FISCALIZAÇÃO

IPEM lacra bomba em posto no São Dimas, em Piracicaba

Por Da redação |
| Tempo de leitura: 1 min
Claudio/Jornal de Piracicaba
Os fiscais encontraram erros graves durante uma ação de rotina no estabelecimento.
Os fiscais encontraram erros graves durante uma ação de rotina no estabelecimento.

 Equipes do Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) lacraram uma bomba de combustíveis do posto Liberato nesta terça-feira (29), na avenida Centenário, em Piracicaba.

Segundo Josias Barbosa, delegado regional do IPEM responsável por Piracicaba e outras 21 cidades, a bomba foi lacrada após uma fiscalização de rotina constatar irregularidades muito acima do permitido. A margem de erro tolerada é de 0,1% a cada 20 litros abastecidos — o equivalente a 100 mililitros para mais ou para menos. No entanto, no equipamento fiscalizado, foram registradas variações entre 1,6 e 1,7 litro a menos por 20 litros abastecidos, o que representa uma perda de cerca de 8% para o consumidor.

  • Clique aqui e receba, gratuitamente, as principais notícias da cidade, no seu WhatsApp, em tempo real. 

Diante da irregularidade, a equipe do IPEM lacrou a bomba e apreendeu as placas eletrônicas do equipamento, que serão analisadas em laboratório. “Esses erros já são passíveis de autuação, com multas que podem ultrapassar R$ 1 milhão, além da possibilidade de cassação da inscrição estadual, conforme prevê a legislação”, afirmou Barbosa.

No momento da fiscalização, não havia responsáveis pelo posto no local, apenas funcionários.

O IPEM realiza fiscalizações regulares nas 21 cidades sob sua jurisdição e também atende a denúncias recebidas pelo site oficial, e-mail ou telefone.

Comentários

Comentários