
Os amantes da aviação lotaram o Aeroporto Municipal de Ituverava durante todo o feriado prolongado para acompanhar a 4ª Festa Regional de Vôo. O encontro reuniu pilotos de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. No céu, para deleite do público presente, aeronaves sobrevoaram a feira e fizeram acrobacias e exibições ousadas. Mais de 50 aeronaves participaram do evento que atraiu visitantes de toda a região.
No comando estava Joacir Rodrigues dos Santos Júnior, empresário e um apaixonado por aviões. “Piloto há um ano e meio. Uso o avião para viagens de trabalho”, disse ele. Outro aficionado pelas alturas, o empresário de Monte Alto, Celso Calegari, gosta tanto das aeronaves que, além de pilotá-las, é ele quem as constrói. “Para mim é um hobby; já construí cinco e estou trabalhando na sexta”, disse o empresário, ressaltando que o investimento para cada avião é de, em média, R$ 100 mil.
O público também pôde observar as acrobacias do piloto Gianluca Possamai, dono de uma empresa de pulverização agrícola. Ele tem 11 aviões do estilo, sendo um deles considerado o maior do mundo em pulverização. Cada piloto fazia, em média, uma apresentação de 20 minutos.
No domingo, uma equipe de técnicos do CTA (Centro Tecnológico Aeroespacial), de São José dos Campos, fez um teste do pára-quedas balístico que será construído para a aeronave e exposto do lado externo. O projetista de sistema aeronáutico, Eugênio Ferreira da Silva, disse que no domingo foi realizado o último teste do pára-quedas e a expectativa é de passar a construí-lo no Brasil ainda neste ano. A equipe é formada por onze pessoas, que trabalham no projeto há três anos.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.