
É tempo de festa para os amantes das corridas, em Piracicaba. Afinal, a Corta-Mato, um dos mais tradicionais eventos esportivos da Noiva da Colina, completa, neste domingo (6), seus 40 anos de atividades ininterruptas, na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz).
Para comemorar a data, os organizadores prepararam uma grande festa, com homenagens, danças e medalha comemorativa em alusão às quatro décadas da prova.
O evento tradicionalmente acontece todo primeiro domingo de cada mês, no horário das 8h às 9h, com percursos de 5 e 7 quilômetros. A corrida virou uma tradição na cidade e não foi interrompida nem mesmo durante a pandemia, nos anos de 2000 e 2001.
Para a edição histórica, a Corta-Mato já ultrapassou a marca de 1.300 atletas inscritos. A inscrição para todos os meses é gratuita e agora é feita on-line.
VEJA TAMBÉM
- Jogos definem últimos classificados
- XV inicia trabalhos visando à Copa Paulista
- Grupo de atletas faz campanha de Páscoa
A programação da corrida deste domingo começará com a presença do dançarino Raul (@dance_rauloficial), que começará a agitar a festa a partir das 7h15.
Em seguida, haverá homenagens aos pioneiros do Corta-Mato, além da entrega de mais de 600 medalhas comemorativas aos atletas que fizeram suas encomendas antecipadamente.
Para finalizar as comemorações, os organizadores oferecerão um momento especial de celebração pelos 40 anos do corta-mato com participação de todos os atletas.
O crescimento do Corta-Mato trouxe apoiadores que se somam ao evento. Em 2024. a Câmara Municipal reconheceu a relevância da corrida para a cidade e homenageou o diretor da corrida, Adelino Augusto, juntamente com um grupo de líderes voluntários. Esse ano, a prova já recebeu a presença do grupo Pernas Caipiras e do EpilepCIA, além de empreendedores da cidade.
HISTÓRIA
No início de 1985, um grupo de amigos corria na Esalq todos os finais de tarde. Após os treinos, sentavam-se na escadaria em frente ao prédio central do campus para um bate-papo descontraído. Assim começava a corrida Corta-Mato, que completa 40 anos reunindo amantes da corrida na Esalq para celebrar a vida por meio do esporte.
No início, cerca de 20 atletas participavam da corrida, mas nos últimos anos o número de participantes não para de crescer. Foram cerca de 150 em 2022, depois 250 em 2023 e alcançou a média de 400 participantes ativos em 2024. A última edição, em março de 2025, contou com 600 participantes e para a corrida dos 40 anos, em abril, já há a confirmação de mais de 1.300 inscrições.