EM AGOSTO

Com três corridas no mesmo dia, Corta-Mato adia prova

Por Erivan Monteiro | erivan.monteiro@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 4 min
Divulgação
Corta-Mato abre mão da data e quebra tradição histórica 
Corta-Mato abre mão da data e quebra tradição histórica 

A polêmica tomou conta do mundo das corridas nestes últimos dias. Tudo por conta da marcação de três provas no mesmo dia em Piracicaba. O agendamento, no próximo dia 3 de agosto, da Maratona Internacional de Piracicaba, da Corrida ESG, além da tradicional Corta-Mato, realizada na Esalq/USP, deixou boa parte dos atletas de Piracicaba insatisfeitos porque eles perderão a oportunidade de participar de todas as provas, caso fossem feitas em datas diferentes.

Além disso, a comunidade esportiva de Piracicaba questiona os possíveis transtornos de logística, com prováveis problemas para os munícipes, que terão adequações no trânsito com vias fechadas para a passagem das duas grandes provas. A Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), entretanto, garantiu que a Prefeitura conseguirá gerenciar os eventos.

Com três corridas no mesmo dia e horário, “sobrou” para a Corta-Mato, o único evento gratuito dos três, abrir mão da data. Detalhe: em 40 anos de prova, a corrida da Esalq/USP nunca deixou de ser disputada no primeiro domingo de cada mês – com exceção, é claro, do período da pandemia. As outras duas provas (Corrida ESG e Maratona) estão confirmadas.

VEJA TAMBÉM

Pelas informações apuradas pela reportagem do Jornal de Piracicaba, a corrida ESG, que será no Engenho Central, deverá ter cerca de 5 mil atletas; a Maratona Internacional de Piracicaba, com saída da Esalq/USP, deverá reunir pelo menos 3 mil participantes. Já a Corta-Mato, que adiou sua prova para o dia 17 de agosto, reuniu um média de pouco mais de 1.000 competidores nas duas últimas edições (abril e maio).

O educador físico Rogério Cardoso, colunista do JP e uma voz importante quando se fala de corrida de rua em Piracicaba, concorda que, para a cidade, seria mais vantajoso ter as provas em dias diferentes. “A comunidade (do atletismo) está achando que uma hora isso vai dar problema, pelo trânsito, por exemplo”, revelou. “Poderia ter duas provas importantes no mesmo mês, mas em dias diferentes, e foi colocado tudo no mesmo final de semana com a Corta-Mato”, lamentou.

Mesmo que a contragosto, o diretor-geral da corrida Corta-Mato, Adelino Duarte, confirmou ao JP o adiamento da prova. “Transferimos para 17 de agosto a fim de evitar problemas”, declarou, ressaltando que “é a primeira vez que o Corta-Mato troca a data”. “Mas, não tem como: nessas 3 corridas irão juntar 7.000 atletas”, emendou Duarte, que chegou a pensar no dia 10 (segundo domingo), mas, por conta do Dia dos Pais, ele confirmou no terceiro domingo.

‘TIME DIVIDIDO’
O técnico Eduardo Batista de Jesus, de 46 anos, que comanda a equipe EPJ Corrida de Piracicaba, gostaria que a Maratona Internacional de Piracicaba acontecesse em outra data, e não no dia 3 de agosto, “para que todas as pessoas que trabalham com corrida pudessem prestigiar a primeira maratona de Piracicaba”, disse. “Por isso, vamos participar com o time dividido”, conta, em referência à outra prova, a ESG.

“A Corta-Mato é uma corrida tradicional, a mais antiga de Piracicaba, que acontece todos os primeiros domingos do mês. E isso ninguém tira há 40 anos. E acredito que a ESG já estivesse no calendário com a administração anterior. Por isso, a administração atual poderia ter colocado (a maratona) sim em outra data. No mesmo dia, todo mundo perde”, opinou Batista.

A organização do evento por parte da prefeitura é outro ponto de atenção para o treinador. “A gente também se preocupa um pouco com a logística de tudo isso. Como a cidade vai acatar esses eventos; por quanto tempo alguns cruzamentos importantes ficarão parados, fechados. A gente queria entender também um pouco mais essa logística. O ideal dos mundos era que a maratona fosse para o outro final de semana”, enfatizou.

PREFEITURA
A Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) assegurou ao JP, por meio de sua assessoria de imprensa, que a prefeitura dará todas as condições de segurança aos atletas e população em geral no dia 3 de agosto, data das duas provas em Piracicaba.

“A Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras tem responsabilidade de gerenciar o calendário de eventos esportivos do município, em parceria, no caso das corridas de rua, com a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Transportes, que viabiliza a execução dos eventos nas vias públicas no município”, informou.

A Selam ponderou ainda que “após análise das Pastas, em conjunto com os organizadores das duas corridas citadas, não houve qualquer restrição quanto à realização das provas na mesma data”. “Quanto às ofertas de várias corridas no mesmo dia, cabe a cada atleta/participante a escolha”, acrescentou.

A nota da Secretaria de Esportes esclarece ainda que a corrida Corta-Mato “é um evento independente, que nunca foi gerenciado pela Selam.”

Comentários

Comentários