A reportagem que expôs a falta de infraestrutura básica na megacreche da prefeitura de Campinas foi um duro golpe para Dário Saadi, afinal o projeto batizado Espaço do Amanhã é uma das principais bandeiras administrativas e também eleitorais do atual prefeito.
A matéria veiculada ao vivo pela EPTV, afiliada a Rede Globo em Campinas, nesta quarta-feira, trouxe a indignação de pais e responsáveis com o local destinado a receber as crianças, mas que não tinha água, gás e energia elétrica. Bizarro.
O Espaço do Amanhã Campo Florido II foi o primeiro a ser inaugurado pelo prefeito e a cerimônia de entrega foi no dia 20 de abril, porém a unidade não estava em funcionamento. Apesar de ter toda a estrutura pronta, a expectativa é que só recebesse crianças a partir do segundo semestre.
Só que nesta semana os pais tiveram que levar as crianças ao local porque a creche Domingos Walter Schimidt será reformada. Aí que a situação crua da Campo Florido aflorou e causou uma saia justa para a administração. Internamente, um erro grosseiro da Secretaria de Educação que não verificou as reais condições o local para a transferência.
Convenhamos, uma enorme falha que gerou uma preocupação desnecessária para pais e responsáveis que esperavam um local de ensino de excelência, cenário pintado pelo próprio prefeito, mas encontraram problemas e gambiarras.
Além do inadmissível constrangimento às famílias, a situação mostra um grave erro de gestão e criou uma pauta com potencial para os adversários na corrida eleitoral. Uma obviedade para as pré-campanhas é colocar candidato A ou B em frente ao Espaço do Amanhã e “abrir fogo” contra Dário. Pior, 'bola levantada' pelo próprio governo.
Vale lembrar que o modelo da creche Espaço do Amanhã é bandeira de Dário e até agora apenas três das 16 unidades foram entregues, e mesmo assim “daquele jeito”. O prefeito cobra agilidade, mas inaugurar um casco não funcional é pedir para ter problema.
Nota da prefeitura
O prédio do Centro de Educação Infantil (CEI) Campo Florido II está pronto. Foi entregue em 20 abril. E a entrada de alunos estava planejada para agosto, como foi comunicado à população.
Diante da emergência, porque a escola CEI Domingos Walter Schmidt, na Vila San Martin II, está passando por uma reforma do telhado, as 295 crianças foram transferidas para o local. São alunos de 0 a 5 anos, que estudam em períodos integral ou parcial. A transferência se deu pela proximidade entre as duas unidades, que é de 800 metros.
A CEI Campo Florido II está com toda a sua rede elétrica executada de acordo com as exigências da CPFL. O pedido de funcionamento com a capacidade total de eletricidade foi feito e a energia está normalizada nesta quinta-feira, 20 de junho.
Em relação ao gás de cozinha, já foi ligado e o abastecimento está normal.
Sobre a água para beber, está sendo fornecida por galões. Na tarde desta quinta-feira, a Sanasa vai fazer a desinfecção e lavar os reservatórios e o abastecimento nos bebedouros estará normalizado nesta sexta-feira, 21. Importante ressaltar que não faltou água na escola, nem mesmo para os banheiros, higienização, limpeza geral e para todos os recursos necessários.
Sobre a alimentação escolar, está sendo oferecida normalmente.
A reforma do telhado da CEI Domingos Walter Schmidt estará concluída em três meses.
Mario Gattinho
Vale lembrar que outra obra emblemática da administração também gerou dor de cabeça ao prefeito. O Hospital Mário Gattinho, unidade pediátrica e promessa de campanha em 2020, foi inaugurado, mas lá o problema foi outro. Por mais de uma vez, o novo hospital foi atingido por infiltrações e goteiras durante tempestades que atingiram a cidade.
Outra situação inaceitável para uma obra nova. Por sinal, a prefeitura notificou a empresa que precisou refazer o telhado.
Jardim de ratos
Como trouxe a reportagem da Andréia Marques, do Portal Sampi Campinas, uma família de ratos encontrou nos jardins da prefeitura um local para morar e estão lá correndo de um lado para o outro.
Chamou a atenção que a administração municipal afirmou que não pode fazer muita coisa pois “o jardim do Paço é um espaço que conta com a circulação de pessoas e a presença de animais como pássaros, abelhas e pets, não podendo assim ser aplicado nenhum tipo de veneno”, disse a prefeitura em nota.
O biólogo ouvido pela Sampi Campinas disse que é melhor resolver o problema o quanto antes. “Quando eles percebem que a condição está adequada, eles vêm em bando”, alertou Tairi Tonon Gomes.
Tourinho na Unicamp
O pré-candidato do PT à prefeitura de Campinas, Pedro Tourinho, estará na Unicamp na tarde desta quinta-feira. O petista participa de uma discussão sobre Crise Climática e Desenvolvimento das Cidades. O evento será no Teatro de Arena e deverá contar com a presidente nacional do PT, Gleise Hoffmann.
Flávio Paradella é jornalista, radialista e podcaster. Sua coluna é publicada na Sampi Campinas aos sábados pela manhã, com atualizações às terças e quintas-feiras. E-mail para contato com o colunista: paradella@sampi.net.br.