O Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) de Piracicaba informou em suas redes sociais que o abastecimento de água em cerca de 40 bairros da cidade foi interrompido na manhã desta terça-feira (2). A paralisação teve início às 4h30, após a Estação Elevatória de Água Tratada (EEAT) Balbo ser alvo de furto de cabos e vandalismo.
- Mortos em acidente são identificados em Piracicaba
- Mãe encontra filho morto em casa, no Industrial em Piracicaba
- R$79 mil: Prefeitura compra novos placares para Ginásio Municipal
A ação criminosa comprometeu o funcionamento das cinco bombas da estação, que ficaram inoperantes. Como consequência, houve um aumento na pressão da rede, causando o rompimento de uma tubulação de 300 mm na Avenida Cristóvão Colombo, por volta das 5h30, o que dificultou ainda mais a distribuição de água tratada na área.
Equipes do Semae estão trabalhando em caráter emergencial para a recolocação dos cabos na EEAT Balbo e o reparo da rede danificada.
As regiões mais afetadas incluem Vila Sônia, Javary, Bela Vista, Parque Orlanda, Parque Piracicaba (Balbo), Monte Rey, Vale do Sol, Gran Park e bairros próximos.
A previsão é que o abastecimento comece a ser retomado gradualmente a partir das 14h, com a conclusão dos serviços. A normalização completa do fornecimento de água está prevista para ocorrer até a noite de hoje.
A autarquia solicita a colaboração dos moradores e recomenda a economia de água para aqueles que possuem reservatórios, a fim de manter o abastecimento interno até a rede ser restabelecida.
Para mais informações, os cidadãos podem consultar a situação do abastecimento no site do Semae (https://www.semaepiracicaba.sp.gov.br) ou entrar em contato pelos canais de atendimento: WhatsApp 24h (19) 3403-9608, Central 24h 0800 772 9611 ou Disque 115 (somente para telefone