A Prefeitura homologou a licitação para renovação dos serviços de videomonitoramento no município, com fornecimento de equipamentos, materiais, mão de obra para instalação e operacionalização do sistema. O objetivo é manter o sistema de monitoramento na cidade, ampliando o número de câmeras e reforçando ainda mais o trabalho em conjunto com todas as forças policiais do município tanto na segurança pública quanto na segurança viária, garantindo segurança e melhorando o atendimento à população, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos.
O novo contrato prevê aumento na quantidade de câmeras da Semuttran, melhorias tecnológicas e renovação completa das câmeras da GCM, com captação de novos pontos. A contratação se deu por meio do pregão Nº 01/24.
De acordo com o descritivo do Projeto Básico para Solução Integrada para Videomonitoramento Municipal, esta é a primeira etapa, que consiste no apoio à gestão de mobilidade viária e segurança em vias públicas.
A empresa contratada vai fornecer equipamento (câmeras) para atender dois aspectos: o videomonitoramento para leitura de placas veiculares, que compreende 66 pontos, e para vias públicas em 160 locais (sendo 56 novos pontos). Além disso, também terá de fornecer os softwares necessários para operação, gestão de dados e acompanhamento técnico, além de outras especificações.
De acordo com a Semuttran, se trata de renovação dos serviços de videomonitoramento, contratados há cinco anos e vai viabilizar variadas medidas mitigadoras aplicadas no trânsito, pois permite o ajuste de semáforos e sinalizações de maneira precisa, melhorando, assim, a mobilidade urbana, comenta a titular da Semuttran.
As ferramentas incluídas no projeto possibilitam a leitura de placas, o cerco digital, a contagem veicular e o monitoramento das vias, entre outras funcionalidades. Com a nova contratação, será possível expandir o número de câmeras e melhorias tecnológicas. Outro ponto é que o novo contrato prevê que 100% das câmeras sejam locadas, o que permite sanar a problemática de manutenções e de tecnologia incompatível com o sistema novo.
No novo contrato, a empresa deverá fornecer três equipes, sendo: duas para o período da manhã e uma para o período da noite.
O prazo máximo para término de todas as instalações e operação completa de todos os itens listados no projeto básico é de até 120 dias corridos a contar da emissão da ordem de serviço.
TRÂNSITO – Também foi homologada a licitação 02/24, que prevê a contratação de equipamentos e serviços para fiscalização do trânsito - controle de velocidade de veículos, avanço de sinal vermelho, circulação de caminhões e o processamento de infrações de trânsito.
O objetivo é ampliar a garantir a segurança e a fluidez do tráfego, reduzindo os riscos de acidentes e infrações. Os dispositivos permitem uma fiscalização do trânsito eficiente, inibindo comportamentos imprudentes e infrações. Ao longo dos anos a secretaria vem analisando dados sobre a efetividade do controle de velocidade e avanço de sinal vermelho nos pontos críticos de acidentes com vítimas fatais e graves e esses demonstram ter grande redução dos sinistros.
Serão cerca de 50 dispositivos, alocados em pontos estratégicos da cidade. Atualmente, o município possui frota de mais de 348 mil veículos registrados, sem contar veículos não registrados e os de passagem.
Piracicaba conta hoje com 67 faixas de fiscalização e passará a contar com 120 faixas de fiscalização eletrônica – para fins de comparação, Limeira possui frota de 248.177 veículos e conta com 109 faixas de fiscalização eletrônica, e Americana tem frota de 200.381 e 70 faixas de fiscalização.
O comparativo mostra que Piracicaba está com o número de dispositivos de fiscalização abaixo da média se comparado com municípios com frota e características equivalentes.
Conforme dados da Semuttran, a frota registrada em Piracicaba cresce em torno de 3% ao ano – o estudo técnico foi feito com base em informações da plataforma Estadual Infosiga.
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