INTRUSOS

Família de ratos escolhe jardim da Prefeitura para morar; vídeo

Por Andréia Marques | Especial para a Sampi
| Tempo de leitura: 3 min
Flávio Paradella
Prefeitura afirmou que faz a desinsetização no Paço Municipal e a retirada do lixo
Prefeitura afirmou que faz a desinsetização no Paço Municipal e a retirada do lixo

Quem passa pelo centro de Campinas nem desconfia que no terreno do prédio mais poderoso da metrópole vive uma família inusitada. Na sede onde desfila o prefeito, secretários e autoridades do alto escalão, e presente e os rumos do futuro são traçados, há intrusos escondidos no jardim da prefeitura.

Clique aqui para fazer parte da comunidade do Portal Sampi Campinas no WhatsApp e receber notícias em primeira mão.

É área da rua Barreto Leme, em dos quadriláteros do Palácio do Jequitibás, que uma família de ratos percorre todos os dias. Quem chega bem pertinho dá para ver os bichos cinzas entrando e saindo em meio ao verde dos jardins do Paço Municipal.

O esconderijo parece até ser bem planejado. É disfarçado por plantas rasteiras e por palmeiras exuberantes. Quando a luz do sol surge é que eles ‘dão as caras’. Saem em busca de luz e comida, mas logo voltam a se esconder. Para flagrar os vizinhos do Executivo é preciso paciência.

Mas ali virou o abrigo favorito deles. Pela calçada da Barreto Leme passam centenas de pessoas todos os dias. Já na Avenida Anchieta circulam passageiros, carros e ônibus, em um vai e vem barulhento, típico da cidade grande. Nada parece incomodar os ratos.

A nossa equipe de reportagem flagrou pelo menos três, mas desconfia ter mais. É que pela rapidez dos bichos, é difícil ficar ali sem ser notado por eles.

O Portal Sampi Campinas levou as imagens dos ratos camuflados e percorrendo a vegetação dos jardins da prefeitura para o biólogo Tairi Tonon Gomes. “Parece não ser um rato silvestre. É um rato de fauna sinantrópica, que convive com humanos, com resto de lixo e esgoto. Parece que é um animal que estava no bueiro, encontrou um local seguro e está ali. Encontrou um ambiente propício, com comida farta e protegido”, explicou.

A tendência é que a ninhada aumente. “Quando eles percebem que a condição está adequada, eles vêm em bando”, alertou o biólogo.

Apesar de curioso, a presença de ratos nos jardim da prefeitura preocupa por causa da saúde. Estes animais transmitem doenças como leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose. “O ideal é tirar o alimento e o abrigo.  A questão do lixo no entorno de onde eles estão aumenta a possibilidade deles ficarem ali. A palmeira ajuda a presença dos ratos. Pode haver algum buraco para habitar ali”, explicou

E para quem pensa que é só retirar os ratos dali, a solução não é tão simples assim. “Eles encontraram um lugar propício. Não adianta tirar estes ratos, porque outros podem voltar para aquele lugar. É preciso fazer uma inspeção e tirar estas condições de alimento e abrigo.”, completou o biólogo.

Vizinhos

A prefeitura soube dos ‘vizinhos’ por nossa equipe de reportagem. Em nota, disse que a limpeza do Paço está garantida. “A Prefeitura faz periodicamente a desinsetização no Paço Municipal e diariamente a retirada do lixo e controle de outros produtos que possam atrair pragas.

O jardim do Paço é um espaço que conta com a circulação de pessoas e a presença de animais como pássaros, abelhas e pets, não podendo assim ser aplicado nenhum tipo de veneno”, disse a administração em nota.

Comentários

Comentários