CAMA BOA, OLHO RUIM

Remédios do sexo em excesso podem 'detonar' visão, alerta estudo

Por Claudio César |
| Tempo de leitura: 1 min
Freepik
A saúde de 213 mil homens foi avaliada na pesquisa
A saúde de 213 mil homens foi avaliada na pesquisa

 O uso excessivo de medicamentos para disfunção erétil, popularmente chamados de "remédios do sexo", pode provocar sérios problemas na visão. A conclusão vem de um estudo da Universidade Britânica de Columbia (UBC), no Canadá, publicado na revista JAMA Ophthalmology.

Pesquisadores analisaram 213 mil planos de saúde de homens nos Estados Unidos, comparando registros médicos de um ano antes e depois do uso contínuo desses medicamentos. Os resultados foram alarmantes: houve um aumento de 2,5 vezes nos casos de descolamento de retina, 2,2 vezes em neuropatia óptica isquêmica e 1,4 vezes em oclusão venosa da retina.

Os especialistas apontam que esses problemas podem estar ligados à obstrução do sistema circulatório ocular. Além disso, condições pré-existentes como diabetes, hipertensão e doença arterial coronariana foram consideradas no estudo.

A principal relação identificada na pesquisa é que os remédios melhoram a circulação em uma região específica do corpo, proporcionando a ereção e o sexo, mas podem prejudicar outras, como os olhos. O tema segue em investigação para conclusões definitivas.

Comentários

Comentários