PRESIDENTE DA CÂMARA

Markinho pedirá reunião de emergência sobre furtos em escolas

Por André Fleury Moraes | da Redação
| Tempo de leitura: 2 min
Câmara de Bauru/Divulgação
O vereador Markinho Souza (MDB), presidente da Câmara de Bauru
O vereador Markinho Souza (MDB), presidente da Câmara de Bauru

Presidente da Câmara de Bauru, o vereador Markinho Souza (MDB) disse ao JCNET neste domingo (16) que o mais novo caso de furto e vandalismo em unidade escolar torna a situação ainda mais insustentável e que o tema deve ser discutido em reunião de emergência a ser solicitada por ele junto às polícias Civil e Militar.

“Entendo que chegamos no limite”, ponderou o emedebista à reportagem. “Estamos à deriva nesse momento e as pessoas que vivem de furtos na cidade já descobriram isso”, acrescentou.

Segundo o vereador, a prefeitura deveria ter colocado em prática um plano alternativo à segurança nos prédios públicos municipais – o que inclui também as escolas – quando do término do contrato entre o governo e a empresa que fazia vigilância patrimonial nas unidades.

LEIA TAMBÉM: Mais uma escola é alvo de vandalismo em Bauru e tem fios furtados

O contrato venceu no ano passado, há mais de quatro meses, e desde então unidades escolares estão desassistidas. Somente neste ano, 28 imóveis da prefeitura foram alvo de criminosos – que, além dos furtos, também estragam equipamentos e jogam inúmeros deles ao chão.

A própria licitação que prevê contratar serviço de vigilância já foi concluída. Mas as primeiras sete colocadas no certame foram desclassificadas pela administração. Restou a oitava – que sofreu pedido de impugnação protocolado em dezembro do ano passado e até agora não analisado pela prefeitura.

Neste domingo (16), o portal do governo federal onde o município realiza licitações ainda mostra o certame da vigilância com status pendente – isto é: a oitava empresa foi habilitada, mas segue alvo de um recurso pendente de julgamento.

“Já cobrei a prefeita sobre o assunto e nesta semana solicitarei apoio da Polícia Militar e da Polícia Civil para ajudar a diminuir esses furtos que têm deixado crianças sem aula na nossa cidade”, explicou Markinho ao JCNET.

Prefeitura

Em nota, a Secretaria de Educação de Bauru afirmou ter registrado um boletim de ocorrência (BO) para denunciar o caso. Nenhum material pedagógico foi levado, de acordo com a administração.

“Como parte da fiação da unidade escolar foi furtada, as aulas devem ficar suspensas na manhã desta segunda. A situação será avaliada e os pais dos alunos informados pela escola”, acrescentou o governo.

“Por fim, a Prefeitura de Bauru reforça que já está realizando a licitação para a contratação de câmeras e alarmes para os prédios públicos, para coibir furtos, roubos e atos de vandalismo. Além disso, conta com a atividade delegada, e trabalha para a criação da Guarda Municipal”, concluiu.

Como mostrou o JC neste final de semana, a prefeitura reabriu uma licitação que prevê instalar sistema eletrônico de videomonitoramento e alarmes para prédios públicos. Ao todo, 223 imóveis serão contemplados com a medida.

Comentários

Comentários