Começa a valer nesta segunda-feira na região de Franca, tanto para o DDD 16 (São Paulo) como para o DDD 35 (Minas Gerais), a portabilidade numérica para os telefones fixos e móveis. A partir desta data, quem desejar trocar de operadora poderá manter o mesmo número do telefone sem problemas. O serviço também será válido para as linhas de DDD 34.
Para ter acesso à portabilidade, o consumidor deverá procurar a operadora para qual deseja migrar e apresentar o pedido. A solicitação será feita num formulário de forma gratuita. Os interessados precisam apenas levar os documentos pessoais. A transferência pode demorar inicialmente cinco dias. O telefone continua em funcionamento no período.
A regra também vale para os consumidores que possuem contrato de fidelidade com a atual operadora, porém caso seja previsto em contrato a multa pelo rompimento da parceria, ela poderá ser cobrada. Antes da troca ser efetivada, uma conta será emitida pela operadora antiga com todas as ligações que ainda não foram pagas.
Na telefonia fixa, o consumidor também poderá mudar de pré-pago para pós-pago ou vice-versa e manter o número. Na fixa, será possível ainda mudar de endereço, dentro de uma mesma operadora, e manter o número. A portabilidade na telefonia fixa só é válida se ocorrer na mesma cidade.
Em toda a área 16 composta por 74 municípios mais de três milhões de assinantes terão direito à portabilidade. Somente de linhas de celulares são quase 2,3 milhões. Não há números específicos para a região de Franca.
Na operadora de telefonia Claro, a expectativa é que a portabilidade possa trazer um grande número de clientes.
Francisco de Oliveira, diretor regional da Claro para o Estado de São Paulo, não precisou quantos, mas disse que, das linhas de celulares existentes no DDD 16, mais da metade pertence à empresa. “Temos 55% das linhas porque oferecemos um serviço de qualidade. Esperamos que, com a portabilidade, possamos atrair ainda mais clientes”.
Como diferencial, a Claro criou um toque exclusivo que facilitará a identificação da operadora para a qual seus clientes fazem ligações. Quando alguém ligar de um celular Claro para outro Claro do mesmo DDD o toque será ativado. “Atender a esse direito é uma prioridade para a Claro. Nossa empresa deseja contribuir de forma positiva para que a portabilidade seja um sucesso em nosso País”, disse Oliveira.
As operadoras Tim, Vivo e Oi não se manifestaram sobre o começo da portabilidade na região de Franca.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.