de luxo.
Acende, meu irmão, nova chama de estímulo, no centro da tua alma, e segue além...Sê o anjo da fraternidade para os que te seguem dominados de aflição, ignorância e padecimento.
Quando plantares a alegria de viver nos corações que te cercam, em breve as flores e os frutos de tua sementeira te enriquecerão o caminho.
 
Pelo espírito EMMANUEL
Psicografia Francisco Cândido Xavier
Livro Fonte Viva.

 
ALIMENTO DIÁRIO
 
“A Sete nasceu-lhe também um filho, ao qual pôs o nome de Enos; daí se começou a invocar o nome do Senhor” (Gn 4:26).
 
DEUS É A FONTE DE NOSSO SUSTENTO, ALEGRIA E SEGURANÇA
 
Uma vez que o homem tornou-se carne por causa do pecado, a sua alma passou a ser caída e ele começou a servir a Deus segundo a própria maneira. A alma humana tem uma parte má, cheia da natureza satânica, que leva o homem a cometer pecados, mas também tem uma parte boa, um desejo de servir a Deus, porém segundo sua maneira. O propósito de Deus era que o homem não fizesse nada; somente comesse do fruto da árvore da vida, e a multiplicação seria mediante a vida de Deus. Por meio da árvore da vida, o homem, de maneira muito espontânea, iria tornar-se fecundo e multiplicar-se. Mas ele caiu ao comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal e começou a servir a Deus com a parte boa de sua alma. Desse modo Deus não o aceitou. Comer da árvore do conhecimento do bem e do mal fez o homem cair. Tentar agradar a Deus pela própria maneira e não pela maneira ordenada por Ele fez do homem um rebelde. Caim é um bom exemplo da tentativa de agradar a Deus segundo a própria vontade. Abel ofereceu sacrifícios a Deus segundo a maneira de Deus, isto é, sacrificou um animal; Caim, porém, os ofereceu pela própria maneira, ou seja, trouxe o fruto do seu labor. Deus aceitou Abel e sua oferta, ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou (Gn 4:4-5). O sacrifício de Abel foi aceito porque houve derramamento de sangue. Por causa do pecado, o sangue precisava ser derramado, pois sem derramamento de sangue não há perdão de pecados (cf. Hb 9:22). Por isso Deus aceitou a oferta de Abel, mas não a de Caim.
Precisamos aprender esta lição: antes de agradar a Deus, temos de resolver o problema do pecado, e para isso precisamos do sangue de Cristo, o Cordeiro de Deus (Jo 1:29, 36). Além disso, temos o nosso velho homem, e para ele só há uma solução: morrer com Cristo na cruz (Rm 6:6). Portanto era preciso que o Cordeiro fosse morto para resolver também o problema do velho homem e, assim como a pele de animais cobriu a nudez de Adão (Gn 3:21), o Senhor como nosso Cordeiro pode tornar-se nossa veste, justificando-nos. Para cumprir a vontade de Deus, precisamos primeiro do sangue do Cordeiro que foi morto por nós e depois de Sua cobertura que é Cristo como nossa veste, para que sejamos justificados e assim santificados pelo Espírito.
Uma vez por Deus, Caim afastou-se da Sua presença e criou a própria cultura a fim de suprir suas necessidades (Gn 4:17-24). Deus criara o homem e iria suprir-lhe todas as necessidades para que ele fosse fecundo e se multiplicasse. Para isso ele precisava de alimento e Deus seria a fonte desse alimento. Deus também queria que o homem tivesse uma vida cheia de alegria e Ele seria a sua alegria. O homem precisava de segurança e Deus seria a sua segurança. Sustento, alegria e segurança são as três coisas que o homem mais necessita.
Ao mesmo tempo em que se formava a cultura humana sem Deus, houve também uma geração que escolheu buscar o próprio Deus como seu sustento, alegria e segurança, invocando o Seu nome (vs. 25-26). Essa geração veio de outro filho de Adão, chamado Sete, a quem nasceu Enos (que quer dizer fraco, frágil), e a partir daí se começou a invocar o nome do Senhor. Invocar o nome do Senhor traz a unidade e a presença de Deus para o homem; e Deus também ganha a presença do homem. Aleluia pelo invocar do nome do Senhor!
 
Igreja em Franca. Av. José da Silva, 3651.

 
ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
 
AUTODOMÍNIO
 
Nosso primeiro alvo deve ser o desenvolvimento do autodomínio.
 
OS DOZE PASSOS E AS DOZE TRADIÇÕES, p. 81.
 
Minha viagem para o trabalho que me dá oportunidade para fazer um auto-exame.
Um dia, quando fazia essa viagem, comecei a rever o meu progresso na sobriedade e não fiquei feliz com o que vi. Esperei com o passar do dia, trabalhando, esquecer esses pensamentos incômodos. Porém, como ia aparecendo um desapontamento após outro, meu descontentamento somente aumentou e as pressões dentro de mim continuaram subindo.
Me recolhi para uma mesa isolada na sala da firma e me perguntei como poderia aproveitar melhor o restante do dia. Antigamente, quando as coisas iam mal, instintivamente desejava lutar contra. Mas, durante o curto tempo que eu tinha tentado viver o programa de A.A., havia aprendido a voltar atrás e dar uma olhada em mim mesmo. Reconheci que, embora não sendo a pessoa que desejava ser, eu tinha aprendido a não reagir da minha velha maneira. Aquelas velhas estruturas de comportamento só trouxeram tristeza e dor para mim e para os outros. Voltei para minha seção de trabalho, determinado a ter um dia produtivo, agradecendo a Deus pela chance de fazer progresso aquele dia.
 
Extraído do livro Reflexões Diárias, página 293.

 
SEICHO-NO-IE
 
Não seja um ‘bonzinho’ tímido
 
O ‘bonzinho’ tímido costuma dizer: ‘ E se surgir tal obstáculo?’ ‘ O plano é bom, mas se prevêem tais e tais dificuldades’, ‘Porém...’, ‘Entretanto...’, ‘ Espere um pouco’, ‘ Preciso ser mais cauteloso’ etc. Assim, ele se retrai ‘cautelosamente’, e acaba nada realizando. Se ele pretende ingressar em determinada faculdade, antes de mais nada, pensa ‘ Como o número de candidatos é bem maior que o das vagas oferecidas, certamente não conseguirei’, e acaba desistindo de entrar na faculdade. O mesmo acontece quando ele procura emprego: ‘ Naquele excelente empresa devem ter se inscrito candidatos em número cem vezes maior que o de vagas oferecidas; portanto, não há esperanças para mim’. Este é o modo de pensar dele. Tal tipo de pessoa imagina que um inimigo são cem inimigos, e rende-se voluntariamente diante dessa imaginação.
 
Seicho-no-ie/Masaharu Taniguchi

 
CONVITE DE MISSA DE 30 DIAS
A família de
ORLANDO CHEREGUINI JÚNIOR
convida para a missa em sua memória, hoje 01/06/2010, às 19 horas, na Igreja Catedral Imaculada Conceição. Pelo comparecimento, agradece.

 
PARTICIPAÇÃO DE FALECIMENTO
A família de
EMILIA GOMES MARQUES
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 31/05/2010. O sepultamento se deu no mesmo dia, às 16 horas, no Cemitério Santo Agostinho. O velório aconteceu no Sao Vicente de Paulo, sala 09.

 
CONVITE DE MISSA 30º DIA
A família de
ELVIRA FORONI VIEIRA
convida para a missa em sua memória, dia 02 de junho de 2010, quarta-feira, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora das Graças. Pelo comparecimento, agradece.

 
CONVITE DE MISSA DE 1 ANO
A família de
GERALDO DA CRUZ PEREIRA (GERALDO RUFINO)
convida para a missa em sua memória, hoje 01/06/2010 (terça-feira), às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Pelo comparecimento, agradece.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
VERA BARBOSA CINTRA
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada HOJE, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora da Conceição (Matriz). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

 
NOTA DE FALECIMENTO
A família de
ANTÔNIO LEOCÁDIO MACEDO
participa com pesar o seu falecimento ocorrido em 31/05/2010. O sepultamento se dará às 16 horas de hoje (01/06/2010), no Cemitério Santo Agostinho. O velório acontece no São Vicente de Paulo, sala 9.

 
AGRADECIMENTO E CONVITE DE MISSA DE 7º DIA
A família de
MARCO ANTÔNIO CRUZ
agradecida pelas demonstrações de carinho recebidas de seus parentes e amigos, comunica que a missa de sétimo dia será celebrada hoje, dia 01 de junho de 2010, às 19 horas, na Igreja Nossa Senhora Aparecida (Capelinha). Por mais este ato de religião e amizade, antecipa seus sinceros agradecimentos.

Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários