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Bilhetagem do transporte público de Campinas é alvo de reclamações

Por Thiago Rovêdo | Especial para Sampi Campinas
| Tempo de leitura: 3 min
Thiago Rovêdo/Sampi Campinas
Posto de recarga no Terminal Central, em Campinas
Posto de recarga no Terminal Central, em Campinas

O sistema de bilhetagem do transporte público de Campinas, que é gerido pela Transurc (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas), é um dos principais pontos de reclamações por parte da população que depende de ônibus.

Sampi percorreu terminais e estações da cidade para ouvir dos usuários as queixas mais relevantes no cotidiano do transporte público.

Os apontamentos vão desde dificuldades para carregar presencialmente o Bilhete Único nos postos de recarga, passando por perda de créditos - que expiram em um ano - e até o QR Code que não funciona nos ônibus

A saga do usuário do transporte de Campinas começa ao tentar carregar o Bilhete Único. Ao realizar presencialmente, por vezes acontece de o sistema não estar funcionando. A situação se agrava nos locais que aceitam cartão, tornando o procedimento impossível.



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"Aqui no Terminal Campo Grande vive fora do ar. Agora mudaram a máquina e colocaram a maquininha de cartão. Por enquanto está melhor, mas não sei se vai ser sempre assim", afirma o auxiliar de escritório Leonardo de Almeida Sarra, de 27 anos, usuário do transporte.

Além dos problemas eletrônicos, outro recorrente em praticamente todos os pontos, é a falta de troco. Há um aviso, inclusive, nos terminais pedindo às pessoas que evitem pedir troco, além de avisos diretos de que não haverá troca de dinheiro.

"Se eu quero colocar apenas uma ou duas passagens, porque uso bem menos, a maioria das vezes não tem troco. Então acabo carregando a mais e cedo ou tarde vou perder esse dinheiro, porque sei que os créditos expiram", reclama a programadora de sistemas Aline Goulart.

Segundo a legislação campineira, a validade dos créditos adquiridos pelos usuários é de um ano após a data da aquisição. Se o usuário não utilizar os créditos no período, os mesmos perdem a validade e são cancelados.

Explicações
Procurada, a Transurc informou que em relação ao sistema, o usuário pode efetuar a compra pelo app Transurc Smart, pelo site da Transurc ou em um dos mais de 250 pontos da rede credenciada espalhados por Campinas.

No caso das compras online, há casos em que o a aquisição dos créditos é feita, mas leva horas para constar no Bilhete. De modo que, ao recarregar e tentar usar o ônibus em seguida, há a possibilidade do equipamento não reconhecer o crédito.

A Transurc continua: "Inclusive hoje, se o Cliente quiser, pode efetuar o pagamento com seu cartão de crédito ou débito. Em síntese, se a pessoa assim o desejar, não precisa sequer ir ao terminal ou sede da Transurc para efetuar as suas compras. Hoje, com a tecnologia oferecida, qualquer usuário pode comprar créditos na hora e onde estiver", afirmou a Transurc.

Sobre a falta de troca, a associação informou que há falta de moedas em todo o mercado, seja em padarias, supermercados, bares ou em qualquer outro tipo de estabelecimento comercial em todo o Brasil. "Ou seja, não se resume apenas aos terminais de venda de créditos para o transporte na cidade de Campinas."

A Emdec (Empresa Municipal de Campinas) informou que a expiração de créditos vai acabar em Campinas. "Vale lembrar que, paralelamente à nova licitação do transporte, está em processo uma nova licitação para a bilhetagem, que prevê o fim dos créditos expirados", informa a nota.

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