Um trabalho desenvolvido dentro da sala de aula, durante meses, pode ser visto por toda a população no Franca Shopping. Durante todo o dia de hoje, os visitantes do shopping podem ver o que mais de 100 alunos da escola Coc/Dinâmica, com idades entre um e oito anos, fizeram inspirados na obra do pintor pernambucano Romero Britto. São quadros, peças como relógios, vasos e guarda-chuvas, além de brinquedos, todos inspirados na alegria vibrante do artista recifense.
A coordenadora da escola, Cláudia Lupatini Machado, acredita que essa exposição será um grande estímulo para os alunos, que poderão ver a reação de outras pessoas frente ao trabalho que desenvolveram. Antes, as peças ficaram expostas no pátio da escola. Agora, o alcance será bem maior.
Antes de colocar a mão na massa, os pequenos alunos estudaram atentamente a vida de Romero Britto. Assistiram a vídeos, leram livros e viram as fotografias de sua obra. Como as características principais desse pintor são as cores fortes e as formas simples, o olhar infantil se encantou facilmente pelos trabalhos. E o resultado foi surpreendente, já que as crianças mostraram uma imensa capacidade de captar os traços de Britto.
As telas são de vários tamanhos e, algumas, reproduzem claramente obras do artista, como The Hug, Gato Feliz e No Fundo do Mar. Eles também pintaram relógios de parede, vasos e pratos, que poderão ser usados em suas próprias casas, e adaptaram o estilo do artista para brinquedos como bolas e carrinhos.
A idéia do projeto é usar a arte como uma forma de educação. Por meio do estudo da vida e obra de Romero Britto, as crianças puderam aprender o que significa não desistir do sonhos, a preservar valores, além, é claro, de terem um grande contato com o mundo das artes plásticas.
O ARTISTA
Romero Britto nasceu em Recife, Pernambuco, em 1963. De família simples, costumava pintar em papelões que encontrava nas ruas. Foram as primeiras manifestações de sua veia artística. Para sua surpresa, as pessoas começaram a gostar do que ele fazia e algumas oportunidades surgiram. Um dia, Romero embarcou para o exterior e, lá fora, conseguiu mais reconhecimento do que no Brasil. Fincou raízes nos Estados Unidos, onde mora e trabalha há 16 anos. Lá ele tem um ateliê que é freqüentado por muitos famosos, como o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, e o ator e governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
A característica mais marcante do artista é a cor, forte e vibrante. Ele costuma dizer que a idéia é que as pessoas fiquem felizes ao ver uma obra sua e abram um grande sorriso no rosto.
Além de telas, Romero Britto tem esculturas espalhadas por diversos locais do mundo. Suas obras também já foram utilizadas por marcas importantes como Omo Cores e Bauduco, que lançou uma linha de panetones que vinha em uma lata decorada com os traços do artista.
Infelizmente, seu sucesso no exterior mostra porque é tão difícil a arte chegar a pessoas mais simples. Embora de origem humilde, Romero não pinta para o “povão”, mas para uma elite restrita, que tem dinheiro para comprar seus quadros. Uma tela do artista recifense pode chegar até mesmo a custar US$ 120 mil.
SERVIÇOS
Exposição de trabalhos dos alunos do COC/Dinâmica. Franca Shopping. Hoje, 27, das 10 às 22 horas. Tel: 3720-5066
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.