O Programa Escola da Família ganhará mais um acessório para incentivar hábitos saudáveis e o bem-estar dos alunos e comunidade dos bairros vizinhos. O projeto do governo estadual, o SPA Escola, é desenvolvido desde novembro de 2005 e, a partir de hoje, quatro unidades da Diretoria Regional de Ensino de Franca passarão a integrá-lo. As escolas serão transformadas em recintos para cuidados com a mente, corpo e beleza, por meio de atividades como ginástica, massagem, manicure, cortes de cabelo, controle de peso, medição da pressão arterial e outros serviços. As atividades serão realizadas todos os sábados e domingos, das 09 às 17 horas, dentro do programa Escola da Família.
QUATRO EIXOS
O lançamento do SPA Escola acontece a partir das 10 horas, na Escola Estadual “Ângelo Scarabucci”. A abertura oficial contará com a presença da dirigente regional de Ensino, Ivani Marchesi, e será marcada por uma caminhada pelas avenidas Eliza Verzola Gosuen e Santa Cruz até o Sesi, onde haverá prática da ginástica oriental lien chi. Depois, os participantes retornarão à unidade de ensino para fazer limpeza de pele, cortar o cabelo e fazer as unhas. As outras integrantes do projeto são “David Carneiro Ewbank”, “Pedro Nunes Rocha” e “Sudário Ferreira”.
Quatro eixos deverão ser desenvolvidos no ambiente escolar. Movimento, com ginásticas, caminhadas, jogos e alongamentos para combater o sedentarismo; Saúde e Nutrição, baseado no programa Alimente-se Bem por R$ 1 para trabalhar a reeducação alimentar por meio de aulas práticas nas cozinhas das escolas; Saúde e Beleza, que englobará cuidados com a pele, cabelo, unhas e físico para resgate da auto-estima e higiene pessoal, e, por fim, as Rodas de Conversa com a Família, com objetivo de incentivar o diálogo, o autoconhecimento e melhorar o relacionamento entre as pessoas. “O SPA Escola é um meio de trabalhar a cidadania e auto-estima, englobando o lado mental, espiritual e físico do ser”, disse Ivani Marchesi. Cada eixo terá um universitário bolsista do Escola da Família para atender a população.
O projeto conta com a parceria da Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, Instituto da Família, Vita Derm e Sesi. Esses são os macropatrocinadores. Agora as escolas devem buscar apoio local para as atividades. Há mais de dois anos, o Programa Escola da Família oferece atividades gratuitas monitoradas em 64 escolas da região aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas.
Fale com o GCN/Sampi!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.