Painel

20/03/2022

Reflexão Inicial

“Nascemos sem trazer nada, e morremos sem nada levar. E no meio disso tudo...brigamos por algo que não trouxemos e que não levaremos”
Autor anônimo


20/03/2022

Futura Creche Dona Nina

O Berçário Dona Nina, plantado há anos na Vila Santa Helena, ao lado da unidade 2 do Pestalozzi, atende a várias crianças carentes e com algum problema de saúde - muitas delas, inclusive, enviadas por médicos. Ali, recebem o melhor acolhimento, refeições e tratamentos, bem como assistência aos seus familiares. Tudo isso sem nenhuma cobrança, já que são pessoas carentes.

Para manter esse trabalho, o Berçário mantém um bazar permanente com a venda de doações que recebe da comunidade. Agora, o atendimento será ampliado através de uma creche ainda mais completa que já começou a ser construída entre o Berçário e o bazar permanente. Quem puder ajudar, pode colaborar com a doação de materiais para construção, com roupas e calçados em bom estado para o bazar, ou ainda com algum eletrônico ou utilidade doméstica. Merece a ajuda de todos.


20/03/2022

Aniversários da Semana

Aniversariam neste domingo, 20: meu afilhado, o dentista Luciano Barini de Oliveira; Osmar Perez da Silva; Amilton Borges e o Frei Miro... segunda-feira, 21, minha neta Maria Gabriela Rodrigues Lima, o padre José Geraldo Segantin, João Batista Lima (Padaria Estrela), padre Aparecido, Luzia Marques, Lila Crespo Pereira e Wanderley Cintra Ferreira... na terça-feira, 22, dona Edna Maria Pena Said (viúva do doutor Mansur)... na quarta, 23, Vanessa Maranha Coelho, Jean Carlo Correa Borges, Maurício Pereira Ramos e Eraldo Costa... na próxima quinta, 24, Théo (do café)... na sexta-feira, 25, o advogado Théo Maia, Frederico Trajano e Alcino Toniato... e, no sábado, 26, Noedi Marli Martins Freitas (MedClin).


20/03/2022

Dicas Práticas

Algumas utilidades e vantagens do limão: aplique algumas gotas para retirar o excesso de sal na comida; use o suco de limão para limpar e desinfetar o banheiro; corte o limão em quatro pedaços e deixe-o perto da cama para dormir melhor; corte o limão ao meio, espete cravos e use para espantar insetos. Semana que vem tem mais aqui no Painel.


20/03/2022

Administração na Insper

É um orgulho ter uma neta assim: bonita, estudiosa e inteligente. É a Maria Gabriela Rodrigues Lima (Babí), filha da Roberta Sanches Rodrigues e do Luís Carlos Lima, que aniversaria esta semana. Inteligente e esforçada, ela agora cursa administração de empresas na famosa Insper, em São Paulo. Um beijo, querida Babí, e que Deus a abençoe e proteja.


20/03/2022

O exemplo é tudo

Ditado acertado diz que o conselho orienta, mas que o exemplo arrasta. Não adianta dizer aos filhos o que fazer, e agir errado.

Certa vez, um pai disse ao filho: “tenha cuidado por onde caminhas”.

E o filho respondeu: “tenha cuidado o senhor, pois eu sigo os seus passos”!


Esse jovem dentista, Luciano Barini de Oliveira (na foto com Marilza), quando nasceu, seus pais, nossos amigos desde aquela época, nos concederam o privilégio de sermos os padrinhos em seu batismo na Igreja Católica. É filho do, agora saudoso, Luís Fonseca Oliveira e da professora Ana Lúcia Barini de Oliveira. Sempre esforçado, Luciano escolheu a odontologia para seguir carreira e hoje é um brilhante e bem-sucedido dentista. Parabéns, um abraço, e um beijo na filha Alice.


20/03/2022

Perigo na rua

Volto a chamar a atenção para um descuido que a gente vê a toda hora nas ruas da cidade. A pessoa vai descer do carro e abre a porta sem antes observar se vem outro veículo logo atrás. Já vi acidentes dessa maneira, arrancando a porta e, em alguns casos, ainda machucando a pessoa distraída. Também para entrar o melhor é esperar a passagem de quem vem atrás e nunca permanecer com a porta aberta. Não se esqueçam que Franca é uma cidade que cresceu bastante. Por isso, tem trânsito intenso. Cuidado!


20/03/2022

Movimento do Santuário

Desde a elevação a Santuário, a igreja de Santo Antônio tem recebido um número expressivo de fiéis visitando a relíquia do padroeiro para suas orações. Isso tem deixado alegre o querido padre José Geraldo, que, a propósito, aniversaria neste 21 de março. Abraço e parabéns ao monsenhor.


20/03/2022

Quiosque da Barão

Pretendo comentar também por aqui, em breve e com mais argumentos, a respeito daquele quiosque pouco aproveitado na praça Barão da Franca. Nada contra a Esac (e a Área Azul), para quem o prefeito pensa entregá-lo. Mas isso em nada vai melhorar o ambiente do local. Entretanto, um posto central da Guarda Civil vai ajudar na fiscalização do centro, entre outras vantagens.


O sujeito teve quatro filhos, três muito bonitos, fortes, saudáveis e um, o caçula, que se chamava Joãozinho, era fraquinho, mirrado e todo desajeitado. Por isso, durante toda a vida, ele “desconfiou” da esposa, mas nunca teve coragem de tocar no assunto.

Um dia, já idoso e doente no leito de morte, não resistiu e falou:
- Querida, eu sempre quis te perguntar: o Joãozinho é realmente meu filho?
- O que é isso, “home”?
- Eu só queria saber... se não for, não tem importância, eu te perdoo.
- Ora, querido, juro que você é o pai do Joãozinho, juro por tudo o que é mais sagrado.
- Obrigado, querida, que bom ouvir isso.

Em seguida, ele deu o último suspiro e partiu.

E a esposa, aliviada:
- Ainda bem que ele não perguntou dos outros três...


Esta foto foi feita pelo fotógrafo do Studio Vilas Boas, em 1960, quando a antiga PRB-5, rádio Clube Hertz, funcionava na praça Barão. Até então, era a única emissora de rádio da cidade. Foi ela que transmitiu pela primeira vez a missa na Capelinha Nossa Senhora Aparecida.

Aparecem, da esquerda para a direita:

Jota Moreno (operador de som), José de Melo Machado (gerente da emissora), o locutor Costa Júnior e o empresário Mário Tedesco.


20/03/2022

Ponto Final

Para encerrar, um texto do saudoso Mário Quintana:

“A vida é uns deveres que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são 6 horas: há tempo…
Quando se vê, já é 6ª-feira…
Quando se vê, passaram 60 anos…
Agora, é tarde demais para ser reprovado…
E se me dessem – um dia – uma outra oportunidade,
eu nem olhava o relógio
seguia sempre, sempre em frente…
E iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas.”

Dessa forma, eu digo: não deixe de fazer algo que gosta devido à falta de tempo. A única falta que terá será desse tempo que, infelizmente, não voltará mais.