Violência

'Festa virou momento de desespero', diz MC sobre ação policial no Campo dos Alemães

Por Thais Perez | São José dos Campos
| Tempo de leitura: 4 min
Reprodução
Cantor distribuiu notas de dinheiro para a população
Cantor distribuiu notas de dinheiro para a população

MC Paiva, cantor de funk que fez show em uma festa de Dia das Crianças na última quarta-feira (12), no bairro Campo dos Alemães, na zona sul de São José, se posicionou contra a ação policial ocorrida no evento, que resultou em tumulto, crianças e adultos feridos.

O cantor de funk, que é de São José dos Campos, possui 3,7 milhões de seguidores em sua conta no Instagram e ganhou destaque há cerca de um ano, com músicas de “funk ostentação”. Em uma nota enviada a OVALE pela assessoria do artista, a equipe declara que seu posicionamento é “totalmente contrário à maneira como a polícia lidou com o evento, tratando a situação de forma truculenta, transformando uma ação social para as crianças em um momento de desespero para toda a população”.

Na quarta-feira, ele foi convidado a participar de uma ação social o Dia das Crianças, em um evento previamente autorizado pela prefeitura, na Avenida dos Evangélicos. Contudo, o alvará não dava permissão para a realização de show no local.

Leia mais: Ação da PM em festa no Campo dos Alemães termina em tumulto e com criança ferida

Como é possível ver em vídeos publicados na rede social do artista, MC Paiva chega ao bairro em uma van, sendo escoltado por sua equipe e por moradores do bairro. Já na rua do evento, uma multidão pode ser vista esperando o cantor.

Por conta do número de pessoas, a equipe então precisou dar palavras de ordem no microfone para que as pessoas se afastassem da tenda em que o cantor estava. O MC então sobe nas costas de um membro de sua equipe e inicia o show.

Ele se apresenta por volta de 5 minutos e depois começa a distribuir notas de dinheiro ao público. Depois, ele volta para a van e sobe no veículo, acenando para alguns fãs. O vídeo então acaba. Na nota, a equipe afirma que a ação policial aconteceu por volta de 30 minutos após a saída do artista da região.

Na ação, a  PM utilizou bombas de gás para dispersar a multidão. Com a correria, diversas crianças e adultos ficaram feridos. Em nota, a prefeitura disse que "pessoas tentaram realizar um evento sem autorização dos órgãos competentes".

Veja também: Prefeitura vai ao MP contra organizadores de festa no Campo dos Alemães

"Os organizadores montaram um palco na rua para realização de show à revelia de todos os requisitos básicos previstos para isso. Apesar de terem sido alertados, ao longo do dia ocorreram constantes tentativas dos organizadores de descumprirem a orientação, sendo necessária a intervenção dos órgãos de fiscalização. A Prefeitura lamenta a atitude dos organizadores, que foram irresponsáveis e terão que arcar com as consequências de seus atos", disse a prefeitura.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que "atuou na desobstrução da via ao término de um evento não autorizado pela prefeitura".

A corporação alegou ainda que as equipes foram hostilizadas por alguns moradores, que arremessaram objetos em direção aos agentes, e que por isso houve a "utilização de meios necessários para dispersar as mais de 500 pessoas presentes no local e salvaguardar vidas".



CONFIRA A NOTA COMPLETA DO CANTOR:

"Devido aos acontecimentos ocorridos durante a ação social de comemoração do Dia das Crianças no Campos dos Alemães (São José dos Campos - SP), no dia 12 de Outubro de 2022, sentimos a necessidade de nos posicionar perante a situação.

Primeiramente é importante esclarecer que a ação foi organizada pela própria comunidade, onde o artista (MC Paiva), por ter vivido boa parte da sua vida na região, aceitou fazer uma participação sem nenhum custo, como forma de agradecimento pelos momentos vividos ali, visando fazer com que a tarde das crianças joseenses fosse ainda mais especial.

Obviamente que nosso posicionamento é TOTALMENTE contrário à maneira como a polícia lidou com o evento, tratando a situação de forma truculenta, transformando uma ação social para as crianças em um momento de desespero para toda a população.

Importante esclarecer também que a ação policial aconteceu por volta de 30 minutos após a saída do artista da região, diferente do que foi informado em alguns meios de comunicação, associando a presença do artista de maneira a justificar uma possível desordem durante o evento. O MC Paiva e sua equipe já estavam a caminho de outra ação social que aconteceria em São Paulo na mesma data.

Esperamos que, futuramente, situações como essa não aconteçam novamente, e que datas especiais, como o Dia das Crianças, sejam lembradas pelos sentimentos de alegria e esperança, e não pelo medo.

Atenciosamente, MC Paiva e Equipe".

Comentários

2 Comentários

  • Carlos 15/10/2022
    Eleitores do Lula.
  • MARIA RITA DE CASSIA SINGULANO 15/10/2022
    Onde estao as criancas? Isso so foi uma desculpa pra mais um fluxo e e preciso ter regras pra se viver em paz