RECEITAS DA SONIA

Risoto com camarões

Os italianos trouxeram à mesa brasileira um número apreciável de pratos que tiveram tanta aceitação que permanecem firmes no cardápio das famílias, não apenas as de ascendência italiana. Especialmente nos domingos, a macarronada, a lasanha, o nhoque, o filé e a berinjela à parmegiana, as bolonhesas e muitas outras iguarias aparecem à mesa, vindas de restaurantes, rotisserias ou da cozinha doméstica onde a dona de casa sente-se orgulhosa em preparar esses pratos substanciosos e de apresentação bonita. Confira a receita de Sonia Machiavelli.

Por Sonia Machiavelli | 04/12/2021 | Tempo de leitura: 2 min
especial para GCN

Ingredientes

  • 300 g de camarão miúdo
  • 8 camarões médios (para decorar)
  • 1 1/2 xícara (chá) de arroz carnaroli ou arbóreo
  • 1 xícara (chá) de vinho branco seco
  • 1 colher (sobremesa) de açafrão-da-serra
  • 1 cebola pequena ralada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 2 litros de caldo de legumes
  • 4 colheres de azeite
  • 4 colheres (sopa) de parmesão ralado
  • 2 colheres (sopa) de manteiga gelada
  • Sal a gosto

Os italianos trouxeram à mesa brasileira um número apreciável de pratos que tiveram tanta aceitação que permanecem firmes no cardápio das famílias, não apenas as de ascendência italiana. Especialmente nos domingos, a macarronada, a lasanha, o nhoque, o filé e a berinjela à parmegiana, as bolonhesas e muitas outras iguarias aparecem à mesa, vindas de restaurantes, rotisserias ou da cozinha doméstica onde a dona de casa sente-se orgulhosa em preparar esses pratos substanciosos e de apresentação bonita.

O risoto junta-se a essa lista dos de grande aceitação, pois sua versatilidade permite uma série de variações. O risoto com camarões é um prato ao que não podemos colocar na categoria de econômicos. Por isso mesmo, costuma ser lembrado para dias festivos. É muito saboroso, pede paciência, e os ingredientes, em se tratando de frutos do mar, precisam ser de excelente qualidade. Se for usar o congelado, única opção entre nós, distantes 500 km do mar, preste bem atenção à validade do produto. Em tempo: todo risoto deve ser servido quentíssimo. O timing é fundamental para que seja aplaudido pelos comensais. Risoto frio só serve para virar bolinho.

Lave bem os camarões já limpos, misture a eles o caldo de um limão e deixe assim por quinze minutos. Depois desse tempo, escorra-os e os refogue em frigideira antiaderente (pode ser uma wok) onde tenha aquecido duas colheres de azeite e fritado o alho picado. Salpique sobre eles moderadamente o sal. Grelhe dois minutos de cada lado, reserve. Aqueça o caldo de legumes. Numa panela coloque a outra metade do azeite, refogue a cebola cortada em cubinhos, deixando apenas amolecer. Mantendo a chama alta, despeje o arroz (sem lavá-lo!) e mexa, agregando o açafrão. Em seguida coloque o vinho, sempre mexendo. Quando o álcool evaporar, adicione o caldo de legumes, concha a concha, sem parar de mexer, só juntando mais quando começar a secar. O arroz arbóreo leva em média vinte minutos para ficar no ponto ideal de cozimento. Estando cozido, agregue os camarões (de onde tenha retirado os maiores para decorar) misturando delicadamente. Acrescente sal se precisar, lembrando-se de que o parmesão é salgado. Desligue o fogo e acrescente o queijo. Mexa de novo delicadamente, tampe a panela e espere uns 5 minutos. O último ingrediente a entrar é a manteiga: acrescente-a em cubinhos gelados e mexa energicamente, para dar brilho. Sirva com os camarões grandes decorando o prato.

Fale com o GCN/Sampi! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Franca e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.