RECEITAS DA SONIA

Tomates recheados

Se existe uma hortaliça que comparece quase todos os dias na mesa do brasileiro é o tomate. É bom lembrar que não é legume, é fruta, ainda que não tenha sabor doce. Suas qualidades nutritivas são destacadas por nutricionistas. Leia mais no artigo de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 05/02/2022 | Tempo de leitura: 3 min
especial para GCN

Ingredientes:

  • 4 tomates firmes
  • ¼ de xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • ½ xícara (chá) de farinha de rosca
  • 1 dente de alho
  • Azeite a gosto
  • Sal a gosto
  • Salsa para decorar

Se existe uma hortaliça que comparece quase todos os dias na mesa do brasileiro é o tomate. É bom lembrar que não é legume, é fruta, ainda que não tenha sabor doce. Suas qualidades nutritivas são destacadas por nutricionistas. O típico, de cor vermelha, é rico em vitamina C, fornece pro-vitamina A, constitui boa fonte de vitaminas do complexo B e dos minerais cálcio e potássio. Mas a qualidade que vem sendo destacada há pelo menos duas décadas é sua riqueza em licopeno (que confere a cor vermelha típica dos frutos), um potente antioxidante.

Apesar de estar associado à Itália, onde é muito popular, o tomate não é originário da Europa, e sim das Américas. O tomateiro é nativo da região andina, englobando o Peru, Norte do Chile, Equador e Ilhas Galápagos. Como a batata, o cacau e o milho, os tomates chegaram à Europa no século 16. E no início não eram considerados alimentos e sim frutas decorativas, usadas nas mesas de banquetes. Os italianos foram os primeiros a experimentá-los como comida, e isso já no século 18. Como os primeiros a aportarem por lá foram os de cor amarela, chamaram à fruta de "pomo d'oro" (fruto de ouro), o que dará origem ao nome da receita de molho de tomate: pomodoro. E assim ficou o nome por lá. Pomodoro e não tomate. O substantivo tomate, incluído no léxico das outras línguas derivadas do latim, está mais próximo do nome que lhes deram os astecas, tomatl. Quando os espanhóis chegaram à América, encontraram diferentes tipos, assim como aconteceu ao milho e à batata.

A produção brasileira de tomates abrange hoje quase todas as variedades da fruta. Os tipos mais populares são o caqui, o Santa Cruz, o Santa Clara, o Italiano ou Saladette, o cereja e o grape. As principais diferenças estão no formato e tamanho dos frutos. Na hora de escolher qual tomate comprar, leve em consideração a receita onde ele vai entrar. Alguns tipos são melhores para molhos e refogados; outros vão bem em saladas ou in natura.No entanto, pensando no aproveitamento do licopeno, os molhos caseiros e extratos concentram mais licopeno.

Para preparar tomates recheados, use o tipo caqui. Sua forma de cumbuca é ideal para esse prato que pode receber muitos recheios, da carne moída ao camarão, do arroz ao atum. A criatividade tem aí vasto campo. Rita Lobo, apresentadora e culinarista experiente e prática, nos ensina a usar queijo e farinha de rosca para rechear tomates que ficam deliciosos e podem ser variação para a salada que as donas de casa brasileiras costumam oferecer com certa constância que pode se tornar entediante. Vejam como é fácil.

Escolha tomates maduros mas firmes, com a pele perfeita. Lave bem, enxugue. Corte uma fatia bem fina na base de cada tomate - assim eles ficam de pé na assadeira e não tombam. Corte e descarte a tampa de cada e, com uma colher ou dedo, retire e descarte as sementes. Tempere a parte interna dos tomates com sal a gosto e deixe de ponta-cabeça num prato para drenar um pouco, enquanto prepara o recheio. Antes, ligue o forno a 180º. Descasque e pique fino o dente de alho. Transfira para uma tigela pequena e junte três colheres (sopa) de azeite, a farinha de rosca e o parmesão ralado. Misture até formar uma farofa úmida. Unte uma assadeira pequena com azeite. Recheie cada tomate com a farofa e regue com um fio de azeite ao redor da borda. Disponha os tomates de pé e leve para assar por cerca de 20 minutos. Retire do forno e sirva a seguir. Se quiser, decore com um galhinho de salsa.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.