MÚSICA CLÁSSICA

Grátis: violoncelista Wilson Sampaio apresenta hoje obras de Bach

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

O violoncelista piracicabano Wilson Sampaio apresenta nesta sexta-feira (20), o Concerto de Música de Câmara: Suítes para Violoncelo de Johann Sebastian Bach, na Capela Monte Alegre às 20h. O evento tem entrada gratuita e a retirada de ingressos deve ser feita pela internet. Confira o link oficial para a reserva dos ingressos.

O concerto é uma realização do Ministério da Cultura e da Academia Jovens Músicos, com Patrocínio Diamante da CPFL Energia; Patrocínio Prata da Phinia, Case IH e Hyundai Motor Brasil; Patrocínio Bronze da Stoller do Brasil e da Painco e Apoio do Instituto CPFL, Banco CNH Capital, Capela Monte Alegre, com produção cultural da 3marias Produtora.

A apresentação volta a acontecer após o sucesso da primeira edição, que também aconteceu na Capela Monte Alegre. Patrimônio histórico construído em 1936, a capela é conhecida por sua riqueza artística, arquitetura referencial e decoração com obras de Alfredo Volpi, que é um dos mais destacados pintores da Segunda Geração da Arte Moderna Brasileira. Neste concerto, Wilson Sampaio interpretará mais duas das seis Suítes de Johann Sebastian Bach. Neste segundo concerto, ele interpretará as Suítes Nº 02 e Nº 05.

Histórico

A primeira apresentação de Sampaio na Capela Monte Alegre foi registrada em vídeo. Com isso, ele se tornou o primeiro brasileiro a gravar uma apresentação de todas as seis suítes para violoncelo solo de Bach. Para Wilson Sampaio, gravar as ‘Suítes de Bach’ foi uma realização pessoal. “Bach é um dos compositores mais reverenciados na história da música, e poder trazer essa obra completa ao público, especialmente através de um registro audiovisual tão cuidadoso, é algo que me enche de orgulho e agradeço ao maestro Anderson que me incentivou. Não queria terminar minha carreira sem antes tocar as Suítes de Bach", disse o músico.

Wilson Sampaio é violoncelista e professor da Academia de Jovens Músicos. Premiado no Brasil e na Europa, Sampaio estudou nos Estados Unidos e formou-se pelo Juilliard Pre-College, em Nova Iorque, sob a orientação de Leonard Rose. Em 1993, ele continuou seus estudos na Musikhochschule-Detmold, na Alemanha, e concluiu sua formação no Conservatório de Genebra, em 1995, onde obteve o “Primeiro Prêmio de Virtuosidade Avec Distinction”, além dos prêmios especiais “Henri Stern” e “Denis de Marignac”.

Comentários

Comentários