A tradicional Corrida Corta Mato aconteceu neste domingo, 5 de outubro, na Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz). A ação celebrou o Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.
Criada em abril de 1985, a Corrida Corta Mato acontece todo primeiro domingo do mês, de forma gratuita. “Reuníamos 100, 150 pessoas para correr, mas depois que abrimos para a participação de entidades que trabalham por uma causa, chegamos a ter 1.300 pessoas correndo”, conta Luiz Antonio da Cruz, diretor da Associação que organiza a atividade.
Cruz, Edmar Santos Silva e Marisa Diniz Silva, que também integram a Associação, destacam que o objetivo não é competir. “É uma satisfação colaborar com a promoção da saúde”, afirma o diretor.
A atividade de outubro também terá participação do projeto Mama Amiga, das Amigas da Onça, grupo de Piracicaba que doa próteses mamárias externas para mulheres que passaram por mastectomia.